gaste menos com sua equipe de cuidadores
Família: gaste menos com sua equipe de cuidadores sem deixá-los insatisfeitos
26 de agosto de 2018
Tem cuidadores ou babás e está com dificuldades para cumprir suas obrigações trabalhistas?
Tem cuidadores ou babás e está com dificuldades para cumprir suas obrigações trabalhistas?
27 de setembro de 2018
Exibir tudo

Cuidador plantonista

Cuidador plantonista

Quem precisa de um cuidador para acompanhar um idoso ou pessoa com deficiência (PCD), em geral, não pode abrir mão da ajuda.

Em especial após a entrada em vigor da Lei Complementar 150 (em outubro/2015), que aumentou os direitos trabalhistas dos profissionais domésticos, assim como as despesas das famílias, muitos empregadores consideram trocar seus cuidadores fixos por cuidador plantonista.

A mudança pode diminuir custos como FGTS, INSS, décimo terceiro salário, férias remuneradas, dentre outros encargos legais.

Leia também:

Quais são as doenças da terceira idade?

Quais são as funções do cuidador domiciliar?

Quem deve cuidar do idoso na família?

Conheça a ética profissional do cuidador de idosos

Mas traz alguns desafios adicionais, como a gestão de escalas e a necessidade de efetuar uma seleção constante de profissionais. Preparamos um comparativo breve para orientar aqueles que consideram isto como uma alternativa para a diminuição dos custos fixos domésticos, mantendo a qualidade no atendimento a seus entes queridos.

Cuidador com carteira assinada

  • Vantagem: cuidador com obrigação de se apresentar ao trabalho nos dias e horários determinados no contrato de trabalho, cabendo restrições legais em caso de faltas injustificadas
  • Vantagem: menor rotatividade de cuidadores na residência
  • Vantagem: em geral, há menos demanda de seleção e alterações nas escalas
  • Vantagem: pagamento mensal
  • Vantagem: abatimento a parte patronal do INSS no imposto de renda pessoa física IRPF (mais detalhes, clique aqui)
  • Desvantagem: há horas extras em caso de ultrapassar a jornada legal, assim como adicional noturno e DSR (Descanso Semanal Remunerado)
  • Desvantagem: necessidade de gestão do eSocial pela família
  • Desvantagem: maior burocracia para cumprimento das obrigações legais
  • Desvantagem: maior burocracia e custos para a troca de um profissional que não atende às demandas da família
  • Desvantagem: custos e encargos trabalhistas
  • Cuidadores podem trabalhar até 6 dias por semana na mesma residência, respeitada a jornada legal

Cuidador plantonista sem carteira assinada

  • Vantagem: nenhuma burocracia para a troca de um profissional que não atenda às demandas da família
  • Vantagem: custos reduzidos e encargos zerados
  • Vantagem: não há necessidade de gestão do eSocial pela família
  • Vantagem: burocracia quase zerada
  • Vantagem: não há horas extras pois não há a jornada legal estabelecida, assim como não há adicional noturno nem DSR (Descanso Semanal Remunerado)
  • Desvantagem: cuidador sem obrigação de se apresentar ao trabalho nos dias e horários determinados, não cabendo nenhuma restrição legal em caso de faltas injustificadas
  • Desvantagem: maior rotatividade de cuidadores na residência, com maior demanda de alterações nas escalas recaindo sobre o familiar
  • Desvantagem: pagamento ao término da diária ou plantão
  • Cuidadores podem trabalhar até 2 vezes por semana na mesma residência. Após o terceiro dia, o vínculo trabalhista pode ficar configurado mesmo que haja um contrato especificando o contrário.

Cuidadores plantonistas, em geral, ganham mais ao final do mês do que um registrado. Isto motiva alguns profissionais. Por outro lado, outros preferem a segurança da carteira assinada, que também traz as férias remuneradas e o décimo terceiro salário, além da cobertura obrigatória do INSS.

INSS do cuidador

No caso dos plantonistas, a obrigação de recolher o INSS é do trabalhador, o que em geral não ocorre por conta do orçamento apertado. Em ambos os casos é necessário guardar os documentos e comprovantes de pagamento pelo prazo legal, que pode variar de 2 até 15 anos dependendo do tipo de comprovante.

É importante conversar com seus cuidadores para entender o que pensam de uma ou outra forma de contratação. Lembre-se que irão cuidar de uma vida que é relevante para você, por isso não devem de forma alguma trabalhar insatisfeitos.

Conforto e segurança para a sua família

A Acvida pode ajudar: Nossa missão é trazer “Conforto e segurança para a família”. Como fazemos isso neste caso? Primeiramente entendendo quais são as demandas de nossos clientes para apenas depois oferecer a solução mais adequada.

Em muitos casos, ter cuidadores fixos (contratados) será a única alternativa viável. Em outros, trabalhar com plantonistas pode oferecer a mesma qualidade no cuidado com custos reduzidos.

Mas e a burocracia associada aos cuidadores? Cuidamos de tudo para sua família, incluindo a admissão, rescisão e gestão dos contratos de trabalho.

Cuidamos de todas as etapas de seleção e recrutamento, montagem e gestão das escalas/turnos de trabalho, tudo dentro da lei para que nossos clientes não tenham problemas com a justiça do trabalho.

Se a família preferir, ao final do mês, apresentamos um demonstrativo de despesas com os cuidadores, recolhendo os valores e efetuando os pagamentos. Também fazemos a guarda dos documentos pelo prazo exigido pela legislação.

Se já tem cuidadores, ou se deseja migrar seus cuidadores para trabalhar como plantonistas, conheça nossa página de contabilidade clicando aqui

Se precisa de cuidadores mas não quer tem funcionários com vínculo empregatício com a família, clique aqui

Adriano Colodette Machado
Adriano Colodette Machado
Fundei a Acvida em 2012 após uma necessidade familiar. Por mais de doze anos, minha avó paterna, Dona Benedita, precisou de acompanhamento por cuidadores. Nossa família encontrou todo tipo de dificuldade para atendê-la: pequenos furtos, profissionais pouco qualificados, até maus tratos. Não foi fácil. Mas contornamos os problemas e conseguimos oferecer a ela todo o carinho e conforto que merecia. Percebi uma demanda reprimida por serviços profissionalizados, e com minha experiência em negócios (desde 2003) criei a Acvida. No Blogdocuidado vou compartilhar essa bagagem com nossos leitores. Espero que gostem ;-)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preciso de um Cuidador