O cuidador de idosos (versus) O cuidado: porque empresa de cuidador de idosos não é tudo igual!

Encontrar uma pessoa de confiança e contratá-la como cuidador de idosos é uma etapa necessária, mas não garante que o idoso esteja bem cuidado dentro de suas necessidades e costumes. Uma empresa de cuidadores de idosos pode ajudar, mas não são todas iguais. Saiba reconhecer as diferenças e porque elas (as diferenças) são relevantes para a sua família.

Leia também:

Está em dúvidas sobre se deve ou não contratar um cuidador de idosos? Conheça os passos que toda família passará antes de encontrar ajuda para seu ente querido

Precisa de uma cuidadora de idosos urgente? Leia se for o caso de sua família

O cuidador de idoso (versus) O cuidado

Cedo ou tarde, a maioria das famílias vai se deparar com uma questão com a qual ninguém é preparado para lidar.

Diz-se que o homem nasce, cresce (até uns 20 anos), reproduz (até por volta de 40 anos para a maioria de nós) e morre. Esse é o ciclo da vida que nos acostumamos a ouvir. Acontece que quando nossos avós nasceram, a expectativa de vida não passava de meros cinquênta e poucos anos.

Como é fácil perceber no século XXI, a maioria das pessoas vive bem mais do que se previa até boa parte do século XX. Ou seja, entre o reproduz e o morre, há mais vida do que nas primeiras 3 partes do ciclo, porém não necessariamente mais independência.

Ao se deparar com isso, muitas famílias vão precisar do auxílio de um cuidador de idosos profissional. Mas ao encontrar o profissional, logo vão descobrir que

Ter um cuidador de idosos é uma coisa, garantir o cuidado ao idoso é outra bem diferente.

É como ter um carro: comprar o veículo é algo, garantir que ele possa te levar aonde você precisa, no momento e da forma como você precisa, é outra história.

Empresas de cuidador de idosos

Para entender o porquê disso, considere a seguinte situação:

Uma família contrata um cuidador de idosos por indicação de algum conhecido. O cuidador até começa bem, mas logo começa a se atrasar porque o transporte por ônibus não é confiável, ou começa a faltar por problemas de saúde, ou mesmo porque o filho tem problemas constantes na escola. Tudo justificável, mas ao final o idoso e sua família ficam na mão.

Assim, a família resolve que é hora de contratar uma empresa de cuidador de idosos, e se depara com preços muito diferentes para ofertas semelhantes.

Não pode ser o mesmo serviço” é a conclusão mais óbvia. É como comprar gasolina: todos querem pagar mais barato, mas se você abastecer num posto que oferece um desconto alto demais, a chance de ter que pagar a diferença (ou mais) no conserto do motor do carro é alta.

Entenda porque empresa de cuidador de idosos não é tudo igual

Primeiro, é necessário entender como os preços das empresas de cuidador de idosos são formados em função das obrigações que a legislação trabalhista, fiscal e previdenciária impõe. Ressalto que a lei é a mesma para todos, embora nem todos a cumpram (sempre com consequências).

Sobre esta questão da formação de preços, deixo à disposição este conteúdo do Blogdocuidado: Quanto custa um cuidador de idosos para as famílias. A diferença entre as famílias contratarem o cuidador diretamente, ou o fazerem através de uma empresa, do ponto de vista financeiro, se resume aos impostos que a empresa deve pagar sobre os valores recebidos, pois os direitos trabalhistas dos profissionais (e os demais itens da formação de preços) são essencialmente os mesmos em ambos os casos.

Serviços prestados por empresas de cuidadores de idosos

Entendida a questão da contratação como manda a lei, passemos aos tipos de planos que uma empresa de cuidador de idosos pode oferecer. Como exemplo, utilizo os nomes dos planos oferecidos na Acvida:

  • SV (Supervisão): a Acvida recruta, seleciona, capacita, substitui e cobre faltas de cuidadores com plantão 24h/dia, acompanha os cuidados, oferece monitoramento por câmeras, oferece cadeiras de rodas/banho, faz a contabilidade (inclusive executando pagamentos). Neste caso, a família é o contratante legal (que pode ou não ter a obrigação de assinar a carteira dos cuidadores em função das escalas) e nós oferecemos todo o suporte para que não tenham que se preocupar com a parte burocrática. 
  • TZ (Terceirização): tem as mesmas características do plano SV, exceto pelo fato de que os cuidadores são contratados pela Acvida (nossa empresa assina as carteiras de trabalho e é o contratante legal).

A alternativa do contrato de Supervisão é, como faço questão de frisar, mais econômica que a de Terceirização, basicamente porque a tributação é menor.

Custos associados à contratação de cuidadores de idosos

Muitas empresas de cuidador de idosos, incapazes de oferecer preços e serviços competitivos às famílias, oferecem a opção de cuidadores autônomos (MEI). É necessária atenção a este ponto.

O cuidador MEI (Micro Empreendedor Individual) é uma alternativa amplamente utilizada no mercado para diminuir custos, quase sempre de forma ilegal, quando as empresas substituem cuidadores que deveriam ser formalmente contratados (com carteira assinada) por autônomos “quarteirizados” (no jargão do mercado: terceirizados de uma terceirizada, o que é proibido por lei).

Funciona assim: cuidadores MEI assinam contratos de gaveta (sem validade jurídica para fins trabalhistas) e prestam serviços para uma empresa, que os oferece como “seus cuidadores” para as famílias, cuidadores estes que (como MEI) estarão sem direitos trabalhistas como férias, décimo terceiro salário, FGTS, dentre outros, apesar de cumprirem todos os requisitos para que haja vínculo empregatício.

Isso é temerário para as famílias, pois se a empresa não arcar com as obrigações trabalhistas, a família pode ser obrigada a fazê-lo.

É possível utilizar cuidadores MEI sem infringir a legislação, ou seja, sem trazer os consequentes riscos trabalhistas às famílias. Mas isso traz muito mais trabalho às empresas, e tem custos. Assim, seja por desconhecimento, ou preguiça, ou mesmo ganância, a maioria das empresas prefere oferecer alternativas mais baratas porém ilegais, como a “quarteirização”, calçadas no desconhecimento da legislação por parte dos clientes. Isto justifica as diferenças de preços encontradas no mercado.

Para mais detalhes sobre a situação do cuidador MEI, acesse este artigo.

Como há muitas questões relacionadas à viabilidade de se utilizar os serviços de cuidadores MEI nas residências, questões estas que devem ser analisadas caso a caso, é impossível preparar uma tabela de preços e disponibilizá-la de forma geral a todos os clientes.

Serviços de cuidadores de idosos domiciliares são sempre personalizados e exclusivos.

Suspeite de qualquer orçamento com valores prontos recebidos por Whatsapp: as pessoas são únicas, assim como suas necessidades. Qualquer serviço de cuidadores de idosos em domicílio deve ser personalizado, de outra forma não vai funcionar. Nossos 10 anos de experiência neste mercado nos mostraram isso.

Na verdade, o simples ato de enviar um orçamento sem conhecer a realidade de cada família é outro indicativo de possível fraude trabalhista a ser observado antes da contratação.

E mais: desconfie de qualquer diferença de preços maior do que 10%. Exija que a empresa de cuidador de idosos mostre sua formação preços e compare:

A formação de preços de todas as empresas devem ser semelhantes, afinal, a lei é a mesma para todos. O barato de hoje pode atentar contra a segurança do idoso imediatamente, além de sair caro amanhã.

O cuidado ao idoso

A questão do cuidador MEI escancara um dos principais pontos no cuidado ao idoso: se a empresa não se importar com quem cuida (o trabalhador), como poderá exigir deste um melhor cuidado prestado?

Há outras questões a observar para se atender idosos dependentes, o cuidador é apenas uma parte da equação. Apenas como exemplo, cito abaixo alguns diferenciais que uma empresa de cuidador de idosos séria deve oferecer para as famílias que necessitam de auxílio para atender seu ente querido:

A rotina do cuidado

O cuidado também carece de rotina. Leia isso:

O idoso está bem cuidado” afirmou o cuidador na frente do médico ao ser questionado. “A pressão arterial dele esta boa” garantiu.

Está boa para você? Está boa para mim? Ou para ele? O que é uma pressão arterial boa para a condição de saúde e idade dele?” perguntou o médico.

Para evitar este tipo de situação, que põe em risco a saúde e já fez muitos idosos perderem tempo e dinheiro com consultas que não foram bem aproveitadas, recomendamos o uso do Diário do Cuidador da Acvida, capaz de padronizar a rotina de todo assistido acompanhado de cuidadores, sejam profissionais ou não. Baixe o diário gratuitamente aqui.

As ferramentas acima, somadas à uma supervisão constante (na residência do idoso), oferecida através de uma equipe multidisciplinar de saúde como enfermeiros e fisioterapeutas especializados, fazem toda a diferença na atenção a um ente querido.

Não basta ter o profissional cuidador: cuidado adequado carece de critério

Por tudo isso, fica claro um ponto que presamos muito aqui na Acvida.

Ter um cuidador de idosos não é sinônimo de ter o idoso BEM CUIDADO. Um CUIDADO adequado deve se equilibrar no tripé: CUIDADOR CAPACITADO x FAMÍLIA ATENTA x DISPONIBILIZAÇÃO DE RECURSOS.

O cuidador de idosos deve ser o braço com que a família executa o cuidado, através dos recursos necessários ao conforto e à segurança de quem tanto necessita.

Se precisar de ajuda para encontrar cuidadores profissionais, conte com a Acvida Cuidadores e nossa experiência construída desde 2012.


Leia ainda sobre o trabalho da ABECI (Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos) na atenção à idosos dependentes e suas famílias.