O cuidador infantil é um profissional que pode ajudar no enorme desafio de ser pai e mãe, principalmente quando se trabalha fora e não se tem com quem deixar as crianças.
Mas quem é o cuidador de criança ou cuidador infantil? Quais as vantagens em relação a uma empregada doméstica ou babá sem formação? Saiba mais no Blogdocuidado.
Leia também:
Quais as vantagens de ter um cuidador de idosos profissional em domicílio
O cuidador de idosos é um profissional de saúde?
Quanto custa um cuidador de idosos em casa?
Conheça a Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos
Conteúdo
ToggleO cuidador infantil ou cuidador de criança
Quando é necessário que alguém cuide das crianças, a maioria pensa em uma babá ou alguém que cuida da casa e das crianças ao mesmo tempo.
Mas principalmente nos seus 3 primeiros anos de vida, os pequenos passam por um enorme crescimento e desenvolvimento, não somente físico, mas também cognitivo, e precisam de referências para que possam desenvolver bem a fala, o andar, o pensar, a criatividade e tantas outros aspectos. Assim, fica claro que cuidar não é apenas garantir a integridade física.
A melhor opção não apenas para cuidar na primeira idade, mas também para estimular e fomentar o desenvolvimento é um cuidador infantil, também conhecido como cuidador de criança, que não dará apoio somente nas suas necessidades básicas, mas também poderá oferecer o suporte necessário para o desenvolvimento e crescimento dos pequenos.
O cuidador infantil deve ser alguém capacitado para oferecer recursos que auxiliem o desenvolvimento motor, cognitivo, comunicativo, emocional e intelectual, ajudando a criança a alcançar autonomia e um crescimento saudável, observando as atitudes e comportamentos para prover orientação aos pais sobre como o aprendizado se desenvolve e sobre as correções porventura necessárias.
Benefícios do cuidador infantil
Existem diversos benefícios de se ter um cuidador infantil ou cuidador de criança no domicílio, pois ele ou ela é capaz de acompanhar o desenvolvimento da criança oferecendo segurança e tranquilidade à família, identificando riscos e criando uma relação de confiança para que os pequenos não pulem nenhuma etapa do seu desenvolvimento.
A seguir, listamos alguns dos benefícios:
Atenção personalizada a criança
Um dos benefícios do cuidador infantil é a atenção personalizada que a criança receberá, permitindo que o cuidador observe com cautela e precisão de uma forma que não seria possível, por exemplo, em uma creche, onde o cuidador tem que dar atenção a vários pequenos ao mesmo tempo.
É importante citar que o cuidador infantil não compete com o trabalho da creche, pois cuidar de uma criança em casa não irá incluir o trabalho de socialização que apenas um ambiente coletivo pode prover. O cuidador de criança deve ser visto como um serviço temporário, enquanto a criança não tem idade para ir à creche desejada, ou complementar, quando a criança já frequenta uma creche.
Psicológico infantil
É importante que o cuidador infantil tenha conhecimentos em psicologia ou pedagogia, porque ela ou ele será o responsável por estar com a criança no seu dia a dia. É preciso saber lidar com as questões emocionais dos pequenos e conduzi-las de forma que a criança evolua emocionalmente.
Praticidade para os pais
O cuidador de crianças não somente traz benefícios às crianças, mas também aos pais, pois além de estar ofertando o conforto e segurança que os genitores necessitam para manter suas atividades pessoais, poderá levá-lo (os pequenos) nos lugares que precisarem, seja à pé, em deslocamentos curtos, seja em transportes como um Uber ou táxi, com a garantia de que seus filhos estão sendo cuidados com o máximo de atenção e observação.
Observação à criança
O cuidador infantil também tem a capacidade de observar de forma crítica e desenvolver um vínculo com a criança, pois também atuará na rotina como cuidados de higiene, banho, sono, conforto e zelo.
Qualquer problema identificado deverá ser comunicado aos pais com brevidade, através de recursos como o Diário do Cuidador da Acvida, que poderão acompanhar ou intervir com mais presteza.
Funções do cuidador infantil
Algumas outras funções do cuidador infantil, ou cuidador de criança, podem incluir (além das citadas):
- Primeiros socorros, desde que seja capacitado para isso;
- Auxiliar nas atividades diárias de higiene e alimentação;
- Acompanhar em alguns lugares como passeios, viagens e consultas;
- Promover atividades lúdicas e de entretenimento, para desenvolver o intelecto da criança;
- Observar alterações no estado emocional, físico ou cognitivo da criança, para relatar aos pais e juntos criarem estratégias de resolução de problemas.
A função do cuidador infantil estará sendo exercida corretamente quando a criança demonstra sinais de que se sente confortável, segura e feliz, e quando se nota um significativo desenvolvimento de comunicação, expressão, coordenação motora, da função intelectual e de suas habilidades cotidianas.
PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRA UM CUIDADOR DE CRIANÇA OU CUIDADOR INFANTIL? A ACVIDA PODE AJUDAR