4 dicas para melhorar a produtividade do cuidador de idosos no trabalho

Pensar em como melhorar a produtividade do cuidador de idosos no trabalho passa necessariamente por dar atenção à sua saúde física e mental.

Existem pessoas que são mais proativas que outras, isso não deve servir como um comparativo, cada pessoa age de uma forma e tem reações e ações diferentes em situações diferentes. E está tudo bem! Se você não possui o mesmo ritmo de outra pessoa, isso não quer dizer que você é incapaz. Nós, seres humanos, não somos máquinas.

Aprenda a melhorar o desempenho do cuidador de idosos no trabalho com estas 4 dicas diretas e práticas.

Leia também:

Saúde mental do cuidador: 7 dicas para gerenciar!

Sintomas de ansiedade em idosos e seus cuidadores: 6 coisas que pioram a ansiedade!

Produtividade do cuidador de idosos no trabalho

É importante encontrar seu melhor ritmo e a melhor forma para você desempenhar suas atividades, lembrando que a produtividade não é um objetivo e sim uma consequência de suas ações.

Tem pessoas que funcionam muito bem acordando bem cedo, outras funcionam melhor acordando mais tarde. Isso é normal! O que não podemos fazer é deixar que a procrastinação (adiar as tarefas, o popular “empurrar com a barriga”) impacte na sua produtividade.

Considerando isso, aqui vão algumas dicas de como melhorar a produtividade do cuidador de idosos no trabalho.

Planeje o seu dia

Quando planejamos o dia, temos noção exatamente de quais são as nossas tarefas, metas e prioridades. Dessa forma, conseguimos acompanhar o que estamos fazendo e avaliar os resultados.

Dica: utilize o Diário do Cuidador de Idosos da Acvida, disponível gratuitamente.

Controle o tempo nas redes sociais

A tecnologia é importante, mas precisamos usar com calma e controle, administrando o tempo. Às vezes é importante controlar o acesso às redes sociais e celulares, e é bom lembrar que o patrão (quem contrata o profissional) pode restringir o uso do celular durante o trabalho a horários e locais específicos, ou mesmo vedar (proibir) seu uso.

Tenha momentos de distração

A nossa mente precisa descansar, então aproveite esse período para ler livros, assistir uma série, desenhos, filmes, fazer algo que goste e o deixe relaxado.

O cuidador de idosos no trabalho deve estar 100% focado em quem ele cuida, e 100% desligado das atividades laborais quando estiver descansando.

Celebre suas conquistas

Valide, reconheça e celebre suas conquistas. Isso é importante para você saber que está conseguindo. Lembre-se: um dia por vez, sem comparações.

Importante: não vale celebrar ter conseguido, por exemplo, que o idoso tenha jantado todo o prato colocando uma foto dele em uma rede social sua. Lembre-se de respeitar a privacidade de quem é cuidado.

Salve estas dicas para não esquecer, compartilhe e marque os amigos: elas poderão ajudar outras pessoas.


Gostou de saber mais dicas para melhorar a produtividade do cuidador de idosos no trabalho? Leia também:

Anotações do cuidador de idosos: porque a família deve cobrar diariamente

Andadores para idosos: conheça as diferenças e principais características

Conheça a Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos