Como planejar a alimentação do idoso (com 12 dicas de receitas gostosas e fáceis de preparar em vídeo)

O planejamento da alimentação do idoso é tópico obrigatório para cuidadores e familiares. Conheça sugestões para o planejamento da rotina, dicas de cardápio, boas práticas para desintoxicação corporal através da alimentação, além de outros temas relacionados à alimentação na terceira idade.

Ao longo do artigo, traremos dicas e sugestões para melhorar a vida dos mais velhos e para facilitar a dos cuidadores e familiares, inclusive com receitas em vídeo, como esta a seguir.

Dica 1: Café da manhã para idoso diabético

Que tal um café da manhã para idoso diabético saudável e prático? Uma vitamina de abacate com proteína pode ser uma ótima opção.

Cuidado na alimentação do idoso

Uma alimentação equilibrada pode prevenir e controlar várias doenças, isso é consenso entre especialistas.

Uma das principais funções do cuidador de idosos é servir e preparar a alimentação para a pessoa idosa. Dessa forma, o cuidador tem grande parcela de responsabilidade na manutenção da saúde de quem ele/ela cuida.

Cronograma alimentar do idoso

Uma alimentação saudável requer de 5 a 6 refeições diárias, entre refeições principais e lanches. A alimentação fracionada ativa o metabolismo e ajuda a equilibrar a fome e a evitar os excessos alimentares. Todos os grupos de alimentos são importantes para a nutrição:

Quais nutrientes são importantes na alimentação do idoso?

Proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais e fibras: todos estes nutrientes são essenciais na alimentação do ser humano, e não é diferente na terceira idade. O que muda quando falamos dos mais velhos são principalmente as quantidades, combinações e prioridades.

Alimentação para idosos

Antes de pensar em preparar a alimentação, devemos nos informar sobre o hábito alimentar de quem irá comer: suas preferências e costumes, intolerâncias, alergias e recomendações de profissionais de saúde.

Idosos

Os problemas de saúde dos idosos também devem ser averiguados, pois algumas doenças (senão todas!) são diretamente influenciadas pela alimentação, como diabetes, hipertensão, obesidade, intolerância ao glúten ou à lactose, etc.

As quantidades, os horários e a frequência das refeições também são fundamentais para verificarmos se os hábitos alimentares estão de acordo com o quadro de saúde que o assistido apresenta.

O que pode variar na refeição é a composição de cada um deles.

Quais são os alimentos mais indicados para a saúde do idoso?

No caso de pessoas saudáveis, todos esses tipos de alimentos devem estar disponíveis diariamente:

  • Vegetais: verduras, frutas, legumes e leguminosas;
  • Carboidratos: pães, cereais, arroz, batata-inglesa, batata-doce, batata-baroa, inhame, cará, milho, mandioca, macarrão;
  • Proteínas e gorduras: carne de gado, aves, peixes e porco, ovos, leite e derivados (queijos, iogurtes, coalhadas), dentre outros.

Dica 2: Receita para abrir o apetite do idoso

Confira uma receita com bastante proteínas para abrir o apetite do idoso. Faça a preparação de uma torta de grão-de-bico macia e saborosa, muito nutritiva, e ainda por cima fácil de fazer.

Confira a dica da nutricionista Renata Guirau sobre o consumo de proteínas.

Para obter proteína suficiente, devemos consumir feijões, laticínios, ovos e carnes. Eles ajudam na produção saudável de células imunológicas. Os iogurtes naturais, Kefir e Kombucha, são ótimas opções para ajudar na flora intestinal, o que (também) reforça a imunidade.

O uso de temperos e os hábitos regionais também devem ser respeitados no momento de preparar a alimentação do idoso.

Como montar uma dieta saudável para idosos?

Lembre-se da velha dica do prato colorido: um prato recheado de verduras cozidas e cruas, contemplando alimentos de diversas cores, é sempre uma boa pedida para balancear as refeições.

Vitaminas para idosos

Quais são as recomendações de alimentação para idosos?

Confira abaixo mais dicas de receitas gostosas, saudáveis e simples de preparar para idosos de todos os gostos e condições.

As preparações não estão apresentadas em ordem consumo sugerido (café da manhã, lanche, almoço, jantar…).

Dica 3: Cardápio de café da manhã

Que tal um cardápio de café da manhã com mais opções? Ingredientes: banana da terra, creme de amendoim e ovos. É forte demais como alimentação do idoso!

Dica 4: Café da manhã saudável para idosos

Outra opção que trazemos de café da manhã saudável para idosos é preparar um iogurte natural com aveia e frutas.

Dica 5: Lanche para idosos

Procurando novas ideias de lanches para idosos? Confira neste vídeo uma opção de chocolate cremoso para ser consumido a qualquer hora!

Dica 6: Lanches rápidos para idosos

Procurando novas ideias de lanches rápidos para idosos? Mingau de aveia é sempre uma ótima opção, e fica pronto em poucos minutos.

Dica 7: Café da manhã ideal para idosos

Aprenda a fazer ovos mexidos como nunca neste vídeo! Mostramos como ajustar a receita para torná-la mais amigável aos idosos, incluindo o uso de ingredientes mais macios e adição de temperos extras.

Dica 8: Jantar do idoso

Você está procurando uma receita fácil e deliciosa? Esse vídeo é para você! Aprenda a fazer uma alimentação deliciosa e nutritiva com ingredientes simples.

Dica 9: Sobremesa para idosos

Procurando uma sobremesa para idosos deliciosa e fácil de fazer? Confira nossa receita de creme de banana com cacau! Nosso vídeo super simples e delicioso irá guiá-lo.

Dica 10: Alimentação

Confira uma receita de como cozinhar feijão para evitar gases em idosos.

Dica 11: Recomendação de fibras para idosos

Acompanhe abaixo uma dica de fibras para idosos para melhorar o intestino e incluir mais vegetais de uma maneira saborosa na alimentação do idoso.

Dica 12: Lanche da tarde para idosos

Você está procurando uma receita de lanche da tarde nutritivo, delicioso e fácil de preparar para idosos? Não procure mais! Neste vídeo, compartilharemos uma deliciosa receita de panqueca repleta de nutrientes vitais e simples de fazer.

Importância da hidratação dos idosos

O consumo de água também deve ser avaliado em volume e frequência para promover a boa regulação das funções do organismo.

Idoso

Um bom parâmetro é a cor da urina: caso se apresente amarelada, mesmo que uma única vez ao dia, é sinal de que a alimentação do idoso precisa incluir mais água e outros líquidos de imediato.

A ingestão de muita água ao longo do dia, concordam os especialistas, é fundamental para o bom funcionamento do corpo. Uma boa hidratação ajuda a prevenir muitas doenças.

Adriano Machado, fundador da Acvida Cuidadores

Rotina alimentar

Os cuidadores devem planejar a rotina alimentar (alimentação do idoso) junto com os demais responsáveis (demais profissionais de saúde e familiares). Preparar e servir as refeições é uma das várias e importantes atividades de vida diária desenvolvidas pelos profissionais.

Como o preparo demanda um tempo considerável de dedicação, algumas estratégias podem otimizar a tarefa:

  • O armazenamento de alimentos pré-cozidos, higienizados e até cortados, quando for possível, ajuda muito quando se tem um tempo limitado;
  • Sugere-se ter várias opções de cardápio disponíveis, respeitando os hábitos saudáveis e a oferta de alimentos na residência: sopas congeladas podem ser ótimas opções para se deixar no congelador;
  • Aproveitar o tempo de cozimento dos alimentos para desenvolver outra atividade da rotina, como administrar medicamentos, acomodar o assistido na poltrona para aguardar a refeição, ou mesmo aferir os sinais vitais;
  • Optar por receitas práticas e saudáveis que não exijam muito tempo de preparo, por exemplo: tapiocas, cuscuz de milho, dentre outras boas opções regionais.

Para planejar e otimizar não só a rotina da alimentação do idoso, mas toda a rotina da casa e da pessoa assistida, recomendamos o uso do Diário do Cuidador disponível inclusive em versão gratuita. Confira mais no vídeo:

Higiene alimentar

É fundamental higienizar bem os alimentos e utensílios que são utilizados no preparo das refeições para evitar contaminação e prejuízos à saúde.

Vegetais que forem consumidos crus devem ficar submersos em solução de água (um litro) e cloro (uma colher de sopa de água sanitária) por 10 minutos. Antes de ser servidos, devem ser enxaguados em água corrente.

Os responsáveis pelo manuseio e preparo dos alimentos também devem ter atenção à higiene corporal adequada. Confira nossas dicas:

  • Lavar as mãos antes de cada preparação ou, enquanto na cozinha, após manusear objetos não higienizadas;
  • Manter unhas limpas e aparadas, ou luvas adequadas;
  • Usar cabelos presos e preferencialmente com redes;
  • Usar vestimenta limpa ou aventais;
  • Retirar acessórios como anéis e relógios;
  • Não conversar ao preparar ou servir os alimentos;
  • Conservar lixo em recipientes com tampa e que tenham pedal (evitar lixeiras sobre as pias!);
  • Dar preferência a materiais de fácil higienização e que não acumulem resíduos (evitar utensílios de madeira e plástico);
  • Lavar esponjas e panos com água sanitária ao final do dia de uso e deixá-los secar.

Mais informações em nosso artigo sobre a segurança alimentar do idoso.

Preparo de alimentos

Algumas dicas nunca saem de moda ao escolher ingredientes para a alimentação do idoso.

  • Devemos considerar o uso moderado de sal, açúcar, gordura e alimentos industrializados;
  • Quanto ao preparo de carnes, prefira pratos cozidos e grelhados sem adição de gordura;
  • Os temperos naturais como alho, cebola, limão, cheiro verde, ervas e azeite (não aquecido) são bem apreciados e mais saudáveis do que molhos gordurosos e industrializados;
  • Alimentos integrais devem ter prioridade de escolha entre os carboidratos.

Nutrição do idoso

Antes de finalizar, trazemos um comentário pertinente do nutricionista Daniel Novais sobre a alimentação do idoso.

De uma maneira geral, a imunidade é fortalecida (a saúde é favorecida) ao se fazer uma dieta balanceada, comendo pelo menos três frutas por dia, incluindo legumes e verduras no almoço e no jantar, e comendo peixe pelo menos três vezes por semana.