Direitos da empregada doméstica
Direitos da empregada doméstica e do cuidador de idosos residencial
8 de fevereiro de 2021
Preciso de uma cuidadora urgente
Preciso de uma cuidadora urgente: o que fazer se este for o caso de sua família
11 de fevereiro de 2021
Exibir tudo

Fevereiro Roxo e Laranja: campanhas de conscientização sobre o Alzheimer, lúpus, fibromialgia e leucemia

Fevereiro roxo

Alzheimer, lúpus e fibromialgia são doenças que não têm cura conhecida pela medicina, e são tema do Fevereiro Roxo; o objetivo da campanha é a conscientização da população sobre essas patologias. Saiba também sobre o Fevereiro Laranja, que alerta para a leucemia.

O que é Fevereiro Roxo?

A campanha Fevereiro Roxo surgiu em 2014, na cidade de Uberlândia-MG. O trabalho de conscientização é feito, em geral, por organizações não governamentais (ONGs), órgãos públicos e por empresas como a Acvida Cuidadores, cujos cuidadores tratam com os portadores de tais condições em seu dia a dia.

Lúpus

Nome científico: “Lúpus Eritematoso Sistêmico” (LES). Considerada uma doença inflamatória autoimune, o lúpus ocorre quando o próprio sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo “por engano”.

A doença pode afetar diversos órgãos e tecidos do corpo, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, especialmente se não for tratado adequadamente, o lúpus pode levar à morte. Pode ocorrer em pessoas de qualquer idade e sexo, principalmente, entre 20 e 45 anos.

Ainda não se sabe, ao certo, qual a sua causa, nem o que faz com que o sistema imunológico se volte contra os tecidos saudáveis do corpo. Entretanto, estudos indicam que as doenças autoimunes podem acontecer devido a uma combinação de fatores hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais.

É uma combinação de fatores. Ou (a pessoa) nasce com uma tendência para tê-la, ou a desenvolve em determinada época da vida, seja por fatores genéticos ou ativação do sistema imunológico. Mas quanto mais cedo for diagnosticada, mais se pode ter controle sobre seus sintomas”, afirma Rodrigo Aires, referência técnica distrital (RTD) de Reumatologia da Secretaria de Saúde do DF.

Sinais do lúpus: normalmente, descobre-se que tem lúpus após uma crise desencadeada por algum desses fatores: exposição à luz solar de forma inadequada e em horários inapropriados; infecções que podem iniciar o lúpus ou causar uma recaída da doença; uso de alguns antibióticos e de medicamentos usados para controlar convulsões e pressão alta.

A dica é ficar bem atento aos sintomas da doença. “O que mais chama atenção é o aumento da sensibilidade da pele ao sol, vermelhidão em áreas expostas à luz solar, assim como o aparecimento de manchas e placas vermelhas pelo corpo”, informa o RTD de Reumatologia.

Fibromialgia

A Fibromialgia é uma síndrome ainda pouco conhecida. Seus principais sintomas incluem:

  • Dor generalizada;
  • Fadiga;
  • Dificuldades cognitivas (problemas de concentração, perda de memória etc);
  • Formigamento nas extremidades do corpo (mãos e pés).

Como todos os sinais acima são problemas relativamente comuns, acredita-se que a doença seja subnotificada. As dores da fibromialgia são constantes e costumam durar cerca de três meses a cada vez.

A pessoa afetada nota uma redução em sua capacidade de se exercitar, justamente devido às dores e à fadiga. Ela também passa a sofrer com problemas de sono, como insônia e apneia, muitas vezes apresentando quadros de depressão.

A maioria dos portadores de fibromialgia são mulheres entre 30 e 60 anos de idade, mas a síndrome pode surgir mais cedo, inclusive na infância e na adolescência. Sabe-se que há fatores genéticos envolvidos, ou seja, quem tem um familiar com fibromialgia é mais propenso a apresentar a doença.

Fevereiro Roxo: Alzheimer

Sendo a Doença de Alzheimer um dos assuntos mais tratados no Blogdocuidado, e a causa mais comum de demência em idosos, confundido por muitos com a própria condição demencial, separamos alguns artigos para a campanha Fevereiro Roxo, confira:

Doença de Alzheimer: entenda o que é e como funciona o cérebro de uma pessoa acometida

Descubra quais são as fases do Alzheimer

Idosos e familiares: 2 boas notícias sobre Alzheimer

Alzheimer: um cuidador pode ajudar a minimizar sintomas e consequências da doença?

Livro (imperdível) sobre Alzheimer: conheça uma experiência familiar emocionante

Vinho tinto contra o Mal de Alzheimer: aproveite para celebrar e proteger a família.

Idoso com Alzheimer pode ter vínculo trabalhista com cuidador?

Como prevenir

Infelizmente, não existem formas conhecidas para se prevenir da fibromialgia e do lúpus.
Entretanto, a ciência moderna especula sobre diversos fatores de risco a respeito da doença de Alzheimer, o que nos permite a chegar a algumas dicas de prevenção dessa doença.

O que se sabe, e este é um dos focos da campanha Fevereiro Roxo, é que ter hábitos de vida saudáveis e cuidar do corpo e da mente são as melhores opções. Por isso, o ideal é:

  • Manter uma alimentação saudável;
  • Praticar exercícios aeróbicos;
  • Não fumar;
  • Fazer exercícios que estimulem a cognição, como palavras-cruzadas;
  • Cuidar da saúde emocional e fazer atividades prazerosas;
  • Fazer exames de rotina;
  • Lembrar da campanha Fevereiro Roxo todos os anos e compartilhar estas informações com quem você ama.

Campanha Fevereiro Roxo e Laranja

A campanha Fevereiro Laranja pegou carona e alerta para o combate à leucemia, doença que se inicia na medula óssea, onde o sangue é produzido. A campanha alerta para a prevenção e destaca a importância da doação de medula óssea.

Sintomas da leucemia:

  • Sensação de fraqueza ou cansaço;
  • Dor de cabeça;
  • Sangrar e fazer nódoas negras (hematomas) facilmente: gengivas que sangram, manchas arroxeadas na pele, ou pequenas pintas vermelhas sob a pele;
  • Dor nos ossos e articulações.

Tratamento para a leucemia: dependendo do tipo e extensão da doença, pode haver indicação para quimioterapia, imunoterapia, radioterapia, transplante de medula óssea ou a associação de diferentes tratamentos. Uma pessoa com leucemia aguda precisa de ser tratada imediatamente. O objetivo do tratamento é a remissão do tumor.

Conhecimento

Para outras informações relevantes para familiares de pessoas com a Doença de Alzheimer, lúpus, fibromialgia e leucemia (que necessitam de cuidadores), acesse o site da Abeci – Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos.

Editorial Acvida
Editorial Acvida
O Editorial da Acvida Cuidadores é feito por nossa equipe de conteúdo, que inclui especialistas em cuidados paliativos, em administração de equipes de cuidadores e jornalistas. Seu objetivo é trazer informações relevantes a todos os envolvidos no trato das pessoas incapacitadas de realizar o autocuidado. Reuniremos artigos médicos e científicos, publicações jornalísticas relevantes, recomendações e entrevistas com especialistas, relatos de pessoas que passaram pela experiência de cuidar de um ente querido, enfim, tudo o que possa ajudar nossos leitores a trazer qualidade de vida para idosos, familiares e cuidadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preciso de um Cuidador