O Uripen, também conhecido como sonda de camisinha, é feito de borracha e deve ser vestido no pênis para coletar a urina em casos de incontinência urinária. Cuidadores de idosos precisam saber como lidar com esse e outros dispositivos de coleta.
Saiba mais no Blogdocuidado.
Leia também:
Infecção urinária em idosos: como o cuidado previne essa doença
Sistema urinário do idoso: entenda como funciona
Entendendo a Incontinência Urinária
Colocar 2 fraldas resolve problemas de vazamentos de urina noturnos?
Conteúdo
ToggleUso de sondas no idoso
As sondas são dispositivos que canalizam a urina da bexiga até a saída da uretra, devido à incapacidade temporária ou permanente do paciente de urinar espontaneamente.
Pode ser fixada na bexiga ou inserida várias vezes ao longo do dia para a retirada da urina, a depender do tipo de sonda.
Sonda de demora (tipo Foley)
A sonda que permanece por maior tempo é inserida pela uretra até a bexiga e chama-se sonda de Foley, também chamada de sonda de demora. Ela é feita de borracha e fica presa à bexiga por um balão cheio de água destilada que é inserida no momento da inserção da sonda. A outra extremidade é conectada a um tubo que desemboca em um saco coletor.
As sondas são colocadas e trocadas apenas por enfermeiros e médicos, cabendo ao cuidador a função de monitorar as características da urina, o volume, e esvaziar e higienizar o saco coletor quando chegar ao limite de sua capacidade.
O local onde a sonda entra, na uretra, deve ser bem higienizado e seco. É necessário comunicar o profissional de saúde em caso de presença de irritação e secreção na uretra.
Sonda de alívio
A sonda de alívio é feita de material derivado do petróleo, de cor transparente, e é mais curta que a sonda Foley. É usada para extrair a urina, sendo retirada após o uso. É um procedimento que pode ser realizado pelo próprio usuário, desde que bem orientado.
O uso incorreto da sonda de alívio está associado a casos de infecções urinárias, muitas vezes recorrentes, com graves consequências para os rins e para todo o sistema urinário.
Uso de Uripen
O Uripen é um dispositivo que se adapta ao pênis para coletar a urina. A extremidade que se conecta tem o material de látex, como um preservativo, que veste o corpo do pênis.
O preservativo é ligado a um tubo que leva a urina até o saco coletor. Os cuidados são basicamente os mesmos dos usos de sondas, com a particularidade que o Uripen deve ser retirado para higiene uma vez ao dia.
Cuidadores de idosos podem trabalhar com o Uripen. É importante citar que:
- O cuidado com a higiene das mãos de quem executa o procedimento é fundamental: é recomendado o uso de luvas de procedimento;
- Deve-se lavar o local com água e sabão e secar com gaze antes da colocação;
- A urina recolhida deve ser descartada diretamente no vaso sanitário;
- Após o uso: higienizar o local após a retirada da sonda e descartar todo o material utilizado (sonda, coletor, gaze e luvas).
Cuidados gerais para a função urinária
A urina é o rejeito obtido da filtragem do sangue por parte dos rins, e pode dizer muito sobre o estado geral do assistido.
Sinais como coloração e odor alterados, ou presença de sangramento, podem sugerir infecções, desidratação e dieta inadequada. A higiene genital inadequada também pode prejudicar a função urinária por aumentar o risco de infecções.
Para evitar problemas no trato urinário, especialmente em pacientes que utilizam sondas ou o Uripen, observe o seguinte:
- Deve-se beber bastante água e outros líquidos ao longo do dia;
- Deve-se reduzir a ingestão excessiva de sódio (sal, condimentos, embutidos, industrializados, refrigerantes);
- Deve-se evitar ingerir álcool e proteínas em excesso;
- Deve-se realizar a higiene genital com rigor (em mulheres da frente para trás);
- O cuidador deve comunicar o médico e/ou a família em caso de alterações na urina, acompanhados ou não de febre, dor abdominal e nas costas, e queixa de ardência ao urinar.
Gostou de conhecer mais sobre o Uripen e o trato urinário? Talvez estes assuntos possam lhe interessar:
Conheça em detalhes as atribuições do cuidador de idosos numa residência
Como um cuidador de idoso auxilia no tratamento pelo Home Care?