Contrate a Acvida e ganhe um sistema de monitoramento por câmeras para acompanhar o trabalho dos cuidadores de idosos

Seu pai, mãe, avô ou avó não pode ficar sozinho? Anda preocupado com a qualidade do atendimento que ele/ela recebe? Se preocupa em evitar maus tratos a seus entes queridos? Se precisa de cuidadores de idosos, saiba que uma das melhores maneiras de garantir a qualidade de vida de um ente querido é instalando um sistema de monitoramento por câmeras para acompanhar, mesmo à distância, as atividades executadas.

Leia também:

Curatela de idosos: o que familiares (e até o cuidador de idosos) precisam saber

É possível evitar vazamentos em fraldas geriátricas usadas por idosos com incontinência urinária?

7 atividades para o cuidador de idosos manter o idoso ativo

Os impactos do Alzheimer para além dos doentes (nos familiares e cuidadores de idosos)

Sistema de monitoramento por câmeras para idosos em cuidados domiciliares

A Acvida seleciona e oferece cuidadores de idosos para famílias que precisam de ajuda para cuidar de seus familiares. Fazemos isso com toda a segurança e a confiança de quem está há 10 anos no mercado. Isso você já sabe.

Mas sabia que também te ajudamos ficar ligado em quem você ama 24 horas por dia, 7 dias por semana?

Contrate um plano de acompanhamento por cuidadores de idosos, e ganhe um sistema de vídeo-monitoramento profissional que grava e transmite as imagens via internet. Apenas a família terá acesso às imagens, com controle por senha, e o acesso pode ser feito por celulares, computadores e tablets. Fique despreocupado e ainda melhore a qualidade de vida de sua família.

Oferta válida para clientes atuais e para novos clientes, mediante a contratação ou renovação de um plano de acompanhamento por cuidadores para idosos, crianças e pessoas com deficiência (PCD ou PNE). Consulte condições.

Cuidadores de idosos devem ter seu trabalho monitorado continuamente

Cuidadores de idosos são profissionais que devem trabalhar sempre sob supervisão direta de um familiar ou profissional de saúde, como um enfermeiro. É isso o que diz a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) de número 5162-10 do Ministério do Trabalho:

Cuidadores de idosos – Acompanhante de idosos, Cuidador de pessoas idosas e dependentes, Cuidador de idosos domiciliar, Cuidador de idosos institucional, Gero-sitter. Descrição sumária: Cuidam de idosos, a partir de objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida

As câmeras permitem que os serviços prestados pelos profissionais estejam sempre de acordo com o que precisam os idosos, aproximando o supervisor (familiar ou enfermeiro) do executor dos cuidados (o cuidador).

A segurança do idoso e o monitoramento por câmeras

Um sistema de monitoramento por vídeo não deve servir para o familiar responsável fazer um “Big Brother” na casa dos pais ou dos avós, mas sim para aumentar a sensação de segurança de todos os envolvidos no cuidado. A instalação deve considerar vários critérios, incluindo:

  • Em quais cômodos as câmeras serão colocadas;
  • Colocar ou não colocar câmeras em banheiros;
  • Em que ângulos devem ser instaladas;
  • O tipo de câmera utilizado (diurna ou noturna) e a resolução das imagens;
  • Se o sistema irá captar e gravar sons ambientes;
  • Durante quanto tempo as imagens ficarão salvas;
  • Se o sistema grava continuamente ou se reage a movimentos para iniciar a gravação;
  • Se há alguma proteção contra falta ou surtos (picos) de energia;
  • Quais documentos exigir do responsável pela instalação e manutenção, afinal, ele terá acesso à informações e imagens de um ambiente familiar restrito;
  • Quais documentos seus funcionários (cuidadores e domésticas) devem assinar para dar ciência do monitoramento e evitar futuros problemas trabalhistas;

São todas questões técnicas e de segurança física e legal, que implicam também em custos adicionais se não forem pensadas.

Conte com a Acvida e nossa experiência para resolver todas essas questões para a sua família.

Conheça também o trabalho da ABECI (Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos).