Como evitar o Mal de Alzheimer: o consumo de vinho pode ser efetivo para proteger o cérebro? Queijos também podem ajudar? Especialistas dizem que sim (com moderação). Brinde e proteja sua família com nossas receitas especiais de final de ano (em vídeo).
Confira também nossa mensagem de Natal e Ano Novo para todos os leitores do Blogdocuidado.
Conteúdo
ToggleComo evitar o Mal de Alzheimer
O consumo de vinho tinto, numa estratégia de como evitar o Mal de Alzheimer, é sugerido por entusiastas da bebida em todo o mundo há tempos, mas ainda não existia uma receita para o consumo.
Segundo estudos da Iowa State University, nos EUA, liderados pelo professor Auriel Willette, “comer queijo com responsabilidade e beber vinho tinto diariamente” é a fórmula.
O que comer para evitar o Mal de Alzheimer
Dica Acvida cuidadores: confira nossa receita de caponata de beringela, que é muito saudável e vai muito bem com queijos e vinhos.
Como prevenir o Mal de Alzheimer
O pesquisador e sua equipe analisaram o desempenho dos voluntários em testes cognitivos realizados em três momentos ao longo de 10 anos para chegar a esta conclusão.
Os participantes dos testes também responderam sobre hábitos de consumo de comidas e bebidas. Foi avaliada a regularidade da ingestão de itens diversos tais como frutas, vegetais, peixes, carnes, queijos, cereais, café, cerveja, vinho tinto, vinho branco e champanhe.
Três resultados chamaram a atenção da equipe sobre como evitar o Mal de Alzheimer. O queijo mostrou ser o alimento mais protetor contra problemas cognitivos relacionados à idade, mesmo nos voluntários em idade avançada. E a ingestão diária de vinho tinto foi relacionada a melhorias na função cognitiva.
Os resultados foram divulgados no Journal of Alzheimer’s Disease (publicação especializada sobre o tema) e encorajou os entusiastas do consumo de vinho tinto numa estratégia de como evitar o Mal de Alzheimer.
Prevenção contra Alzheimer
Os estudiosos reforçam que são necessárias novas investigações para saber o quanto o perfil socioeconômico dos voluntários pode ter influenciado os resultados obtidos, mas ratificam a importância de bons hábitos alimentares para uma boa qualidade de vida na terceira idade.
Vale lembrar que excessos alimentares e a ingestão descontrolada de álcool podem ter efeito contrário, comprometendo a qualidade de vida de idosos e a saúde cerebral.
Álcool em excesso é reconhecidamente um fator de risco para demências. E para citar outro problema do consumo excessivo de bebidas, há um risco ampliado de quedas quando se está embriagado, acidentes estes que aumentam a possibilidade de complicações decorrentes de fraturas ósseas.
Idoso no Natal
Independente do consumo de vinho tinto numa estratégia de como evitar o Mal de Alzheimer, estimule o idoso a participar da ceia também na preparação das receitas. Quer outra receita saudável, fácil, e muito saborosa para celebrar com seus parentes idosos no Natal? Confira nossa sugestão de batata rústica caseira:
Idosos no Natal: a importância de passar o Natal com a família
Aproveite as festividades de final de ano para reunir a família, sempre com respeito aos protocolos de segurança exigido pela pandemia de Covid-19 (que ainda não passou).
Relembrar é viver
Ao longo do ano trouxemos artigos e conteúdos que enfatizaram a importância da convivência de toda a família com o idoso. Confira alguns depoimentos que a Acvida Cuidadores recebeu ao longo dos anos, e que coroam nosso trabalho!
Para conferir mais depoimentos emocionantes de familiares, cuidadores e idosos no Natal, clique aqui.
Conheça também as mensagens de final de ano que já disparamos ao longo de nossa jornada.
2023
2022
Nossos clientes e cuidadores receberam um panettone ou um livro do fundador da Acvida, Adriano Machado, que assina sua primeira história de ficção com o pseudônimo de Ax Colt.
2021
Naquele ano trouxemos um presente artesanal para todos os nossos clientes e funcionários, produzido pelo apicultor Paulo Machado, um jovem senhor que na época tinha 71 anos, cuja mãe viveu até os 101 anos.
Saiba mais sobre sua história em nosso artigo sobre a qualidade de vida dos idosos.
O senhor Paulo, a quem a ideia do consumo moderado de vinho tinto contra o mal de Alzheimer é bastante simpática, também sugeriu o consumo de mel de abelhas contra o mau humor 🙂
Adoce a vida!
2020
2019 e 2018
2017
2016
“Ao longo do ano postamos muitas mensagens, gravamos muitos vídeos, e desta forma a Acvida se torna familiar muito além de onde nos encontramos fisicamente. Assim, a maioria de nossa audiência nunca viu quem de fato faz a Acvida nos bastidores. Neste final de ano, resolvemos gravar uma mensagem para mostrar a todos quem são as caras e os corações que trabalham com muita dedicação e carinho para trazer “conforto e segurança” para a sua família.“
Adriano Machado, fundador da Acvida Cuidadores
A Acvida foi fundada em 2012, mas infelizmente não temos temos registros das mensagens de final de ano de 2012 a 2015 🙁
Desejamos um feliz Natal, um ótimo 2023, e que nossos leitores considerem como evitar o Mal de Alzheimer com algumas taças de vinho tinto (com moderação) durante todo o ano!