Conheça 3 medidas essenciais de conforto e segurança para o paciente idoso

Oferecer conforto e segurança para o paciente idoso implica em pensar medidas que possam prover segurança à sua família, aos seus cuidadores e ao processo do cuidado. Conheça 3 coisas essenciais para trazer mais qualidade de vida aos mais dependentes.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Banners-Acvida-01-1024x228.png

Leia mais:

Não contrate um cuidador de idosos antes de ler

Quanto custa um cuidador de idosos? Conheça os 6 itens que definem o preço!

Qual o melhor perfil do cuidador de idosos quando a pessoa assistida é lúcida?

3 vantagens do lavatório de cabeça para acamados: uma boa opção para o banho no leito

Conforto à família

Nossa primeira sugestão em prol do conforto e segurança para o paciente idoso é providenciar o uso de um sistema de monitoramento por câmeras na residência.

Com câmeras instaladas, os familiares conseguem acompanhar o que está acontecendo com seu idoso querido mesmo sem estar fisicamente presentes.

Outra vantagem das câmeras é prover a sensação, aos cuidadores, de que eles não estão sozinhos com quem cuidam. O videomonitoramento é um recurso extremamente valioso e cada vez mais acessível.

Conforto ao corpo: não vale enferrujar

Nossa segunda dica de conforto e segurança para o paciente idoso é pensar no conforto físico da pessoa assistida. Sabemos que é extremamente comum os idosos reclamarem de dores durante a realização das atividades de vida diárias, especialmente os acamados e cadeirantes enquanto são manuseados.

Para minimizar isso, promova a prática regular da fisioterapia.

Muitas pessoas pensam que a fisioterapia só deve ser praticada quando o idoso tem algum problema agudo. Na verdade, a fisioterapia é muito mais valiosa: é um recurso de manutenção das capacidades funcionais (físicas) do corpo.

Muitas das dores que a terceira idade reclama, com frequência, são causadas por fraqueza e encurtamento muscular, pela consequente incapacidade de fazer atividades cotidianas, e pela tendência que cuidadores e familiares tem de deixar seus assistidos mais quietos.

Deixá-los quietos, contudo, vai acabar aumentando esses incômodos pois o corpo enferruja, atrofia. Se o corpo de uma pessoa mais jovem e saudável reclama ao ficar 2-3 horas sentado durante uma viagem, o que dizer de um idoso que passa o dia sem se movimentar?

A fisioterapia é capaz de auxiliar para além dos exercícios realizados durante as sessões, estimulando o idoso a se aventurar em coisas cotidianas e simples. Por exemplo, idas (caminhadas) à cozinha para pegar água algumas vezes ao longo do dia, já pode ser um bom exercício para aqueles que mal se levantam do sofá por longos períodos.

Tais orientações, em conjunto com outras medidas simples que podem ser pedidas pelo profissional fisioterapeuta, serão de grande valia para o conforto físico do idoso.

Conforto e segurança para todos

A terceira medida de conforto e segurança para o paciente idoso que sugerimos é o uso do diário do cuidador.

O diário é uma ferramenta essencial para sistematizar o cuidado, ou seja, para tornar o cuidado mais previsível e mais fácil de ser acompanhado. Seu uso traz informações preciosas sobre a evolução de problemas de saúde, controle da medicamentos e manutenção das atividades de vida diária.

O principal responsável pelo preenchimento é o cuidador, peça fundamental para a qualidade da assistência. O cuidador pode ser um familiar ou um profissional contratado para o atendimento. Às vezes, ambos serão responsáveis pelos cuidados, ou vários profissionais podem atuar em revezamento.

Clique para mais detalhes e para baixar a versão gratuita.


Gostou de conhecer essas medidas de conforto e segurança para o paciente idoso? Conheça também o trabalho da ABECI, a Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos.