O uso de umidificador de ar em casa pode causar pneumonia em idosos?

Casos de pneumonia em idosos são associados ao uso de umidificador de ar em residências. Afinal, o popular equipamento é aliado ou vilão no cuidado a idosos, crianças e pessoas dependentes contra o clima seco?

Umidificador de ar

O tempo quente e seco do final do inverno, comum em boa parte do país, em especial no Sudeste e Centro-Oeste, somado às altas taxas de poluição do ar – tão comum nas grandes cidades, pode trazer desconforto respiratório para muitos idosos e também para pessoas de todas as idades.

Para contornar o problema, o uso de umidificadores de ar torna-se um hábito em várias casas. Porém, como toda máquina, seu uso exige conhecimento de como ela funciona, e muitas pessoas sequer param para ler o manual do usuário.

Pneumonia em idosos

O resultado disso pode ser um quadro de pneumonia em idosos e também nos demais moradores da casa.

“O uso excessivo de umidificadores de ar pode ser tão prejudicial à saúde quanto o ar seco…. para pessoas com rinite, faringite, bronquite, sinusite e asma, sua condição de saúde também piora a situação.”

Clystenes Odyr Soares Silva, pneumologista da Escola Paulista de Medicina.

Os riscos do uso do umidificador de ar, segundo o especialista, são associados principalmente a:

  • Umidificação em excesso, que pode ser pior para o corpo do que a secura extrema;
  • Contaminação da água armazenada, que pode ser evitada trocando e lavando o dispositivo diariamente de acordo com as orientações do fabricante.

Este último ponto é o que causa mais problemas. A maiorias pessoas sequer lê o manual do usuário e só se lembra de trocar a água quando ela acaba, o que pode levar semanas. E ao reabastecer o reservatório, coloca a água nova em contato com a antiga, contaminando-a.

O resultado: seu umidificador de ar pode se tornar um local de proliferação de vírus, fungos e bactérias, todos capazes de causar pneumonia em idosos e nos demais moradores da sua casa, além de trazer outros riscos graves para a saúde.

Pneumonia do umidificador de ar

O mais complicado é que, visualmente, a água do dispositivo pode não aparentar estar suja, mas, mesmo assim, estar contaminada.

Por meios diferentes, outros equipamentos que utilizamos para nos aliviar das condições climáticas extremas (calor) também podem ser bastante prejudiciais à saúde, tal como ventiladores e condicionadores de ar (falaremos mais destes ao final do artigo).

Como usar o umidificador de ar

Antes de usar o dispositivo, atente-se para:

  • Encha o reservatório apenas com água fria da torneira, que contém cloro e ajuda a combater os microrganismos;
  • Não adicione cloro (água sanitária) adicional, produtos químicos, óleos ou fragrâncias;
  • Use o equipamento até 3-4 horas por noite antes de dormir, ou utilizando o timmer durante a noite, quando disponível;
  • Mantenha a saída de vapor a uma distância mínima de 2 metros do rosto;
  • Faça a troca da água e a lavagem do reservatório, e de todas a partes molhadas, apenas com água e sabão (ou conforme indicado pelo fabricante) diariamente;
  • Se o equipamento tiver filtro de ar, limpe-o semanalmente;
  • Deixe a saída de vapor sempre desobstruída. Não cubra o equipamento nem o guarde em sacolas plásticas enquanto molhado;
  • Lave a saída de vapor no mínimo uma vez por semana;
  • Se perceber uma trinca no reservatório de água, troque-o, pois isso pode facilitar a entrada de contaminantes;
  • Leia o manual de instruções (guarde-o para consultas) e siga as instruções do fabricante;

Alternativas ao uso do umidificador de ar

Para os mais alérgicos, ionizadores de ar podem ser uma alternativa para evitar a propagação de microrganismos, como fungos e ácaros. Alguns destes, inclusive, tem função de umidificação, embora sejam bem mais caros.

Toalhas úmidas (limpas!) na cabeceira da cama, ou mesmo um balde de água (com menos eficiência em função da menor área de superfície), podem resolver bem a questão de se manter a umidade mais alta durante a noite. Sua limpeza diária é mais simples e, se houver sujeira, será bem mais fácil de perceber.

Ventiladores

Ao usar estes, não se esqueça de limpar as pás sempre que perceber um acúmulo de poeira nelas. Mesmo mínimo, tal acúmulo será prejudicial à saúde.

Condicionadores de ar

A limpeza do filtro deve ser feita semanal ou quinzenalmente, mantendo-o visualmente limpo. Uma limpeza interna com produtos profissionais deve ser feita por empresas especializadas a cada 6 meses, ou conforme a condição de uso de acordo com a especificação contida no manual do fabricante.

Prefira equipamentos modernos com filtros para microrganismos.

DICA ACVIDA CUIDADORES: perdeu o manual do fabricante? Procure no Google informando a marca e modelo; praticamente todos os equipamentos mais recentes estão com suas instruções disponíveis online.

Tratamento para pneumonia

Se você tiver sintomas como falta de ar, tosse ou febre, e suspeitar de um quadro de pneumonia em idosos ou nos demais moradores da casa após o uso de umidificadores de ar, procure ajuda médica imediatamente.

Importante: nos mais velhos, os sintomas acima podem não se manifestar. Para entender como protegê-los, leia o artigo A pneumonia em idosos é perigosa e pode matar: toda atenção é pouca!.

DICA ACVIDA CUIDADORES: os acamados são ainda mais susceptíveis à quadros de pneumonia. Para diminuir os riscos, além das dicas acima, sugerimos manter uma rotina diária de atividades como estes exercícios para idosos acamados.