7 motivos para manter câmeras de monitoramento em casas onde trabalham cuidadores de idosos

Conheça 7 motivos para manter câmeras de monitoramento em casas onde trabalham cuidadores de idosos. É mais profissionalismo para os bons profissionais, e mais segurança para o idoso assistido.

SUA FAMÍLIA PRECISA DE CUIDADORES DE IDOSOS CONFIÁVEIS? CONTE COM A ACVIDA.

Leia também:

Tudo o que você precisa saber sobre um sistema de monitoramento de idosos por câmeras

Conheça as atribuições dos cuidadores de idosos em detalhes

7 atividades para manter os idosos ativos

Qual a diferença entre cuidadores de idosos, acompanhantes de idosos e enfermeiros de idoso?

Evitar atrasos no trabalho

Se o cuidador de idosos não está junto ao paciente nos dias e horários que ele (o idoso) necessita, irá gerar desconfortos ao paciente, inconvenientes à família ou aos demais profissionais que trabalham em equipe.

Infelizmente, não são incomuns casos em que cuidadores faltam ou se atrasam repetidamente, e ainda preenchem o ponto como se não houvessem atrasos. As câmeras podem ajudar a esclarecer tais casos e até inibí-los, ou mesmo servir de prova para um processo de demissão por justa causa.

Evitar intrigas no ambiente de trabalho

Intrigas e fofocas entre colegas de trabalho prejudicam a todos. O cuidador não deve promovê-las e principalmente não deve propagá-las, trabalhando da maneira mais discreta possível, de modo que o benefício dos cuidados ofertados ao idoso ultrapassem (vençam) o transtorno de haver alguém estranho à família na residência.

Um ambiente monitorado por câmeras ajuda a inibir as famosas “fofocas” e a colocar todos os envolvidos no cuidado para trabalhar em equipe.

Atenção: clientes Acvida tem câmeras sem custo

Oferecemos a instalação de um sistema de gravação e monitoramento do cuidador de idosos aos nossos clientes. Na maioria dos contratos, fazemos isso sem custos. Clique no botão acima e confira.

Ter um ambiente de trabalho profissional

Tratar a casa do assistido como o local de trabalho, e não como casa do próprio cuidador de idosos, é essencial. Afinal, a residência é da família e não de quem trabalha nela.

Cuidadores de idosos devem manter uma postura profissional 100% do tempo, mesmo que a família insista que o profissional deve se sentir “em casa”.

Sem dúvidas, as câmeras irão lembrar e relembrar os cuidadores a utilizar sempre os calçados mais adequados, a utilizar o uniforme, a manter a postura que se espera de um profissional.

Honrar a rotina de trabalho

“O combinado não sai caro” diz o ditado popular. Grandes conflitos nas relações entre cuidadores e familiares decorrem do desrespeito a este velho ditado.

  • Há uma rotina? Execute.
  • Sujou? Lave.
  • Combinou? Cumpra.

Pode ser cansativo ao empregador acompanhar cada detalhe, e os olhos das câmeras de monitoramento podem fazer isto enquanto seus próprios olhos descansam.

Melhorar o trato do cuidador de idoso com a pessoa assistida

Muitas famílias tem dúvidas sobre a forma como seus cuidadores de idosos tratam os assistidos na ausência de alguém da família. Um cuidador solícito na presença de um filho, não incomum, pode se tornar mais ríspido ao lidar com o idoso sozinho. Casos de idosos com demência são ainda piores, pois a comunicação pode ficar ainda mais complicada.

Dúvidas sobre o trato com os idosos podem ser esclarecidas facilmente com um sistema de gravação de imagens mais som ambiente, recursos que já ajudaram a evitar, inclusive, muitos casos de maus tratos.

Evitar dormir no horário de trabalho

Cuidadores de idosos só devem dormir durante o plantão se isso for expressamente autorizado pela família. Por exemplo, algumas famílias determinam que se “depois do almoço o idoso vai dormir, não há problemas se o cuidador descansar também”.

Mas isto deve ser acordado previamente e respeitar os limites da razoabilidade, de forma que não haja abuso de confiança e tampouco coloque o idoso em risco, como em casos que o cuidador não percebe que o idoso desperta e sai sozinho perambulando pela casa.

Com um sistema de monitoramento por câmeras, casos de cochilos não autorizados dificilmente irão ocorrer, e nunca passarão despercebidos.

Promover uma melhor qualidade de vida ao idoso

O cuidador deve melhorar a qualidade de vida do idoso assistido estimulando a sua independência e autoconfiança.

Em um ambiente monitorado por câmeras, familiares e bons profissionais vão se sentir mais seguros: as imagens não deixarão dúvidas sobre o que acontece na ausência da família, e todos trabalharão em prol da terceira idade.

Garanta suas câmeras de monitoramento sem custo (consulte condições):

Clique no botão acima e confira.

Leia ainda:

Como desengasgar um idoso: conheça a manobra de Heimlich

Cuidando do cuidador: cuide de quem cuida para ele(a) cuidar de quem você ama

Saiba mais sobre a ABECI (Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos)