Residencial Sênior: conheça essa opção de moradia para idosos

O Residencial Sênior é um lugar onde os idosos podem viver como se estivessem em suas casas, porém com todo o suporte necessário para sua melhor qualidade de vida, podendo receber a visita da família a qualquer momento.

Leia também:

Como funciona um lar para idosos?

ILPI: o que é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos

Casas de idosos, asilos, clínicas, espaços para a terceira idade: entenda como funcionam os lares (residenciais) para idosos

Conheça a Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos 

Saiba o que sua família precisa conhecer para escolher o melhor Residencial Sênior para um ente querido.

Equipe do Residencial Sênior

Primeiro, a casa deve ser composta por uma equipe multiprofissional, responsável por cuidar dos residentes com foco em prevenir e controlar (antecipar) doenças e problemas. A terceira idade pode apresentar alguns desafios específicos, e é essencial oferecer todo o afeto, conforto e apoio necessário nesta fase da vida.

Uma equipe de enfermagem 24 horas por dia, um sistema de chamado de emergência em todos os apartamentos e banheiros, para alertar imediatamente a essa equipe em casos de emergências, é fundamental para garantir que quem você ama está sempre protegido.

Estrutura física do Residencial Sênior

Toda a arquitetura deve ser funcional e pensada para facilitar a vida dos residentes, tenham eles ou não limitações físicas decorrentes de alguma enfermidade. Acessibilidade segura com pisos antiderrapantes, barras de segurança e monitoramento pessoal são fundamentais.

Visitas

Além disso, a família pode e deve vir visitar os idosos sempre que desejar. Todo familiar deve ser bem-vindo para curtir um bom momento juntos. O contato é fundamental para manter a saúde emocional e oferecer conforto. Da mesma forma, a equipe do Residencial Sênior deve ser treinada em tratamento humanizado, agregando atividades de terapia para estímulo físico e mental, de sociabilização e interação, para que cada um possa se sentir acolhido e estimado dentro de suas possibilidades.

Serviços do Residencial Sênior

São 3 os principais modelos de serviços oferecidos, conheça:

Centro dia

São diárias nas quais a família busca o idoso todos os dias para dormir em casa, mas o deixa para passar o dia no local, para que ele ou ela não fique sozinho em casa durante o horário de expediente, por exemplo.

Curta Permanência

Períodos curtos de suporte para quando a família viaja, para reabilitação pós-operatória e transição entre estados clínicos (modelo hospital de transição), dentre várias outras situações. Neste caso o idoso precisa de assistência por uma maior quantidade de tempo, com cuidados mais delicados.

Longa Permanência

Moradia sem prazo definido, como num condomínio. O idoso poderá trazer seus pertences pessoais, receber a visita da família sempre que quiser. Aqui será o seu lar, com conforto, segurança e apoio da equipe de enfermagem sempre que necessário.

Resumo  

Esclarecido o funcionamento básico de um Residencial Sênior e a quantidade de benefícios que podem oferecer, tanto para o idoso quanto para os familiares, que ficarão despreocupados ao saber que seus entes queridos estão sendo bem cuidados, vale a pena considerar a opção de sua família.

Se preferir ter a comodidade de um cuidador de idosos particular em sua residência, ou se preferir levar seu ente querido para um Residencial Sênior qualificado, conte com a Acvida.


Quer saber se um Residencial Sênior é confiável mas não tem referências? Consulte a Abeci (Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos).