Motorista particular para idosos: 3 opções para quem precisa se deslocar e não tem como dirigir

Se a sua família considera contratar um motorista particular para idosos, leia o artigo de hoje para conhecer alternativas. Se optar mesmo por contratar um funcionário, saiba qual a maneira correta de fazê-lo no Blogdocuidado.

Leia mais:

Existe diferença entre velho e idoso?

Cuidados paliativos em idosos: 4 dúvidas comuns de familiares e cuidadores

Atenção se você contrata cuidadores de idosos: campanha do Ministério do Trabalho fiscaliza quem contrata irregularmente

Motorista para idosos

Quando uma pessoa envelhece, uma das primeiras limitações percebidas é aquela relacionada ao deslocamento. Muitos idosos compreendem que os reflexos ficam mais lentos, e dirigir se torna mais difícil, quando não um risco.

Em função disso, os próprios idosos ou os seus familiares buscam alternativas para os deslocamentos cotidianos, e o motorista particular para idosos é, muitas vezes, a primeira opção pensada por quem tem condições de pagar por ele.

Acontece que nem sempre essa é a melhor alternativa.

A seguir, confira nossas 3 opções para quem precisa se deslocar e não tem como (ou prefere não) dirigir.

Aplicativos de transporte

O Uber ou o 99 são utilizados largamente por qualquer faixa etária, inclusive por idosos. Extremamente cômodos e práticos, estes Apps facilitam a vida de quem considera ter um motorista particular para idosos mas prefere não ter que se preocupar com carro, manutenção e contratação de funcionários.

Uma barreira para a utilização desses serviços é o uso do celular. Um familiar, o porteiro, um cuidador de idosos profissional podem ser alternativas: a maioria dos cuidadores não terá dificuldade para pegar o celular e fazer o pedido.

Algumas empresas de cuidadores, como a Acvida, oferecem o serviço de supervisão do idoso, e dentro desse serviço está incluído chamar e gerenciar aplicativos de transporte. Na Acvida, inclusive, cobramos tudo numa fatura mensal única, de modo a evitar a exposição dos dados de cartão de crédito do idoso a terceiros, o que aumenta a segurança e traz mais controle aos familiares responsáveis pelo idoso.

Motorista para idosos cadeirantes

Se o idoso tiver uma condição de mobilidade mais restrita, como os cadeirantes, existem empresas que prestam transporte sem a necessidade de se deixar a própria cadeira de rodas. Um exemplo é a Mobilidade.net, que oferece veículos com adaptações em que os cadeirantes podem ser transportados seguramente sem a necessidade de serem retirados da cadeira para o assento do carro.

Outra vantagem deste tipo de serviço deriva de um desrespeito à lei: infelizmente, muitos taxistas cancelam corridas quando percebem que quem chamou foi um cadeirante. Apesar de ilegal, a prática ainda acontece com alguma frequência em todo o Brasil. Com um carro adaptado e um motorista treinado, esse absurdo não irá acontecer.

Motorista particular para idosos: seus próprios cuidadores

Não é vedado ao cuidador de idosos dirigir um automóvel familiar, ou usar o seu particular com o idoso que o contrata (desde que devidamente remunerado neste último caso).

Porém, em função dos riscos e responsabilidades legais associadas, incluindo a responsabilidade patronal sobre eventuais acidentes e indenizações de vítimas, a maioria das famílias prefere não correr o risco de dar a direção a um motorista particular para idosos.

Mas se a sua família optar por contratar um motorista particular, é importante prever algumas situações.

A primeira é que o carro tenha seguro, e que o seguro preveja que quem vai dirigir não é o proprietário, e sim o cuidador ou motorista contratado. A cobertura deve incluir sinistros (indenizações) com terceiros.

Outro detalhe importante é que o contrato de trabalho daquele funcionário preveja que ele vai trabalhar como cuidador motorista, inclusive.

Por fim, no caso do carro ser do funcionário, é importante ter um contrato formal que especifique como vão ser arcados os gastos com gasolina, manutenção do veículo, de quem será a responsabilidade do seguro, dentre outros detalhes.

Se precisar de ajuda para responder as questões legais que decorrem da contratação de um motorista particular para idosos, clique aqui.


Gostou de conhecer mais detalhes sobre um motorista particular para idosos? Talvez os seguintes assuntos possam lhe interessar:

Vale a pena preservar a memória do idoso para as próximas gerações

O que uma cuidadora de idosos faz no dia a dia?

Benefícios em contratar um cuidador de idosos: porque vale a pena receber ajuda profissional

Respostas de 9

    1. Sou formado em Auxiliar De Enfermagem, atualmente trabalho como cuidador de idosos e motorista ,EXP =14 anos em hospital e residencia ,

  1. Eu sou Campinas sp, aposentado do serviço público, tenho 62 anos,trabalhei 25 anos como motorista de autoridades, estou querendo trabalhar como motorista acompanhante para idosos ,Também tenho muita experiência em administrar a manutenção e segurança da casa de idosos que precisarem. Serviços contínuo ou em dias da semana.

  2. Gostaria de trabalhar como motorista, e acompanhante de idosos, como passeios, compras e nessesidades especiais de ida a consulta por exemplo.
    Disponível aos finais de semana

  3. Eu tenho um grande interesse de ser motorista particular para idosos, pelo simples fato de tem familiares que passam uma boa parte do dia trabalhando e não tem o devido tempo para poder dar o suporte ao parente idoso, por isso eu tenho esse interesse em ser um motorista particular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário e nossa equipe entrará em contato com você