É possível evitar vazamentos em fraldas geriátricas usadas por idosos com incontinência urinária?

Mesmo colocando adequadamente os produtos, cuidadores de idosos e familiares podem ter problemas de vazamentos em fraldas geriátricas. Isso atrapalha as noites de sono e traz o fantasma do “cheiro de urina” associado à “idosos mau cuidados”. Saiba o que pode ser feito para minimizar tal ocorrência no Blogdocuidado. 

Leia também:

O uso de fraldas geriátricas: como usá-las e porque usá-las

Assadura em idosos: 3 dicas para evitar

A alegria de viver começa com uma boa noite de sono (tanto para o cuidador quanto para o idoso)

Devemos usar 2 unidades sobrepostas para evitar vazamentos em fraldas geriátricas?

Como evitar vazamentos em fraldas geriátricas

Não é incomum que idosos com incontinência urinária acordem molhados no meio da noite. O problema costuma ser recorrente, e ao prejudicar o sono não apenas do idoso, mas também dos familiares e cuidadores que o assistem, pode ocasionar mais que apenas um mau humor momentâneo decorrente da noite mal dormida.

Para entender o problema, vamos falar de sua causa, a Incontinência Urinária (IU) Funcional, que leva à perda urinária através de fatores como a dificuldade de locomoção ou problemas cognitivos, que dificultam ou impedem o esvaziamento da bexiga no vaso sanitário.

É uma condição comum em pessoas acamadas e em idosos com comprometimento motor, o que dificulta a chegada ao banheiro, ou com comprometimento cognitivo, que não reconhecem a necessidade de urinar ou o local adequado para urinar.

Considerando o volume e a frequência da perda urinária, a incontinência urinária pode ser classificada em leve, moderada ou severa. E são os casos severos que mais geram dores de cabeça.

O uso de 2 fraldas em idosos

Muitas famílias pensam que o problema pode ser resolvido pelo uso de 2 fraldas sobrepostas, mesmo que a prática dobre o custo com fraldas. Além de dobrar também a quantidade de lixo gerada, traz uma série de problemas ao idoso. Para entender melhor porque esta não é uma boa prática, recomendamos a leitura do artigo “Devemos usar 2 fraldas sobrepostas para evitar vazamentos?“.

Alternativas ao uso de 2 fraldas geriátricas para evitar vazamentos

A primeira coisa a se observar, particularmente nos homens, é se o pênis está na posição relaxada, ou seja, para baixo. Se a fralda for colocada com ele de lado ou para cima, a urina pode não ser adequadamente captada.

Vale conferir se ao longo da noite o idoso não colocou a mão no pênis e o trouxe para outra posição: esta situação é causa comum de vazamentos em fraldas geriátricas.

Outro ponto extremamente relevante é o uso da fralda adequada ao tipo de incontinência.

Há fraldas indicadas para pessoas acamadas e dependentes com incontinência severa. Os modelos de alta performance, também disponível para uso noturno (por mais horas), tem dupla camada de absorção e tecnologia para a rápida absorção da urina, mantendo a umidade longe da pele, o que evita a DAI (Dermatite Associada à Incontinência) ou “assaduras”.

Os modelos tipo “pants” (modelos unissex também conhecidos como cuequinha), disponíveis para pessoas com incontinência urinária severa, com dupla camada de absorção, barreiras antivazamentos e para uso diurno ou noturno, muitas vezes são boas opções.

Outros diferenciais das melhores fraldas são a cobertura suave em não-tecido e o fechamento com micro ganchos, que permite que as fitas laterais sejam reposicionáveis, para ajustar o produto quantas vezes forem necessárias, sem danificá-lo e sem o famigerado “barulho de plástico”.

Estes diferenciais, além de proporcionar maior conforto e segurança ao usuário, facilitam também o dia a dia do cuidador.

Tempo de uso contínuo das fraldas geriátricas

Em muitas casas, o cuidador vai embora logo após o anoitecer, deixando o idoso na cama pronto para dormir. Por comodidade, ou por falta de auxílio, muitas famílias só irão manusear este idoso novamente quando do retorno do cuidador no dia seguinte. 

Desta forma, é possível que a mesma fralda passe mais de 12 horas em contato com a pele, o que não é recomendado pelos fabricantes. Além dos problemas de vazamentos em função do material da fralda atingir seu limite de absorção, a pele do idoso fica mais susceptível a problemas como a DAI, já citada, ou à problemas mais graves como infecções urinárias.

Fraldas devem ser trocadas:

  • Quando estiverem com fezes (independente do volume);
  • Quando estiverem cheias de urina ou, no máximo, a cada 12 horas (o que ocorrer primeiro);
  • Ou da forma indicada pelo fabricante.

De outra maneira, vazamentos em fraldas geriátricas podem tornar-se mais comuns, e os malefícios podem sobrepujar os benefícios esperados.

E você, tem outra dica para evitar vazamentos em fraldas geriátricas? Compartilhe suas experiências nos comentários abaixo.

(Com informações de TENA)