A estimulação cognitiva para idosos é essencial na manutenção ou recuperação da independência funcional

Saiba como a estimulação cognitiva para idosos pode ser incluída nas atividades de rotina dos idosos, com grandes benefícios para a qualidade de vida na terceira idade.

Ao longo do artigo, traremos vídeos com sugestões de atividades para manter os idosos ativos, como no vídeo a seguir: conheça sugestões de atividades para manter os idosos ativos em uma academia da terceira idade ao ar livre..

Estimulação cognitiva para idosos

Convém sempre estimular a pessoa assistida (o idoso) a desempenhar todas as atividades diárias de rotina e prazer. A vida não precisa apresentar apenas obrigações e respostas às necessidades fisiológicas.

As lembranças das nossas experiências, histórias e vivências trazem consigo os sentimentos que tivemos na ocasião, além de exercitar nossa memória.

Importância da estimulação cognitiva para idosos

Algumas atividades, desde as mais básicas, são importantes para manter as funções que vão se prejudicando com a idade. Os nossos sentidos (visão, olfato, paladar, audição e tato), a nossa memória, a capacidade de abstração, de criar e organizar as ideias, são as principais atividades cerebrais que se alteram com a velhice.

O corpo precisa se manter ativo para funcionar bem: se ficar parado, igual ao carro antigo que foi deixado de lado há anos e nunca mais foi usado, enferruja e deixa de funcionar. O mesmo pode acontecer conosco, mesmo em intervalos bem mais curtos. Daí a importância da estimulação cognitiva para idosos.

O cuidador de idosos não deve fazer tudo pelo idoso. Quanto mais ativa a pessoa assistida estiver, mais independente ela será, inclusive na parte cognitiva.

Adriano Machado, fundador da Acvida

Estimulação cognitiva

Dica Acvida: É essencial que a estimulação cognitiva para idosos seja incluída nas atividades de vida diária, cuja responsabilidade de execução é do cuidador de idosos, de forma previsível e sistemática, através de recursos como o Diário do Cuidador de Idosos da Acvida.

A memoria é prejudicada com o passar do tempo?

A memória é uma função que geralmente fica prejudicada, particularmente nos processos demenciais. Está relacionada ao aprendizado, às nossas experiências anteriores, ao conhecimento que temos para traduzir em palavras algo que sabemos: nome de objetos (cadeira, colher); processos automáticos que executamos, como escrever e dirigir; recuperar informações armazenadas.

A memória, e consequentemente a aprendizagem, são influenciadas pela atenção (concentração sem distração ou seleção do que focar), pelo conhecimento que temos (cores, formas), e pela linguagem (escrita, fala e leitura).

As nossas funções executivas, que são nossa capacidade de perceber, raciocinar e resolver problemas, também podem ficar prejudicadas se a memória sofrer algum dano.

Por isso é tão importante a manutenção da estimulação cognitiva para idosos numa rotina diária, capaz de auxiliar a manutenção da memória, e com isso auxiliar a preservação das funções executivas.

Exemplo de atividades para idosos se manterem ativos através de brincadeiras com os netos

O cuidador pode ajudar a estimular?

De modo geral, a estimulação cognitiva para idosos pode ser efetuada através de algumas atividades conduzidas pelo cuidador, com o intuito de exercitar a memória, o raciocínio, a orientação de tempo e espaço, e a melhora da marcha (o caminhar). Tudo isso vai depender das capacidades preservadas pelo idoso assistido e da sua receptividade.

A vantagem desse tipo de atividade, quando bem empregada, além de melhorar as funções cerebrais, é proporcionar uma ocupação que distraia, divirta e descontraia, e que não soe como obrigação.

Quando um cuidador de idosos interage por meio de jogos, alongamentos, desenhos, músicas, fotos antigas e histórias, faz com que seu assistido exercite várias funções importantes para o cérebro, e ainda promove momentos de relaxamento, descontração e diversão. A estimulação cognitiva para idosos é ainda mais efetiva se não parecer um “treino de academia”, mas uma parte do cotidiano.

Para avaliar o grau de preservação dessas funções cerebrais, um terapeuta ocupacional pode ser necessário para sugerir exercícios que comprovadamente ajudem a melhorar ou retardar os danos.

A seguir, sugerimos algumas atividades que podem ajudar cuidadores de idosos a interagir com seus assistidos.

Treino para ajudar no equilíbrio do idoso

Exemplo de treino para ajudar no equilíbrio do idoso, mantendo-o, assim, mais disposto e ativo em seu dia-a-dia.

Exercícios que trabalham a memória

  • Jogo da memória com imagens ou formas;
  • Responder perguntas sobre sua vida passada (nomes, lugares, datas);
  • Dar nome a objetos, partes do corpo, dias da semana, meses, estações, fatos históricos, datas comemorativas;
  • Leitura de textos curtos seguida de questionamentos sobre acontecimentos, personagens e o que eles faziam no contexto;
  • Repetir uma sequência de letras, palavras ou números.

Para trabalhar a atenção

  • Ligar os números ao dominó correspondente;
  • Escutar música prestando atenção aos diferentes instrumentos, tentando distingui-los;
  • Atividades que exijam desenvolver duas tarefas ao mesmo tempo;
  • Perguntar antes do almoço o que se tomou de café da manhã, e antes da janta relembrar o que foi almoçado;
Vitaminas para idosos

Para trabalhar o conhecimento aprendido sobre cores, objetos e formas

  • Perguntar a cor da roupa que se está usando;
  • Perguntar qual a cor de algum alimento;
  • Diferenciar objetos reais de não reais;
  • Reconhecer formas de animais, objetos, alimentos;
  • Denominar expressões faciais (raiva, medo, alegria, tristeza).

Trabalhar capacidades de movimentos

  • Realizar um movimento e pedir que o assistido o imite;
  • Identificar movimentos e gestos e seus significados (pedido de silêncio com o dedo indicador sobre os lábios, por exemplo);
  • Desenhar uma forma geométrica e pedir que ele/ela a copie;
  • Pedir com a fala ou com a escrita que ele/ela desenhe algo (uma flor, uma bola, etc.).

Trabalhar a linguagem

  • Descrever a função de objetos (carro, televisão);
  • Copiar palavras ou fazer um ditado de palavras ou pequenas frases;
  • Leitura em voz alta;
  • Citar palavras que comecem com uma mesma letra.

Trabalhar as funções executivas

  • Se situar no tempo: há quantas horas almoçou? Quando foi seu último passeio ao shopping?
  • Listar passos para executar uma tarefa: tomar banho, preparar-se para ir dormir;
  • Resolver problemas: jogo da velha, labirinto, ordenar cenas de uma história;
  • Jogar utilizando o raciocínio lógico e espacial: jogos de dominó, damas, xadrez, baralho, sudoku.

Estimulação cognitiva para idosos: conheça o TO

É importante citar que os exercícios citados acima terão pouca ou nenhuma efetividade se forem executados de forma esparsa, não programada, sem seguir qualquer tipo de sistemática.

Estimulação

Reforçamos também que as sugestões de estimulação cognitiva para idosos apresentadas neste artigo são feitas em caráter geral e não substituem a avaliação personalizada de um profissional de Terapia Ocupacional (TO)

Terapeuta ocupacional

O Terapeuta Ocupacional (TO) é o profissional de nível superior que trabalha a recuperação de pessoas com problemas cognitivos, afetivos, psíquicos, dentre outros, independente de sua origem. Consulte um profissional de sua confiança

Perguntas frequentes

Abaixo respondemos as perguntas encaminhadas por nossos leitores.

Quais são as atividades de estimulação cognitiva recomendadas para idosos?

Além das já citadas, podemos incluir os exercícios de fisioterapia para idosos fazerem em casa, como estes:

Como montar um plano de exercícios mentais para promover a saúde cognitiva em idosos?

Para um plano generalista, seguir as dicas deste artigo já será de grande valia. Para um plano personalizado, recomendamos procurar um TO (Terapeuta Ocupacional) de sua confiança.

Quais jogos e quebra-cabeças são eficazes para manter a mente ativa em idosos?

Adicionalmente, destacamos os seguintes jogos e atividades:

  • Jogo da memória com imagens ou formas;
  • Responder perguntas sobre sua vida passada (nomes, lugares, datas);
  • Dar nome a objetos, partes do corpo, dias da semana, meses, estações, fatos históricos, datas comemorativas;
  • Leitura de textos curtos seguida de questionamentos sobre acontecimentos, personagens e o que eles faziam no contexto;
  • Repetir uma sequência de letras, palavras ou números.

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