O hospital de transição surgiu para desafogar os ambientes hospitalares no caso em que pacientes de saúde frágil, ou crônicos, saem de um hospital convencional e precisam dar continuidade aos cuidados. Conheça esta e outras opções de atendimento para idosos dependentes.
Saiba mais sobre o tema com perguntas enviadas por nossos leitores.
Conteúdo
ToggleO que é um hospital de transição?
Via de regra, um hospital de transição é uma instituição capaz de promover cuidados especializados para pacientes frágeis, porém com horizonte de internação definido.
O objetivo ao internar o paciente é justamente o de completar o período de convalescença e de recuperação, além de ajudar a otimizar a capacidade funcional preparando o paciente para os cuidados paliativos em domicílio após a alta hospitalar.
Como o hospital de transição funciona?
O hospital de transição é uma instituição que conta com uma equipe de multiprofissionais e médicos treinados para atender aos pacientes que possuem doenças degenerativas, são idosas ou tem condição crônica.
Fisicamente, é semelhante a uma instituição hospitalar tradicional.
Qual o objetivo do hospital de transição?
O hospital de transição possui como objetivo principal a promoção de cuidado interdisciplinar especializado para pacientes que estão em reabilitação e são crônicos. É uma alternativa temporária ao Home Care para pacientes que ainda não possam receber cuidados em casa.
O paciente fica sempre na unidade de transição?
Pensando num paciente frágil ou crônico, que esteja em franca recuperação numa unidade hospitalar tradicional, em que se deseje minimizar os riscos associados às longas internações (como uma maior incidência de infecção hospitalar), o hospital de transição pode ser uma boa indicação para a evolução do paciente. Converse com seu médico de confiança.
Existe hospital de transição de longa permanência?
Não, pois estes espaços são preparados para atender as necessidades de pacientes que precisam de cuidados, acompanhamento médico, e atendimento multidisciplinar 24 horas por dia durante alguns meses ou semanas.
Se esses mesmos pacientes não carecem de uma infraestrutura hospitalar de alta complexidade, a permanência no hospital de transição pode ser uma alternativa de acordo com seu quadro e possibilidades de recuperação.
Home Care ou hospital de transição: qual é o melhor?
Esta é uma escolha que a equipe médica deve fazer em conjunto com a família, sempre pensando no bem estar do paciente. Via de regra, sempre que for possível permanecer em casa, é recomendável que se proceda desta maneira.
Para entender mais sobre o tema, sugerimos a leitura dos seguintes tópicos:
Cuidador pode acompanhar no hospital de transição?
A presença de um cuidador profissional ou familiar, assim como em unidades hospitalares tradicionais, é essencial para a boa recuperação física e psicológica, em especial de pacientes idosos e doentes crônicos.
Para saber mais sobre os perfis de cuidadores e acompanhantes de idosos mais adequados para cada caso, clique aqui.
Respostas de 3
Estou passando momentos difíceis com minha esposa. Ela tem 83 anos e eu com 87. Ela tem diversas comodidades, como DPOC, total falta de equilíbrio e autonomia, sempre dependente de cuidadora. Levou um tombo há 3 dias fraturando a coluna lombar hj na UTI do Hospital Evangelico. Preciso de ajuda
Minha esposa 83 anos, eu 87 anos. Ela tem diversas comodidades, inclusive DPOC falta de equilíbrio, caiu fraturou a coluna. Está na UTI do Hospital Evangelico. Preciso de ajuda
Olá Victor, acredito que podemos lhe ajudar, entre em contato através de acvida.com.br/quero-um-cuidador