O gás ozônio é o agente terapêutico usado na Ozonioterapia. Confira a seguir os benefícios da Ozonioterapia.
A técnica, quando realizada por um profissional capacitado e respeitando as mínimas contraindicações existentes, oferece bons e seguros resultados aos idosos e a pessoas de outras faixas etárias.
Leia também:
O que é Ozonioterapia e como pode ajudar os idosos?
Câncer de pele em idosos: é importante conhecer para prevenir e tratar precocemente
Agência de Enfermagem nota 10: o que a família precisa saber para encontrar uma
6 qualidades do cuidador de idosos (necessárias)
A Ozonioterapia consiste num conjunto de técnicas para atuação em uma gama de patologias de forma a complementar tratamentos tradicionais. Ela é segura, natural, e é procedimento padrão em sistemas de saúde de diversos países por aliar bons resultados, baixos custos e baixa complexidade de aplicação. Confira.
Conteúdo
ToggleQuais os benefícios da Ozonioterapia?
Existem poucas contraindicações a terapia com ozônio, a mais importante e absoluta é a doença antigamente conhecida como Favismo (deficiência da enzima G6PD).
Há contraindicações que são relativas pois dependem do estado clínico de estabilização e compensação de algumas patologias. O enfermeiro ou outro profissional que aplique a técnica poderá orientar o paciente após a anamnese (avaliação) correta.
Entendendo a Ozonioterapia
Muitos processos patológicos (doenças) se desenvolvem em decorrência da incapacidade do organismo combater o acúmulo de subprodutos do metabolismo do oxigênio, os famosos radicais livres.
Para inativar esses radicais livres, o organismo produz antioxidantes. Entretanto, não conseguimos produzir o suficiente para evitar o acúmulo dessas substâncias nocivas. É aí que os benefícios da Ozonioterapia são mais presentes: o ozônio atua estimulando o sistema de produção de mais enzimas antioxidantes.
O método se fundamenta em sólida experiência clínica internacional e consiste na administração de ozônio medicinal (mistura oxigênio-ozônio), obtido a partir do oxigênio medicinal, convertidos em geradores de gás ozônio de uso terapêutico.
Confira 10 benefícios da Ozonioterapia para os idosos
- Efeito germicida para uma gama de micro-organismos tais como bactérias, vírus, fungos e protozoários. Fundamental para eliminar processos infeciosos em úlceras de membros e por pressão.
- Efeito anti-inflamatório e regulador do pH, auxiliar nos tratamentos de doenças ósseas, articulares e reumáticas.
- Efeito analgésico pois oxida compostos que agem nas terminações nervosas responsáveis pela resposta à dor, presentes nas hérnias discais e enxaquecas, por exemplo.
- Corrige e ativa processos metabólicos hepáticos e renais para neutralização e eliminação dos compostos tóxicos dos órgãos.
- Aumento da oxigenação sanguínea pela ativação mitocondrial, responsável pela síntese de ATP (molécula que fornece energia para o metabolismo celular).
- Equilibra o sistema de defesa antioxidante e o aumento compensatório na atividade de enzimas antioxidantes.
- Equilíbrio dos processos de coagulação sanguínea.
- Efeito imuno-modulador (melhora a imunidade): em baixas doses atua nas imunodeficiências secundárias e altas doses auxilia no tratamento de patologias auto imunes.
- Efeito protetor na prevenção de doenças por aumentar a oxigenação e oxidação das toxinas presentes no desenvolvimento das doenças degenerativas.
- É um método seguro e acessível, com possibilidade de administração domiciliar, ou seja, mesmo idosos dependentes e pessoas com dificuldades de locomoção podem se beneficiar sem necessidade de se deslocar.
Portanto, a técnica e os benefícios da Ozonioterapia tem indicação ampla, desde doenças infecciosas agudas e crônicas, doenças inflamatórias osteoarticulares, úlceras vasculares e gástricas, afeções de pele, doenças isquemias e degenerativas musculares.
É importante ressaltar que a Ozonioterapia não pode substituir um tratamento convencional (alopático), ou seja, ele é adjuvante e complementar, e não alternativo ou substitutivo de qualquer outra prescrição por médico ou outros profissionais de saúde.
Leia ainda:
Câncer de pele em idosos: conhecer e tratar precocemente salva vidas
Como a catarata em idosos pode ser tratada? Glaucoma causa cegueira? Saiba mais sobre problemas oftalmológicos na terceira idade
Enfermagem Domiciliar para idosos: o que idosos e seus familiares precisam saber
Para saber mais sobre os benefícios da Ozonioterapia para todas as idades, acesse o Instagram da Enfermeira Camila Izabela @camilaiza_enfdermatoesteta.
Uma resposta
Quais são as vias de.administração de ozonioterapia