Varizes em idosos
Tudo sobre varizes em idosos
25 de setembro de 2020
Arquitetura para idosos
Arquitetura para idosos
28 de setembro de 2020
Exibir tudo

O que problemas circulatórios causam em idosos?

Problemas circulatórios

Problemas circulatórios podem ocasionar consequências à saúde do idoso. Encontre tudo o que cuidadores e familiares precisam saber sobre o tema no Blog do Cuidado.

Leia também:

Inchaço nas pernas dos idosos: tudo o que cuidadores e idosos precisam saber

Saúde do idoso: pergunte ao especialista (dicas imperdíveis de médicos ao cuidador profissional e familiar)

Demência no idoso: o que familiares precisam saber

Como efetuar a mudança de decúbito (essencial para evitar escaras, as conhecidas úlceras de pressão)

Neste artigo, convidamos a médica Rafaella de Melo, cirurgiã Vascular e Endovascular, membra da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, a responder as dúvidas de nossos leitores. Confira.

Quais são os problemas circulatórios mais comuns em idosos?

Dra. Rafaella: O termo “problema circulatório” é muito amplo. Temos várias doenças da circulação periférica que podem acometer os idosos, tais como

  • Ateromatose (formação de placas de cálcio e colesterol) nas artérias das pernas, do abdome e nas carótidas, que pode levar à oclusão (entupimento) parcial ou total destes vasos;
  • Aneurismas (dilatações) dos vasos do tórax, abdome e membros;
  • Trombose (coágulo na veia);
  • Varizes e linfedema (inchaço ocasionado por alterações do sistema linfático).

Pergunta do leitor: Anticoagulantes são contraindicados para pessoas com problemas circulatórios?  

Dra. Rafaella: Não. Inclusive, os anticoagulantes são parte do tratamento de algumas doenças da circulação. Porém só podem ser usados sob prescrição médica, visto que não se aplica a todos os problemas circulatórios.

Pergunta do leitor: Há idosos que tem prescritos anticoagulantes por motivos pontuais (após um procedimento médico) ou mesmo por longos períodos. O que deve ser observado pelos cuidadores nestes casos?

Dra. Rafaella: Observar se o paciente está fazendo uso da dose correta (prescrita pelo médico). O esquecimento de doses, bem como doses repetidas, podem ocasionar problemas sérios.

O que são anticoagulantes?

O anticoagulante é um medicamento dito, popularmente, como capaz de “afinar” o sangue. Mesmo em doses terapêuticas adequadas, o paciente pode apresentar sinais de sangramentos ativos e/ou crônicos tais como: sangue nas fezes (em forma de sangue vivo ou escurecimento das mesmas), sangue na urina, vômitos com sangue, sangramentos às escovações de dentes, hematomas diversos ou hemorragias de difícil controle.

Todos estes sinais, se presentes, devem ser levados a conhecimento do médico assistente.

Limitação na circulação sanguínea do idoso

Pergunta do leitor: O diabetes pode levar à necessidade de amputação de membros, como dedos e pés, por limitações na circulação sanguínea. Quais cuidados devem ser observados pelos cuidadores para evitar situações como esta?

Dra. Rafaella: Observar sinais de alterações da pele, como palidez, frialdade (baixa temperatura), coloração roxa/azulada, necrose local, saída de secreções. Quaisquer sinais de feridas nos pés devem ser levados em consideração.

Muitas vezes, as lesões se apresentam como uma simples unha “encravada”, um corte ou uma pequena úlcera, mas pode ser fonte de extensão para dedos, pés e pernas, podendo originar infecção local, sepse (infecção da corrente sanguínea) e, em alguns casos, morte. 

Pergunta do leitor: Idosos que tiveram um membro amputado requerem atenção especial dos cuidadores com relação à higiene pessoal?

Dra: Rafaella: Depende do nível de amputação e estado de cicatrização do mesmo. Caso a cicatrização já esteja completa (totalmente fechada) os cuidadores não terão problemas com o membro amputado.

Porém, cicatrizes abertas (incompletas) requerem cuidados de curativos e acompanhamento com profissional de saúde habilitado.

Pergunta do leitor: Há algum tipo de massagem caseira que pode ser feita por cuidadores para auxiliar idosos com problemas circulatórios?

Dra. Rafaella: Sim. A drenagem linfática é muito útil em pacientes que apresentam problemas das veias e sistema linfáticos. Estes problemas se manifestam, mais frequentemente, como dores e inchaço nas pernas.

Agradecimentos

Agradecemos à Dra. Rafaella pela gentileza de responder às dúvidas de nossos leitores. Seus contatos seguem abaixo.

Editorial Acvida
Editorial Acvida
O Editorial da Acvida Cuidadores é feito por nossa equipe de conteúdo, que inclui especialistas em cuidados paliativos, em administração de equipes de cuidadores e jornalistas. Seu objetivo é trazer informações relevantes a todos os envolvidos no trato das pessoas incapacitadas de realizar o autocuidado. Reuniremos artigos médicos e científicos, publicações jornalísticas relevantes, recomendações e entrevistas com especialistas, relatos de pessoas que passaram pela experiência de cuidar de um ente querido, enfim, tudo o que possa ajudar nossos leitores a trazer qualidade de vida para idosos, familiares e cuidadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *