Alzheimer, lúpus e fibromialgia são doenças que não têm cura conhecida pela medicina, e são tema do Fevereiro Roxo. O objetivo da campanha é a conscientização da população sobre essas patologias. Saiba também sobre o Fevereiro Laranja, que alerta para a leucemia.
Conteúdo
ToggleO que é Fevereiro Roxo?
A campanha Fevereiro Roxo surgiu em 2014, na cidade de Uberlândia-MG. O trabalho de conscientização é feito, em geral, por organizações não governamentais (ONGs), órgãos públicos, e por empresas como a Acvida Cuidadores, cujos cuidadores tratam com os portadores de tais condições em seu dia a dia.
Lúpus
Nome científico: “Lúpus Eritematoso Sistêmico” (LES). Considerada uma doença inflamatória autoimune, o lúpus ocorre quando o próprio sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo “por engano”.
A doença pode afetar diversos órgãos e tecidos do corpo, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, especialmente se não for tratado adequadamente, o lúpus pode levar à morte. Pode ocorrer em pessoas de qualquer idade e sexo, principalmente, entre 20 e 45 anos.
Ainda não se sabe, ao certo, qual a sua causa, nem o que faz com que o sistema imunológico se volte contra os tecidos saudáveis do corpo. Entretanto, estudos indicam que as doenças autoimunes podem acontecer devido a uma combinação de fatores hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais.
Sinais do lúpus
Normalmente, a pessoa descobre que tem lúpus após uma crise desencadeada por algum desses fatores: exposição à luz solar de forma inadequada e em horários inapropriados; infecções que podem iniciar o lúpus ou causar uma recaída da doença; uso de alguns antibióticos e de medicamentos usados para controlar convulsões e pressão alta.
A dica é ficar bem atento aos sintomas da doença. “O que mais chama atenção é o aumento da sensibilidade da pele ao sol, vermelhidão em áreas expostas à luz solar, assim como o aparecimento de manchas e placas vermelhas pelo corpo”, informa o RTD de Reumatologia.
Fibromialgia
A Fibromialgia é uma síndrome ainda pouco conhecida. Seus principais sintomas incluem:
- Dor generalizada;
- Fadiga;
- Dificuldades cognitivas (problemas de concentração, perda de memória etc);
- Formigamento nas extremidades do corpo (mãos e pés).
Como todos os sinais acima são problemas relativamente comuns, acredita-se que a doença seja subnotificada. As dores da fibromialgia são constantes e costumam durar cerca de três meses a cada vez.
A pessoa afetada nota uma redução em sua capacidade de se exercitar, justamente devido às dores e à fadiga. Ela também passa a sofrer com problemas de sono, como insônia e apneia, muitas vezes apresentando quadros de depressão.
A maioria dos portadores de fibromialgia são mulheres entre 30 e 60 anos de idade, mas a síndrome pode surgir mais cedo, inclusive na infância e na adolescência. Sabe-se que há fatores genéticos envolvidos, ou seja, quem tem um familiar com fibromialgia é mais propenso a apresentar a doença.
Fevereiro Roxo: Alzheimer
Sendo a Doença de Alzheimer um dos assuntos mais tratados no Blogdocuidado, e a causa mais comum de demência em idosos, confundido por muitos com a própria condição demencial, separamos alguns artigos para a campanha Fevereiro Roxo, confira:
Doença de Alzheimer: entenda o que é e como funciona o cérebro de uma pessoa acometida
Descubra quais são as fases do Alzheimer
Idosos e familiares: 2 boas notícias sobre Alzheimer
Alzheimer: um cuidador pode ajudar a minimizar sintomas e consequências da doença?
Livro (imperdível) sobre Alzheimer: conheça uma experiência familiar emocionante
Vinho tinto contra o Mal de Alzheimer: aproveite para celebrar e proteger a família.
Idoso com Alzheimer pode ter vínculo trabalhista com cuidador?
Saúde
Infelizmente, não existem formas conhecidas para se prevenir da fibromialgia e do lúpus. Entretanto, a ciência moderna especula sobre diversos fatores de risco a respeito da doença de Alzheimer, o que nos permite a chegar a algumas dicas de prevenção dessa doença.
O que se sabe, e este é um dos focos da campanha Fevereiro Roxo, é que ter hábitos de vida saudáveis e cuidar do corpo e da mente são as melhores opções. Por isso, o ideal é:
- Manter uma alimentação saudável;
- Praticar exercícios aeróbicos;
- Não fumar;
- Se for beber, fazê-lo com moderação;
- Fazer exercícios que estimulem a cognição, como palavras-cruzadas;
- Cuidar da saúde emocional e fazer atividades prazerosas;
- Fazer exames de rotina;
- Lembrar da campanha Fevereiro Roxo todos os anos e compartilhar estas informações com quem você ama.
Fevereiro Roxo e Laranja
A campanha Fevereiro Laranja pegou carona e alerta para o combate à leucemia, doença que se inicia na medula óssea, onde o sangue é produzido.
Leucemia
A campanha alerta para a prevenção da leucemia e destaca a importância da doação de medula óssea.
Sintomas da leucemia
- Sensação de fraqueza ou cansaço;
- Dor de cabeça;
- Sangrar e fazer nódoas negras (hematomas) facilmente: gengivas que sangram, manchas arroxeadas na pele, ou pequenas pintas vermelhas sob a pele;
- Dor nos ossos e articulações.
Tratamento para a leucemia
Dependendo do tipo e extensão da doença, pode haver indicação para quimioterapia, imunoterapia, radioterapia, transplante de medula óssea, ou a associação de diferentes tratamentos. Uma pessoa com leucemia aguda precisa ser tratada imediatamente. O objetivo do tratamento é a remissão do tumor, que pode levar à morte.