Tem gente usando Facebook e Whatsapp para selecionar cuidador de idosos sem “olhar no olho”. Será que é seguro?

Encontrar cuidador de idosos para acompanhar um ente querido não é tarefa fácil. Ferramentas digitais, como o Facebook e Whatsapp, podem aproximar as pessoas, mas será que podem oferecer conforto e segurança num processo seletivo tão sensível e pessoal?

Leia também:

Não contrate um cuidador de idosos antes de ler

Preciso de um cuidador de idosos freelancer urgente: leia se for o caso de sua família

A família vai viajar e o cuidador de idosos vai tirar férias: quem vai cuidar do vovô?

Encontrar o cuidador de idosos ideal

A frase “quanto custa um cuidador de idosos” é uma das mais ouvidas aqui na Acvida. Muita gente procura cuidadores como se todos os profissionais fossem iguais, mas não são. Na verdade, são bem diferentes.

Alguns dos pontos de que devem ser observados ao se procurar um cuidador de idosos:

  • Em quais dias e horários os serviços serão necessários?
  • Em qual bairro/cidade serão prestados?
  • Com as duas informações acima, é possível pensar se o sistema de transporte público é capaz de trazer/levar o profissional com segurança e no tempo corretos;
  • Qual o perfil desejado do profissional (mais doméstico, acompanhante ou de enfermagem), e quais atividades devem ser executadas diariamente?

Após definir isso tudo, que são apenas alguns aspectos dentre os vários relevantes para o sucesso de um serviço de cuidador de idosos, é necessário pensar no modelo de contratação.

Empresa ou cuidador de idosos particular?

Qualquer empresa séria deve oferecer serviços personalizados, não é possível montar uma tabela de preços pronta para algo tão particular e sensível. Cuidador de idosos não é produto de prateleira ou commodity (produtos padronizados cuja origem é indiferente).

Qualquer familiar que busque tais serviços deve dispor de um tempo mínimo para conversar com o prestador dos serviços, seja um cuidador individual, seja uma empresa, para entender se aquela pessoa ou instituição está alinhada com suas necessidades.

O mesmo profissional cuidador pode ser perfeito na casa do vizinho, mas um desastre na sua casa. As expectativas e costumes serão sempre diferentes, e com elas o sucesso do serviço.

Aqui na Acvida costumamos dizer aos clientes para suspeitar de qualquer orçamento com valores prontos recebidos por Facebook ou Whatsapp.

As pessoas são únicas, assim como suas necessidades.

Qualquer serviço de cuidadores de idosos deve ser personalizado, de outra forma não vai funcionar. Nossos 10 anos de experiência nesse mercado (desde 2012) nos ensinaram bem isso.

Foco no cuidado e no bem estar da pessoa assistida

O cuidador de idosos é um meio para garantir que seu ente querido esteja bem cuidado. Um meio essencial, que deve ser respeitado profissional e humanamente, mas um meio. O objetivo do cuidado é sempre o bem estar do idoso e sua família. Para isso, alguns recursos oferecidos por uma empresa séria podem ajudar:

  • Sistema de câmeras de vídeo para vigiar a casa (reforçamos a importância do cuidador ter todas as suas atividades monitoradas, por isso fornecemos o sistema sem custos na maioria dos casos);
  • Cadeiras de rodas e banho sem custo adicional;
  • Mão-de-obra qualificada: enfermeiros ou cuidadores com um curso confiável e de metodologia comprovada;
  • Telefone de plantão 24h/dia com enfermeiros e fisioterapeutas especialistas no cuidado a idosos: emergências podem acontecer e precisam ser tratadas por quem entende;
  • Contabilidade para empregadas domésticas da família sem custo adicional;
  • Seleção segura com checagem de referências e antecedentes (saiba como nossa seleção segura é feita e porque isso é relevante para sua família);

Recursos como o Diário do Cuidador de Idosos da Acvida, capazes de padronizar o cuidado, também são essenciais. Saiba mais no vídeo abaixo.

Resolva todos os seus problemas em um único lugar

A boa notícia é que, optando por cuidadores como funcionários da empresa, ou optando por este como funcionários da família, ou mesmo como prestadores de serviço independentes (MEI), que podem ou não ser recrutados por Facebook, Whatsapp e outros meios, todas estas vantagens podem estar à disposição de sua família.

O meio para se encontrar cuidadores de idosos não é mais relevante do que a forma como estes serão administrados, por isso a importância de se contar com ajuda profissional. Clique e saiba como profissionalizar a gestão de seus cuidadores aqui: um serviço de alto nível pode custar menos do que você imagina.

Acvida: conforto e segurança para a família.


A ABECI ajuda famílias que precisam de cuidadores, conheça seu trabalho.