Saúde mental durante a pandemia
Saúde mental durante a pandemia
3 de dezembro de 2020
Doenças cardiovasculares
Envelhecimento e Doenças Cardiovasculares
7 de dezembro de 2020
Exibir tudo

Como o acompanhamento de idosos em consultas pode ser bom para a família

Acompanhamento de idosos em consultas

O acompanhamento de idosos em consultas (pessoas dependentes) é essencial, seja por familiares, seja por cuidadores profissionais. Apenas desta forma o médico assistente terá acesso às rotinas, às atividades de vida diária e ao histórico (aderência aos tratamentos de saúde) da pessoa assistida. Saiba mais.

Leia também:

Saúde do idoso: pergunte ao especialista (entrevistas com médicos)

O que é e como tratar a infecção urinária em idosos?

Saiba a importância da segurança alimentar para o idoso

Conheça a Abeci (Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos)

Perfil desejado do cuidador

Antes de se pensar no acompanhamento de idosos em consultas, é preciso pensar no perfil do profissional desejado, em especial para uma profissão com tão amplo espectro de atuação e cujas atividades, não incomum, se confundem com a de profissionais domésticos. Confira as diferenças.

Cuidador de idosos em hospital

Há cuidadores domiciliares com perfil acompanhante (antigamente chamados de “dama de companhia”) e cuidadores com perfil doméstico (geralmente empregadas domésticas com um treinamentos específicos) que, em termos gerais, atendem assistidos com pouca ou nenhuma complexidade.

Enfermeiro para cuidar de idosos

Um cuidador com formação em enfermagem (nível técnico ou superior) pode ser necessário caso o idoso seja mais debilitado, ou com demandas de saúde mais específicas, como para cuidar de feridas extensas.

Acompanhante hospitalar

A maioria dos profissionais cuidadores, porém, fará um pouco de tudo, exceto o que for vedado por lei como medicamentos injetáveis, que só podem ser aplicados por profissionais de enfermagem.

Para mais detalhes entre as diferenças entre profissionais de enfermagem e cuidadores de idosos, sugerimos a leitura dos seguintes artigos:

Qualquer destes profissionais poderá realizar o acompanhamento de idosos em consultas, desde que tenha condições de relatar o histórico do paciente (pessoa assistida) ao médico.

É obrigatório acompanhante em hospital?

O idoso em internação hospitalar deve necessariamente ser acompanhado por um responsável, seja um amigo, familiar ou cuidador. É dever da família dar essa assistência ao idoso, que poderá fazê-lo através de um cuidador profissional.

É importante compreender que esse é um direito do idoso e ainda é uma questão de bom senso, afinal, como deixar nosso ente querido sozinho em um local sem acompanhante?

Quem tem direito a ter acompanhante em hospital?

Qualquer pessoa que não esteja em área restrita (como uma UTI) ou isolada (em função de uma doença contagiosa) deve ser acompanhada durante a internação. 

Ressaltamos os benefícios do acompanhamento não apenas do ponto de vista da segurança física, mas também da segurança psicológica e para diminuir a ansiedade que acompanha qualquer tratamento de saúde.

O acompanhamento de idosos em consultas e hospitais é capaz de transmitir confiança à pessoa assistida e ser coadjuvante em sua recuperação.

Quem pode acompanhar paciente?

Em geral, amigos e parentes fazem o acompanhamento hospitalar. Entretanto, ainda existe a possibilidade de contratar um profissional para realizar o acompanhamento de idosos em consultas e internações. 

Qual idade máxima para acompanhar idoso no hospital?

Não há idade máxima para acompanhante de idosos em consultas e hospitais, desde que o acompanhante seja legalmente capaz e tenha condições físicas e psicológicas de prestar suporte.

Como devemos agir quando levamos um idoso para consulta?

Ao realizar o acompanhamento de idosos em consultas, os familiares ou cuidadores devem ter em mente algumas informações para repassar todas as informações relevantes à equipe de saúde e sair do local com todas as dúvidas respondidas.

Algumas dicas úteis:

  • Faça um roteiro (preferencialmente por escrito) da situação da pessoa assistida: não confie apenas na memória
  • Leve o histórico registrado no diário do cuidador
  • Chegue com antecedência e aguarde o atendimento pensando no que irá dizer
  • Ressalte as intercorrências que ocorreram desde a última consulta, ou faça o detalhamento ao profissional de saúde das queixas do paciente (primeira consulta)
  • Se tiver câmeras de monitoramento e as imagens forem relevantes ao diagnóstico, leve-as consigo e pergunte se o profissional de saúde gostaria de assisti-las
  • Anote as informações mais relevantes recebidas
  • Leia o receituário recebido e tire suas dúvidas antes de sair do consultório

É importante que não se tenha medo de perguntar tudo ao profissional durante a realização da consulta.

Editorial Acvida
Editorial Acvida
O Editorial da Acvida Cuidadores é feito por nossa equipe de conteúdo, que inclui especialistas em cuidados paliativos, em administração de equipes de cuidadores e jornalistas. Seu objetivo é trazer informações relevantes a todos os envolvidos no trato das pessoas incapacitadas de realizar o autocuidado. Reuniremos artigos médicos e científicos, publicações jornalísticas relevantes, recomendações e entrevistas com especialistas, relatos de pessoas que passaram pela experiência de cuidar de um ente querido, enfim, tudo o que possa ajudar nossos leitores a trazer qualidade de vida para idosos, familiares e cuidadores.

1 Comment

  1. Rita de cassia de Souza santos disse:

    Oi boa tarde, em primeiro lugar, amo trabalhar com idosos, trabalhei em um hospital a vinte cinco anos,como técnica de radiologia médica e quando chegava um idoso era muito prazeroso atende Los pois quando eu tinha um tempinho gostava de conversar com eles e posso falar eles tinha uma satisfação enorme para contar a sua vida toda, bom o que eu quero falar e que eu gostaria muito trabalhar como acompanhante de idosas, leva las em todos os lugares que elas precisarem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preciso de um Cuidador