O transporte para cadeirantes pode ser algo acessível e descomplicado: confira!

Um serviço profissional de transporte para cadeirantes pode ajudar idosos e outras pessoas com necessidades especiais a ir à consultas médicas, fazer compras, ou mesmo assistir a um filme no cinema. Saiba mais no Blogdocuidado.

Leia também:

Não contrate um cuidador de idosos antes de ler isso!

Perguntas frequentes feitas à Acvida Cuidadores de idosos: o que é preciso saber sobre um serviço de cuidador de idosos profissional?

Cuidando do cuidador de idosos para ele cuidar de quem você ama, um passo prévio e necessário para a qualidade de vida dos idosos

O que é ser idoso no Brasil?

Idoso com dificuldade de locomoção

As alternativas para os idosos com dificuldade de locomoção sem veículos próprios, e outras pessoas com redução de mobilidade, são em geral:

  • Utilizar uma ambulância ou assemelhado;
  • Utilizar um carro comum como táxi, Uber ou afins, onde será necessário sair de sua cadeira de rodas para o embarque/desembarque.

Nada prático!

O aplicativo Mobilidade.net permite realizar o transporte dessas pessoas em suas próprias cadeiras de rodas com motoristas especializados neste tipo de paciente, um grande diferencial.

Transporte para cadeirantes feito simples: conheça o mobilidade.net

O Mobilidade.net foi desenvolvido pelo médico ortopedista Antônio Victor Paes de Vasconcelos. O foco de seu atendimento são os portadores de deficiência permanente ou passageira, e idosos com dificuldades de locomoção.

Carros adaptados para transportes de cadeirantes

Confira como são os carros adaptados para transportes de cadeirantes da Mobilidade.net.

O serviço de transporte é sempre prestado por motoristas habilitados e com treinamento especializado.

Mais detalhes sobre o transporte de cadeirantes no vídeo abaixo.

Os veículos adaptados de transporte para cadeirantes não exigem que o passageiro saia da cadeira para embarque e desembarque, tampouco para permanência no veículo. O preço das corridas não é muito diferente de um serviço de táxi convencional, e todos os motoristas são particularmente capacitados para lidar com as especificidades daquele público.

O serviço funciona inicialmente em Brasília-DF, e é possível pedir um carro por telefone (Whatsapp), através de seu site ou pelo aplicativo para Android ou iOS (iPhone).

Transporte de cadeirantes descomplicado

Abaixo, preparamos um perguntas e respostas para servir de guia àqueles que ficaram curiosos ou podem eventualmente precisar dos serviços.

Transporte para cadeirantes: dúvidas dos leitores

Quem responde é o Dr. Antônio Victor, ortopedista e sócio fundador da Mobilidade.net.

Como funciona o transporte de idosos, com redução de mobilidade, de forma segura?

Na Mobilidade.net, o transporte para cadeirantes, idosos ou mesmo qualquer pessoa com redução de mobilidade, não exige a complicada transferência da cadeira de rodas para o banco do veículo.

O carro de transporte possui rampa para entrada e o passageiro permanece em sua própria cadeira de rodas, sendo transportado com total segurança afixado por cintos que atendem aos critérios exigidos pelo órgão regulador (DETRAN).

O serviço de transporte é prestado por um motorista habilitado e com treinamento exclusivo para locomoção de passageiros nestas condições.

O motorista pode deixar o veículo?

O condutor não está autorizado a sair do veículo para além do embarque e desembarque. Caso o passageiro não possa se locomover sozinho até o carro, deverá solicitar a presença de uma pessoa que seja capaz de lhe auxiliar durante todo o trajeto, como um familiar ou cuidador de idosos profissional.

É necessária cadeira para transporte de cadeirantes e idosos?

Não são necessárias adaptações desde que a cadeira não exceda as dimensões dos carros: 1,35m de vão de acesso, 1,41m interno e 1,10 de comprimento. Quase todas as cadeiras atendem estas especificações.

O idoso com dificuldade de locomoção entrará no carro na própria cadeira de rodas e lá permanecerá até o final do percurso.

Direito de idosos no transporte: o que é preciso saber?

Muitas pessoas com limitações ou deficiência já tentaram pegar um táxi e tiveram uma corrida negada quando o motorista percebeu que era um cadeirante.

Os serviços de táxi (e aplicativos como Uber) fazem parte do sistema público de transporte e, como tal, não podem se negar a prestar transporte para cadeirantes. Infelizmente, nem todos os taxistas ou motoristas de aplicativo respeitam isso.

Um motorista que se recusa a fazer uma corrida a um idoso (cadeirante ou não) está infringindo a legislação. Acreditamos que, tão importante quando reclamar, é oferecer alternativas dignas que coloquem o poder de decisão nas mãos do idoso/cadeirante.

Quer saber mais detalhes sobre o transporte para cadeirantes?

Confira nesta reportagem do SBT.

Gostou desse artigo sobre transporte para cadeirantes? Talvez os artigos abaixo possam lhe interessar.

Raio X domiciliar para idosos – serviço útil particularmente para acamados e pessoas com dificuldades de locomoção

Cuidador de idosos pode usar celular no trabalho?

Existe seguro 24h/dia contra faltas de cuidadores de idosos? É possível garantir que seu familiar nunca fique desatendido? Sim! (leia e confira)