Após três anos da pandemia da COVID-19 em que passamos por emoções afloradas, hoje podemos perceber os resquícios na saúde mental. A ameaça de morte através de um vírus fez com que muitas pessoas tivessem que rever seus planos de maneira abrupta e a se adaptar à nova realidade. Saiba quais foram os aspectos pós pandemia na saúde mental
Em que o contato físico se tornou uma ameaça, as máscaras esconderam os sorrisos, houve distanciamento, muitos casos de solidão durante a gestação, cuidadores que passaram a “morar” com os idosos assistidos, entre outras situações críticas que foram vivenciadas como normais.
Esses episódios mostraram que a saúde mental vai além de ter um transtorno psiquiátrico. Assim como doenças como o diabetes, em que se fazem necessários cuidados para prevenção, o mesmo ocorre com a nossa saúde mental.
Conteúdo
TogglePós pandemia
O pós pandemia trouxe um novo olhar para o bem estar em coisas simples, mostrando a importância do relacionamento interpessoal, de se ter um hobby, de respeitar os instantes de lazer, e dar relevância às outras áreas da vida, como por exemplo, saúde física, relacionamento familiar, trabalho, saúde financeira, enfim, enxergar o ser humano como um todo.
Ansiedade pós pandemia
Contudo, muitas pessoas estão sofrendo com a ansiedade disfuncional pós pandemia, que afeta o seu cotidiano, trabalho, relacionamentos interpessoais, alterações do sono, dificuldade de sentir e expressar as emoções.
Boicotar o lado emocional, bloquear os impulsos, ignorar os sinais do corpo e mente, nada disso vai melhorar nossa qualidade de vida. Pelo contrário!
É importante fazer a prevenção, buscar ajuda profissional quando se percebe que há um aumento do desânimo, alterações no sono e irritabilidade persistente, para citar apenas alguns sintomas.
A ansiedade não tratada pode desencadear algo tão grave quanto uma depressão, por isso a importância de se olhar para o que você sente, e sim, buscar ajuda profissional.
Psicologia não é coisa para doido!
O CVV, Centro de Valorização da Vida, realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone (188), e-mail e chat 24 horas todos os dias.
A Dra. Andréia atende pela sua clínica: contato através de seu telefone, e-mail, Facebook e Instagram.