Já pensou em levar um ente querido, que não pode mais morar sozinho, para uma instituição especializada? Conheça um Lar para Idosos, e o que as famílias devem saber antes de procurar um. Confira tudo no Blogdocuidado.

Significado ILPI

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ligada da Ministério da Saúde), em sua Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) número 283, de 26 de setembro de 2005, assim definiu o conceito de

ILPI: o que é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos

(são) instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinada a domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade, dignidade e cidadania.

Também conhecidas como Lar Sênior, Residencial Sênior, Lar para idosos, dentre outras terminologias, as ILPIs são destinadas à residência temporária ou permanente de idosos com diferentes graus de dependência, ou mesmo independentes.

Grau de Dependência do Idoso

A mesma RDC especifica os perfis de idosos que frequentam lar para idosos:

Lar para idosos: o que é desenvolvido neste tipo de instituição

A Instituição de Lar para Idosos deve desenvolver seu trabalho de atenção ao idoso, conforme a RDC, segundo estas diretrizes:

Para tal, há uma série de exigências e normas legais que devem ser observadas com relação ao espaço, à arquitetura, à segurança alimentar, aos profissionais de saúde que acompanham os internos, à hotelaria da instituição, enfim, a tudo que seja pertinente à segurança e qualidade de vida dos idosos que ali residem.

Cuidadores de idosos devem ser disponibilizados para acompanhar os residentes de forma coletiva, e cuidadores particulares podem ser disponibilizados pela família para o caso de um atendimento privado ou integral.

PRECISA DE UM CUIDADOR DE IDOSOS PROFISSIONAL? CONTE COM A ACVIDA.

Acomodações de um Lar para Idoso

Ainda segundo a RDC, um lar para idosos deve disponibilizar ambientes com características mínimas:

Isso para citar apenas os dormitórios, pois também são especificadas áreas comuns, de lazer e descanso, áreas para tratamentos de saúde, necessidade de rampas e elevadores (para construções de múltiplos pavimentos), dentre outras.

As regras e requisitos básicos para o funcionamento de um lar para idosos, definidas pela RDC, são comuns a todas as instituições nacionais. Mas outras regras estaduais e municipais também se aplicam conforme o caso.

Tipos e perfis de um Lar para Idosos: o que é necessário conhecer

Obviamente, cada lar para idosos dispõe de recursos adicionais adequados ao tipo de público que busca atender. Da mesma forma, o custo da hospedagem (internação) irá variar de acordo com estes recursos, por exemplo:

Assim, a decisão de se mudar para uma ILPI deve ser avaliada com muita calma, individualmente. E dá trabalho!

Por isso, se procura um lar para idosos sério, que ofereça serviços e recursos de qualidade adequados às suas necessidades, e que cabem no bolso de sua família, a Acvida pode ajudar.


Gostou de ler o artigo “ILPI: o que é um Lar para idosos“? Talvez estes outros conteúdos possam interessar:

Lar para Idosos: conheça essa opção de moradia

Lar para idosos: 5 passos para escolher um lar para idosos ideal

Como funciona um lar para idosos?

Conheça a Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos 

Respostas de 5

    1. Olá José, agradecemos o contato. Todos os nossos serviços são personalizados. Isto significa que precisamos de mais informações para lhe confeccionar um orçamento. Por favor informe seu telefone/Whatsapp e entraremos em contato. Ou acesse http://www.acvida.com.br/quero-um-cuidador e preencha nosso formulário. Ou ainda envie um e mail para familia@acvida.com.br com mais detalhes do seu caso. Será nossa satisfação atender sua família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *