Sonda GTT
O que é sonda GTT?
13 de agosto de 2020
Quando procurar um cardiologista
Quando procurar um cardiologista?
19 de agosto de 2020
Exibir tudo

10 Alimentos diuréticos para diminuir a retenção de líquidos em idosos

10 Alimentos diuréticos para diminuir a retenção de líquidos em idosos

Os alimentos diuréticos certamente são ótimos para, de uma forma natural e saudável, diminuir a retenção de líquidos do organismo, o que pode ajudar com inchaços pelo corpo e até com problemas relacionados à hipertensão arterial, tão comuns na terceira idade.

Leia também:

Sobre a alimentação de idosos

Entenda sobre a doença de Alzheimer

Como aumentar a imunidade do idoso de uma maneira saudável

Importância da segurança alimentar

Além do mais, algumas opções de frutas e saladas acabam auxiliando no bom funcionamento dos rins, desta forma facilitam a filtragem que tal órgão faz. Vamos conferir maiores informações abaixo.

Abacaxi

Sim, o abacaxi está entre os alimentos diuréticos, além de ser um alimento capaz de ajudar na eliminação de toxinas diretamente pela urina, diminuindo bastante a retenção de líquidos. 

Ademais, é válido lembrar que esta fruta é rica em minerais e vitaminas, além de ser muito refrescante! 

Melancia

Certamente quando falamos em alimentos diuréticos, a melancia é um dos principais alimentos que idosos e todas as pessoas deveriam consumir. 

Justamente porque a melancia é composta de 90% de água, isto significa que é capaz de aumentar a hidratação da pele mais rapidamente.

Ao mesmo tempo que hidrata a pele, por justamente ter aumentado sua ingestão de água, também acelerar a queima de gorduras.

É bem comum ainda, que as pessoas façam uso desta fruta para ajudar na redução de medidas. 

Pepino

O pepino é extremamente efetivo dentre os alimentos diuréticos porque contém poucas calorias e um alto teor de água, que também são características ideais para ajudar a acabar com a retenção de líquidos nas pessoas idosas. 

Por exemplo, é possível fazer uso do pepino como ingrediente principal para então preparar uma água deliciosa, que será capaz de ajudar a eliminar o excesso de líquidos no corpo.

Ademais, a água de pepino realmente é bem diurética, e isso significa ainda que é perfeitamente capaz de ajudar na luta contra a retenção de líquidos, que também é uma das causas comuns do ganho de peso.

Uma sugestão é fazer uso de um pepino a cada 2 litros de água (água saborizada), sendo aconselhável beber esses mesmos litros ao longo do dia.

Alface

A alface é um dos alimentos diuréticos mais consumidos durante o almoço. Contém bastante água, minerais, fibras e até mesmo vitaminas. Além disso, a alface ainda é capaz de auxiliar no funcionamento do intestino, além de combater o estresse e a insônia.

Limão

Certamente o limão é um alimento com diversas propriedades benéficas para o corpo, incluindo diminuir a retenção de líquidos. Isso porque o potássio, que também está presente na fruta, é capaz de ajudar na manutenção do equilíbrio de líquidos no corpo. 

Beterraba

Quanto à beterraba, pode-se dizer que ela possui vitamina C (também presente no limão), ferro, fósforo capaz de auxiliar na prevenção da anemia. Além do mais, seu suco é diurético e completamente refrescante! 

Cenoura

Sobre a cenoura, ela é uma excelente fonte de vitamina A, sendo que a mesma é completamente capaz de ajudar na saúde da visão, cabelo, pele, e até mesmo ajuda no processo digestório. Além do mais, é perfeitamente capaz de contribuir para a desintoxicação do organismo do idoso.

VOCÊ SABIA? a cenoura é um vegetal muito nutritivo mas adaptada originalmente à climas frios; para ser plantada na maior parte do Brasil, precisou ser aclimatada.

Salsa

Saiba que as folhas de salsa são capazes de ajudar a eliminar o excesso de água do organismo? Por isso, aceleram a redução do inchaço. Comer uma salada de salsa durante a noite pode evitar que a pessoa acorde com a aparência inchada pela manhã.

Além do mais, caso prefira, durante o dia você poderá tomar chá de salsa (uma delícia).

Café

O café ajuda a diminuir o líquido do organismo, entretanto, é preciso tomar com cuidado para não em caso de hipertensão arterial.

Agrião

O agrião, quando diluído em água, acaba fazendo muito bem à saúde do idoso, ajudando também na diminuição da retenção de líquidos! 

Editorial Acvida
Editorial Acvida
O Editorial da Acvida Cuidadores é feito por nossa equipe de conteúdo, que inclui especialistas em cuidados paliativos, em administração de equipes de cuidadores e jornalistas. Seu objetivo é trazer informações relevantes a todos os envolvidos no trato das pessoas incapacitadas de realizar o autocuidado. Reuniremos artigos médicos e científicos, publicações jornalísticas relevantes, recomendações e entrevistas com especialistas, relatos de pessoas que passaram pela experiência de cuidar de um ente querido, enfim, tudo o que possa ajudar nossos leitores a trazer qualidade de vida para idosos, familiares e cuidadores.

3 Comments

  1. Bom dia. Sou diabética 2, uso glifage xr 500 3x dia. Agora em novembro 2020
    Percebi que pela quantidade de água q tomo urino pouco, +- 2lt dia.
    Estive à uns dois meses orina escura ( pouca) agora urina murcha tento dia ou noite. Pra ajudar vem constipação,usei chá de sene… tenho 67 anos(1/11/53)
    Uso tb alondipino,5mg/ cp calcio/ perdi peso obesidade atrapalhou faço
    Controle alimentação….mas minha preocupação agora é em urinar certo tb
    Evacuar normal…obg.

    • Editorial Acvida disse:

      Olá Aparecida, obrigado por acompanhar o Blog da Acvida. As orientações que fazemos tem caráter geral, ou seja, não substituem uma avaliação personalizada de um profissional competente. Por isso, sugerimos que procure um médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preciso de um Cuidador