24 de junho é o Dia Mundial da Prevenção de Quedas – como prevenir quedas em idosos

No Dia Mundial da Prevenção de Quedas, a Acvida Cuidadores alerta para as quedas em idosos – estas são uma das maiores causas de morte e de problemas limitantes, seja física ou psicologicamente, tanto em pessoas da terceira idade dependentes quanto naquelas mais independentes.

Aprenda como prevenir problemas e salve vidas.

Celebração do Dia Mundial da Prevenção de Quedas

No Dia Mundial da Prevenção de Quedas, a Acvida lista uma série de conteúdos para conscientizar e informar os mais velhos, seus familiares e cuidadores sobre o tema, com o objetivo de evitar acidentes relacionados a quedas em idosos. Confira.

Arquitetura funcional para idosos

Não compre, construa ou reforme um imóvel antes de ler nosso artigo sobre arquitetura funcional na terceira idade.

Evite imóveis com escadas: prefira aqueles com rampas ou pisos retos com revestimentos antiderrapantes e barras de apoio.

Arquiteta Anamélia Francischetti

Confira algumas dicas da arquiteta especialista para minimizar o risco de quedas em idosos: leia o material completo que a arquiteta preparou para o Blogdocuidado.

Sarcopenia em idosos

A sarcopenia consiste na perda sistêmica da massa muscular em decorrência do envelhecimento. Esse fenômeno começa a se manifestar a partir dos 30 anos de idade, quando o corpo reduz a sua produção de colágeno.

No entanto, é a partir dos 50 anos de idade que se nota a diminuição com mais clareza, pois além da queda no colágeno também há uma baixa mais acentuada de certos hormônios.

Tudo isso leva a um maior grau de dependência do idoso.

Pacientes que ainda conservem um certo grau de independência devem ser incentivados a realizar suas atividades de vida diárias, no limite de suas possibilidades, também como auxílio da manutenção dessa própria independência. O simples ato de se levantar para pegar um copo d’água, ao invés do cuidador sempre servir o idoso, já ajuda.

Enfermeira Camila Oliveira

Uma das consequências da sarcopenia é o aumento do risco de quedas em idosos, aumento este causado – principalmente – pela limitação das capacidades motoras do corpo.

Atenção à segurança no deslocamento do idoso e do cuidador

Pensar na segurança nos deslocamento através da casa, a fim de prevenir quedas em idosos, não se limita à pessoa dependente. No Dia Mundial da Prevenção de Quedas, o Blogdocuidado alerta também para o bem estar e segurança daqueles que cuidam.

No caminho(do idoso), remova tudo em que ele possa escorregar. Se ele resiste para retirar o tapete, mostre que você também poderá tropeçar. E então, se você cair, quem cuidará dele? Posicione-se sempre no sentido de demonstrar que você pode se tornar frágil também e que os cuidados são para ambos.

Marilice Costi, mestre em Arquitetura e Pós-graduada em Arteterapia para idosos

Vale a pela ler o artigo Segurança no deslocamento residencial de Marilice Costi, autora do Blogdocuidado, que desde 1996 desenvolve projetos relevantes na área do cuidado.

Quedas em idosos no banheiro

Uma pesquisa australiana sobre queda em idosos alertou que “Quebrar um osso quando se está na terceira idade gera complicações além do período do uso da tala ou do gesso… idosos que fraturam alguma parte do corpo têm o risco de morte aumentado… essa condição delicada pode durar mais de uma década.

O texto cita a importância da prevenção e da minimização de riscos para se garantir a saúde na terceira idade.

Dona Benedita já tinha quase cem anos. Um dia nos deu um susto: se levantou de madrugada e foi ao banheiro sem chamar a cuidadora. Foi cambaleante e não voltou: foi incapaz de se levantar sozinha do vaso sanitário, acabou sentada por lá até a hora em que a cuidadora despertou e a ajudou.

Adriano Machado, fundador da Acvida, num relato sobre sua avó

A família preferiu não quis pensar no que poderia ter acontecido caso ela tivesse sofrido uma queda.

A presença do cuidador minimiza o risco de quedas em idosos

Mesmo que não haja necessidade de um cuidador de idosos em tempo integral, vale considerar a presença do profissional nos horários mais críticos. O simples fato de não deixar o idoso sozinho em casa já diminui a possibilidade de que um pequeno incidente possa ter consequências mais graves.

Na mesma linha, a presença do cuidador diminui o estresse dos demais moradores da casa, que poderão dedicar sua atenção ao idoso e não apenas ao cuidado.

Explico: o cuidado inclui a oferta de medicamentos, banhos, auxílio no deambular (caminhar), todo o cuidado físico que garante as atividades de vida diárias enfim; enquanto que dar atenção é algo mais sutil, por exemplo, como manter uma conversa descompromissada, sentar-se ao lado do ente querido e abraçá-lo, ou mesmo reparar se o idoso fica mais frágil e com isso exige cuidados diferentes enquanto envelhece.

Considere contratar um cuidador de idosos profissional caso seu tempo esteja ficando escasso para dar atenção ao seu ente querido.


Gostou de saber mais sobre o Dia Mundial da Prevenção de Quedas e sobre como minimizar riscos de quedas em idosos? Leia ainda:

Queda em idosos: o que familiares e cuidadores precisam saber