Um lar para idosos não deve ser um lugar solitário, pelo contrário, deve ser um local de atenção e interação constante entre idosos, familiares e profissionais de saúde. Saiba mais sobre lares para idosos no Blogdocuidado.
Leia também:
Lar para Idosos: conheça essa opção de moradia
O que é e como funciona um lar para idosos
Lar para idosos: 5 passos para escolher um lar para idosos ideal
Conheça a Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos
Os residentes, na verdade, raramente ficam sozinhos, uma vez que a maioria dos lares para idosos contam com vários profissionais da saúde além dos idosos que ali também habitam. Confira.
Conteúdo
ToggleRotina no lar para idosos
Ao longo do dia, a rotina dos idosos é recheada de atividades, afinal, os lares para idosos visam deixá-los entretidos, ensiná-los coisas novas e fazer com que eles se mantenham sempre ativos.
Atividades
Muitos lares para idosos, por exemplo, possuem um local especialmente feito para que seus hóspedes interajam uns com os outros das mais diversas formas, podendo ser por meio de atividades de recreação, jogos, rodas de conversas, oficinas de terapia ocupacional, oficina de artes e artesanato, pintura, bordado, jardinagem, culinária… enfim, são muitas possibilidades.
Exercícios físicos
Para manter a saúde do idoso, ainda existem também as atividades que promovem a prática de exercícios físicos, que claro, são feitos com supervisão de profissionais qualificados e apenas após a aprovação médica.
Os exercícios mais comuns nessa área são as danças ou a fisioterapia, essenciais para manter o corpo ativo, a circulação em dia e promover a sensação de bem-estar no idoso.
Bons lares para idosos também dispõe de equipe multidisciplinar para acompanhar a qualidade de vida do residente, que faz exames regularmente a fim de ver como está a sua saúde, o que torna mais fácil a detecção de possíveis doenças já em sua fase inicial, quando as possibilidades de tratamento aumentam.
Lar para idosos: mais atenção e menos acidentes
Além dos benefícios acima citados, um bom lar para idosos diminui as chances de acidentes domésticos, uma vez que muitos idosos comumente vivem sozinhos em suas casas, já que seus filhos se casaram e muitos já perderam o companheiro, e isso aumenta a incidência dos acidentes quando não há cuidadores particulares disponíveis.
Outro causador de acidentes domésticos são as quedas por incapacidade física, que afeta quase todas as pessoas na fase avançada da vida. Mas, se o idoso estiver em um lar para idosos, diminui-se muito o risco de ocorrência em relação à indivíduos que fiquem sozinhos em casa, considerando o monitorado 24 horas por dia.
Resumo
Esclarecido o funcionamento básico de um lar para idosos e a quantidade de benefícios que podem oferecer, tanto para o idoso quanto para os familiares, que ficarão despreocupados ao saber que seus entes queridos estão sendo bem cuidados, vale a pena considerar a opção de sua família: ter a comodidade de um cuidador de idosos particular, ou levar seu ente querido para um lar de idoso qualificado.
A Acvida pode ajudar sua família em qualquer que seja sua opção, oferecendo conforto e segurança para a família!
Quer saber se um lar para idosos é confiável mas não tem referências? Consulte a Abeci (Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos).
Uma resposta
Meu pai tem 70 anos portador de Alzheimer, minha mãe também é idosa de 70 anos, não temos o apoio de ninguém para os cuidados com o idoso, preciso de ajuda urgente, não suportamos mais, eu e minha mãe estamos ficando doentes também, precisamos de ajuda!!!!