Tipos de cuidadores de idosos: escolha o perfil adequado para ter sucesso no cuidado

Há vários tipos de cuidadores de idosos, cada um com um perfil profissional indicado para trabalhar com um tipo de idoso.

Saber reconhecer o melhor tipo para cada caso pode significar o sucesso ou o fracasso no atendimento ao idoso. Saiba mais no Blogdocuidado.

Leia também:

Não contrate um cuidador de idosos antes de ler

Como cuidar da pele seca do idoso

Quando o idoso não deve morar sozinho?

O que é demência em idosos? Saiba 10 sinais para reconhecer a condição

Tipos de cuidadores de idosos

A decisão de contratar cuidadores de idosos não é simples, envolve muitos fatores pessoais e familiares.

O cuidador deve fazer pela pessoa atendida (o idoso) tudo o que a própria pessoa faria, em termos do autocuidado, se a mesma não estivesse restrita por sua condição de saúde.

O que é ser cuidador de idosos

A pergunta “o que é ser cuidador de idosos” deveria ser feita por muitas famílias antes de decidirem pela contratação.

O sucesso do cuidado, e a paz de espírito de quem contrata, dependem da escolha do perfil profissional adequado. Uma escolha errada pode decepcionar os familiares e criar atritos, além de botar o idoso em risco. Daí a importância de reconhecer os tipos de cuidadores de idosos.

Várias pessoas contratam primeiro e só depois se questionam sobre o que vão exigir do cuidador, quando, na verdade, os requisitos das tarefas deveriam nortear a contratação.

O que um cuidador profissional realmente faz?

Via de regra, o cuidador do idoso é responsável por garantir as atividades de vida diária, prestar cuidados paliativos e relatar aos responsáveis (familiares) ​​a evolução da condição do idoso por meio de ferramentas como o diário do cuidador.

Perfil do cuidador de idosos

Pensar no perfil desejado do cuidador ajuda a definir as atividades a serem desempenhadas, especialmente para um profissional com uma gama tão ampla de atividades.

Conheça os 3 perfis mais comuns.

Acompanhantes

Existem profissionais de perfil acompanhante, anteriormente chamados de damas de companhia, e cuidadores com perfil doméstico (geralmente empregadas domésticas com um treinamento básico).

Tais pessoas, em termos gerais, oferecem uma assistência básica para pacientes com pouca ou nenhuma complexidade, além de muitas vezes cuidar das tarefas domésticas.

Enfermeiro para idosos

Um cuidador geriátrico com formação em enfermagem (nível técnico ou superior) pode ser necessário se o idoso estiver mais debilitado, ou se tiver necessidades de saúde mais complexas, prescrições de medicamentos injetáveis ou necessidade de tratar feridas extensas.

Quem é o cuidador de idosos

A maioria dos profissionais, todavia, fará um pouco de tudo.

Por isso, posicionado entre as tarefas domésticas e a enfermagem, cuidando de quase tudo relacionado à pessoa assistida, o cuidador de idosos domiciliar tende a ser mais versátil para atender as necessidades do dia a dia da maioria das famílias.

Saiba mais no artigo Não contrate um cuidador de idosos antes de ler ou no botão abaixo.

eSocial doméstico

É importante lembrar que, quando contratado por famílias (pessoas físicas), o cuidador de idosos estará coberto pela legislação aplicável ao trabalho doméstico.

contabilidade empregador doméstico

Se precisar de ajuda para administrar seus cuidadores domésticos, mesmo se estes forem autônomos MEI (o que exige atenção especial do empregador), conte com o maior especialista do Brasil no trabalho de cuidadores.


Gostou de saber mais sobre os 3 tipos de cuidadores de idosos mais comuns?

Conheça ainda o trabalho da ABECI: a Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos.