Relógio para idosos: Apple Watch salva vidas em pelo menos 2 ocasiões

O uso de relógio para idosos, como o Apple Watch, que embora não seja específico para essa faixa etária contém funções particularmente úteis para o caso de emergências, pode ser de grande valia e inclusive salvar vidas. Confira.

Leia também:

Gerontologia e geriatria são ciências diferentes – você conhece a diferença?

A hipersexualidade no idoso com Alzheimer gera problemas para cuidadores de idosos e familiares

Cuidados paliativos a idosos: o que são? Como um cuidador pode oferecer cuidados paliativos?

Cuidador de idoso folguista: como contratar eventualmente ou aos para os finais de semana

Relógio inteligente para idosos

Um senhor de 78 anos, vítima de um acidente doméstico, foi salvo graças à função de detecção de quedas do Apple Watch. O homem, Mike Yager, estava sozinho na garagem de sua casa, nos Estados Unidos, quando sofreu um violento tombo e desfaleceu. O relógio para idosos, então, acionou o serviço de atendimento médico da cidade e compartilhou sua localização, possibilitando o socorro.

Após a queda, o dispositivo emitiu alertas sonoros e reproduziu toques no pulso da vítima, mas como esta não reagiu em até 45 segundos, o dispositivo acionou o Corpo de Bombeiros local. Mike quebrou o nariz e ficou com hematomas e escoriações na cabeça e em todo o corpo.

Como vocês sabiam como chegar aqui?”, perguntou a vítima a um dos bombeiros, que respondeu afirmando que o relógio havia enviado uma mensagem. Mike soltou um sonoro e espantado “O quê? (What?)”.

O resgate só foi possível porque, por padrão, o smartwatch da Apple habilita automaticamente a detecção de queda em dispositivos pertencentes a usuários com mais de 65 anos. Durante o atendimento, Mike se mostrou surpreso e parecia não conhecer o recurso de um típico relógio para idosos.

Em outro caso noticiado na mídia, o Apple Watch salvou a vida de idoso de 92 anos que caiu de uma escada de 6 metros de altura.

No caso, ocorrido em 2020, o fazendeiro Jim Salsman foi resgatado devido à função de detecção de queda grave. Um alerta ao serviço de emergência da região foi emitido, e os bombeiros localizaram a vítima por meio do GPS para conseguir prestar o socorro.

O idoso teve que se recuperar de uma fratura no quadril e de outras lesões causadas pelo acidente, afirmando que não teria sobrevivido sem a função.

A função de detecção de quedas também é passível de ser acionada manualmente por pessoas de qualquer faixa etária. Além de alertar autoridades locais, ainda é possível adicionar um contato de emergência, que receberá uma mensagem de texto e um mapa informando o local do acidente.

Relógio para idosos

Um relógio para idosos pode servir simplesmente para marcar as horas, mas também para recursos avançados. Muitas famílias buscam formas de monitorar seus entes queridos à distância, e estes dispositivos são de fato uma das melhores opções disponíveis.

Assim, a procura por relógio para idosos cresceu bastante. Dentre muitos recursos, os dispositivos oferecem funções ligadas à saúde, como medidor de frequência cardíaca e monitores de respiração. Um relógio para idosos de alta tecnologia é capaz de monitorar, por exemplo, batimentos cardíacos atípicos (quadro de taquicardia) e antecipar situações que não teriam como ser descobertas sem auxílio eletrônico.

Segurança dos idosos

O monitoramento de idosos podem ser feito de várias formas, como através de câmeras dentro da residências, através de colares com equipamentos que são um misto de GPS com celular, que discam para uma central ou para números pré-determinados quando acionados, ou mesmo com equipamentos de zoneamento, que avisam caso o idoso saia de determinada área ou fique muito tempo parado nela.

Como todos estes tem alguma resistência por parte dos idosos, seja pelas barreiras que a tecnologia ainda não conseguiu romper junto a essa faixa etária, e todos devem ser operados pelo próprio usuário, seja porque deve-se lembrar de carregar a bateria, o velho e bom cuidador de idosos domiciliar não sai de moda.

SE PRECISAR DE UM CUIDADOR, CONTE COM A ACVIDA CUIDADORES.


Gostou de saber mais sobre relógios para idosos? Talvez estes assuntos possam interessar:

Combater a violência contra o idoso é obrigação de todos

O vídeo monitoramento de idosos é um recurso cada vez mais acessível

Conheça a Abeci (Associação Brasileira dos Empregadores dos Cuidadores de Idosos)