Como evitar queda em idosos no banheiro

Uma pesquisa australiana sobre como evitar queda em idosos alerta que “Quebrar um osso quando se está na terceira idade gera complicações além do período do uso da tala ou do gesso…”.

Segundo os especialistas, “idosos que fraturam alguma parte do corpo têm risco de morte aumentado… e essa condição delicada pode durar mais de uma década.

Em casos mais graves, a consequência da queda pode ser a morte; não apenas pelos traumas decorrentes do acidente, mas também pelas consequências indiretas que este pode trazer. Isso explicita a importância da prevenção e a minimização de riscos para se garantir a saúde da terceira idade.

Como evitar queda em idosos

Para evitar quedas da própria altura com 100% de eficácia, só tem um jeito: não permitir ao idoso deambular (andar). Assim, deixamos claro que toda medida preventiva tem por objetivo a mitigação (minimização) de riscos, pois uma pessoa saudável precisa se manter em movimento.

Adaptações ambientais para prevenir quedas em idosos

É importante citar que para minimizar a possibilidade de acidentes tipo queda em idosos, não cabe apenas adequar o ambiente, por exemplo, retirando tapetes e colocando barras em banheiros. É preciso garantir a oferta adequada de cuidados paliativos àquelas pessoas incapazes de realizar o autocuidado.

Deve-se tornar a presença de cuidadores mais frequente, sejam estes profissionais ou não (como familiares).

Mesmo que não haja necessidade de um cuidador profissional, o simples fato de não se deixar o idoso sozinho em casa já diminui a possibilidade de que um pequeno incidente possa ter consequências mais graves.

Quedas

O caso a seguir ocorrer com Dona Benedita, avó do fundador da Acvida Adriano Machado.

A idosa tinha quase cem anos e demorou a se acostumar à presença de cuidadores em casa. Um dia, levantou de madrugada e foi ao banheiro sem chamar a cuidadora.

Acontece que não foi capaz de se levantar sozinha, e acabou sentada no vaso sanitário até a hora em que a cuidadora despertou e a ajudou. A família preferiu não pensar no que poderia ter acontecido caso ela tivesse insistido em se levantar por conta própria.

Situações como esta são muito comuns e geram riscos diários a milhões de idosos no mundo inteiro. A prevenção é a melhor solução.

Exercícios para prevenir quedas em idosos

A fisioterapia é importante para a prevenção de quedas, manutenção e/ou recuperação da agilidade, força e equilíbrio, principalmente nos idosos que já tem algum tipo de limitação para a locomoção. Tais problemas geralmente são causados ou agravados por doenças, ou após uma queda ou fratura.

No vídeo abaixo mostramos exercícios que ajudam no equilíbrio do idoso, acompanhe abaixo:

Os exercícios fisioterapêuticos são úteis para a preservação e reabilitação da força muscular e coordenação motora.  Alguns exercícios são comumente indicados como tai-chi-chuan, alongamentos diários, exercícios passivos e ativos, caminhada rápida e musculação.

Os exercícios na água (hidroterapia) também são muito recomendados, pois oferecem os benefícios sem sobrecarregar os músculos e articulações, embora com intensidades mais baixas (fracas para pessoas mais jovens e saudáveis).

Idoso

Além de ofertar tais atividades para promoção da saúde, o fisioterapeuta também exerce função fundamental na segurança do idoso e prevenção de acidentes e lesões.

Prevenção

Caso real: uma família em Brasília quis fazer uma adaptação no banheiro para a colocação de barras, querendo gerar um ambiente mais seguro para um idoso de 92 anos. Contudo, sem nenhuma orientação profissional, comprou o equipamento da foto abaixo, que é preso somente na tampa do vaso sanitário e inadequado ao uso de idosos dependentes.

Cuidado com quedas do idoso no banheiro

O idoso, ao se levantar após a utilização, se desequilibrou ao apoiar na barra, barra esta que não possuía uma fixação adequada. O equipamento quebrou a tampa do sanitário e o idoso acabou caindo, batendo com a cabeça e fraturando o úmero (osso do ombro).

O produto que deveria gerar segurança e evitar queda no idoso acabou provocando uma. Havia ainda o risco de quebrar o sanitário e provocar outras lesões ainda mais graves ao usuário, o que por sorte não ocorreu.

Sempre que houver a necessidade de adaptar um ambiente, peça orientação a um profissional, como um fisioterapeuta especializado na atenção à terceira idade.

Cinco dicas para adaptação do banheiro residencial ao uso do idoso

A seguir, trazemos algumas sugestões em caráter geral para promover um ambiente mais confortável e seguro dentro de casa.

Uso de barras

Instalar barras fixas (por parafusos) próximo ao vaso sanitário e chuveiro com altura entre 1,10 a 1,30 metros de altura.

Assento de elevação

Instalar elevação fixa no sanitário 10 centímetros acima da altura padrão.

Tapetes antiderrapantes

Usar tapetes antiderrapantes, de preferência com cor diferentes do piso e das louças do banheiro, para melhor visualização. No chuveiro, utilize preferencialmente modelos com ventosas.

Box

Deixar a abertura do box com 80 cm de largura na área do chuveiro e também na saída. Considere retirar o box se isto não puder ser feito. Evite box de vidro.

Cadeira de banho

Utilizar assento para banho com banco dobrável, hastes metálicas e borracha para fixar no piso. Ou uma cadeira de banho de aço inox.