Um serviço profissional de transporte para cadeirantes pode ajudar idosos e outras pessoas com necessidades especiais a ir à consultas médicas, fazer compras, ou mesmo assistir a um filme no cinema. Saiba mais no Blogdocuidado.
Leia também:
Não contrate um cuidador de idosos antes de ler isso!
Conteúdo
ToggleIdoso com dificuldade de locomoção
As alternativas para os idosos com dificuldade de locomoção sem veículos próprios, e outras pessoas com redução de mobilidade, são em geral:
- Utilizar uma ambulância ou assemelhado;
- Utilizar um carro comum como táxi, Uber ou afins, onde será necessário sair de sua cadeira de rodas para o embarque/desembarque.
Nada prático!
O aplicativo Mobilidade.net permite realizar o transporte dessas pessoas em suas próprias cadeiras de rodas com motoristas especializados neste tipo de paciente, um grande diferencial.
Transporte para cadeirantes feito simples: conheça o mobilidade.net
O Mobilidade.net foi desenvolvido pelo médico ortopedista Antônio Victor Paes de Vasconcelos. O foco de seu atendimento são os portadores de deficiência permanente ou passageira, e idosos com dificuldades de locomoção.
Carros adaptados para transportes de cadeirantes
Confira como são os carros adaptados para transportes de cadeirantes da Mobilidade.net.
O serviço de transporte é sempre prestado por motoristas habilitados e com treinamento especializado.
Mais detalhes sobre o transporte de cadeirantes no vídeo abaixo.
Os veículos adaptados de transporte para cadeirantes não exigem que o passageiro saia da cadeira para embarque e desembarque, tampouco para permanência no veículo. O preço das corridas não é muito diferente de um serviço de táxi convencional, e todos os motoristas são particularmente capacitados para lidar com as especificidades daquele público.
O serviço funciona inicialmente em Brasília-DF, e é possível pedir um carro por telefone (Whatsapp), através de seu site ou pelo aplicativo para Android ou iOS (iPhone).
Transporte de cadeirantes descomplicado
Abaixo, preparamos um perguntas e respostas para servir de guia àqueles que ficaram curiosos ou podem eventualmente precisar dos serviços.
Transporte para cadeirantes: dúvidas dos leitores
Quem responde é o Dr. Antônio Victor, ortopedista e sócio fundador da Mobilidade.net.
Como funciona o transporte de idosos, com redução de mobilidade, de forma segura?
Na Mobilidade.net, o transporte para cadeirantes, idosos ou mesmo qualquer pessoa com redução de mobilidade, não exige a complicada transferência da cadeira de rodas para o banco do veículo.
O carro de transporte possui rampa para entrada e o passageiro permanece em sua própria cadeira de rodas, sendo transportado com total segurança afixado por cintos que atendem aos critérios exigidos pelo órgão regulador (DETRAN).
O serviço de transporte é prestado por um motorista habilitado e com treinamento exclusivo para locomoção de passageiros nestas condições.
O motorista pode deixar o veículo?
O condutor não está autorizado a sair do veículo para além do embarque e desembarque. Caso o passageiro não possa se locomover sozinho até o carro, deverá solicitar a presença de uma pessoa que seja capaz de lhe auxiliar durante todo o trajeto, como um familiar ou cuidador de idosos profissional.
É necessária cadeira para transporte de cadeirantes e idosos?
Não são necessárias adaptações desde que a cadeira não exceda as dimensões dos carros: 1,35m de vão de acesso, 1,41m interno e 1,10 de comprimento. Quase todas as cadeiras atendem estas especificações.
O idoso com dificuldade de locomoção entrará no carro na própria cadeira de rodas e lá permanecerá até o final do percurso.
Direito de idosos no transporte: o que é preciso saber?
Muitas pessoas com limitações ou deficiência já tentaram pegar um táxi e tiveram uma corrida negada quando o motorista percebeu que era um cadeirante.
Os serviços de táxi (e aplicativos como Uber) fazem parte do sistema público de transporte e, como tal, não podem se negar a prestar transporte para cadeirantes. Infelizmente, nem todos os taxistas ou motoristas de aplicativo respeitam isso.
Um motorista que se recusa a fazer uma corrida a um idoso (cadeirante ou não) está infringindo a legislação. Acreditamos que, tão importante quando reclamar, é oferecer alternativas dignas que coloquem o poder de decisão nas mãos do idoso/cadeirante.
Quer saber mais detalhes sobre o transporte para cadeirantes?
Confira nesta reportagem do SBT.
Gostou desse artigo sobre transporte para cadeirantes? Talvez os artigos abaixo possam lhe interessar.
Respostas de 4
Boa tarde,
Tenho muita dificuldade em transportar minha mãe de 94 anos, com sequelas de AVC hemorrágico. Ela te 1,42 de altura e 50 kilos. E cada vez que tenho que sair com ela no carro é um problema. O cinto de seguranca fica pegando no pescoço e tenho que fazer adaptações. Já procurei assento de elevação para resolver esse problema, mas todos que encontro são apenas infantis. Gostaria de saber se tem alguma linha de assentos de elevação para pessoas de baixa estatura e com problemas de locomoção.
Atenciosamente,
Cristina
Olá Cristina, por favor entre em contato conosco através de https://acvida.com.br/contato
Bom dia
Preciso de uma orientacao urgente.meu esposo teve covid e consequência perdeu movimentos pernas e bracos . ele e obeso e não encontro aqui em juiz de dora um carro adaptado que caiba a caeeira. O que vcs me orienta ? Por favor responda
Olá, recomendamos entrar em contato com nossos parceiros, para verificar se a atendimento na sua região.