Idoso teimoso: 4 dicas para o dia a dia de quem convive com ele ou ela!

Conviver com um idoso teimoso, que se recusa a ouvir familiares e cuidadores de idosos, é uma realidade comum em muitas residências. Saiba o que pode ser feito para contornar a situação e os problemas.

Você não manda em mim! Eu troquei suas fraldas!”

Disse seu João (nome fictício) ao filho, este já sem paciência, enquanto o idoso se recusava pela terceira vez a tomar a medicação prescrita.

Dica Acvida cuidadores para lidar com idoso teimoso: Muitas vezes a teimosia tem origem na falta de interesse da pessoa assistida pelas atividades que lhe são propostas, ou em uma rotina em que ela não se enxerga incluída.

Para contornar isso, tente inserir o próprio idoso na criação/desenvolvimento de suas Atividades de Vida Diárias, por exemplo, chamando ele ou ela para preparar um lanche da tarde delicioso como este (sempre respeitando suas condições físicas e limitações):

https://www.youtube.com/watch?v=qvOzjfpH2Cw

Assista no vídeo sobre lanche da tarde para idosos também em nosso canal do Youtube.

O que fazer com idoso teimoso

Lidar com um idoso teimoso no dia a dia pode exigir muita calma e doses extras de criatividade.

Convencer um idoso a executar tarefas como tomar os medicamentos, ir ao médico, ou até mesmo fazer algum tipo de exercício, pode revelar-se uma tarefa complicada. Pior ainda é quando um familiar é o cuidador, pois os laços familiares fazem com que a resistência seja maior: santo de casa não faz milagre.

Socorro, estou com fome! Ela (a cuidadora) não me dá comida!”

Reclamou dona Joana (nome fictício) à filha, após almoçar pela segunda vez em menos de uma hora.

Como lidar com idosos teimosos e ‘rebeldes’ que se colocam em perigo

Este artigo é o resultado da listagem das perguntas que mais frequentemente aparecem para a Acvida em nossa experiência cotidiana. Acompanhe.

Porque idoso é tão teimoso?

Todos os seres humanos, em algum grau, são intransigentes com relação a seus pontos de vista e/ou convicções. Para lidar melhor com um idoso teimoso procure entender os motivos da teimosia. Esses podem ser variados, por isso é preciso ter paciência e tempo para investigar o que está por trás das atitudes do idoso teimoso.

Pode ser reflexo de um quadro de demência, resultado da confusão mental cada vez mais comum com a idade, das alterações na personalidade e de problemas de memória. Ou ainda a pessoa cuidada pode ter resistência a quem presta os cuidados.

Você sabe como lidar com idosos teimosos?

O que fazer quando o idoso não aceita ajuda?

A primeira etapa é entender o problema. Um geriatra pode ajudar a entender se é um caso patológico ou se é apenas uma questão de comportamento. Situações em que a autonegligência gera riscos para a própria pessoa são mais graves e podem precisar de intervenção, muitas vezes medicamentosa.

O que fazer quando o idoso é teimoso? Como cuidar de idosos teimosos?

Seguem algumas dicas que podemos compartilhar:

  • Saiba se colocar no lugar da pessoa que é cuidada: se pergunte por que ela age daquela forma?
  • Demonstre empatia com a condição dela: tente sempre promover atividades em conjunto que preservem sua autonomia.
  • Evite entrar em discussões e busque alternativas ao conflito, por exemplo, trazendo alguém de fora ajudar. Um cuidador externo não terá a carga emocional associada a um familiar, por exemplo.

O que fazer quando idoso não obedece?

Se for um idoso com demência, tente repetir a ação ou comando após alguns minutos; em função do quadro, muitos se esquecem do que fizeram ou falaram em pouco tempo. Se o idoso for lúcido, tente variar o cuidador ou o ambiente do cuidado, por exemplo, passando da sala para o quarto, ou de um cuidador familiar para um profissional.

Idoso teimoso: como convencê-lo a aceitar um cuidador

Como convencer o idoso a aceitar um cuidador?

Procure entender o ponto de vista dele ou dela. Compreender os motivos do idoso para recusar o auxílio, seja de parentes ou de profissionais, como cuidador ou enfermeira, é o primeiro passo para contornar o problema. Tente não argumentar e nem contrariar a pessoa, principalmente se ela se mostrar agressiva. E se “santo de casa não fizer milagre”, conversar com um psicólogo ou geriatra pode ajudar.

Como conversar e lidar com um idoso teimoso

Como conviver com pessoas que sempre foram difíceis quando estas envelhecem?

Tenha paciência e carinho! Incentive momentos de descontração. Preserve a autonomia. Tenha empatia. E lembre-se: teimosia não melhora com o tempo. Se a pessoa nunca foi fácil, não espere que isso melhore com o processo do envelhecimento (pense em um cuidador profissional!).

Porque o idoso fica ranzinza?

Ficar mal humorado(a) ou ranzinza, isolar-se e perder a alegria, nada disso é sinal natural do avanço da idade como muitos supõem. Podem ser sintomas de depressão, patologia normalmente negligenciada nessa fase da vida. Perda de apetite e alterações no peso também devem ser avaliados. Na dúvida procure um especialista e leia nosso artigo sobre depressão em idosos.

Como lidar com idoso manipulador?

Uma pessoa manipuladora, via de regra, não está acometida por demências, visto que a habilidade mental necessária para “manipular situações” está acima das capacidades de alguém com demência. Neste sentido, manipulação e teimosia são coisas diferentes, e deixaremos a questão da manipulação para um outro artigo. Deixe seus comentários ao final do artigo se este assunto lhe interessar.

Teimosos

É importante reconhecer o que pode levar um idoso a ficar teimoso, confira algumas causas comuns:

  • Ele se sente mais experiente do que você;
  • Ele sente que precisa defender a vontade própria;
  • Ele tem medo de perder sua “autoridade”;
  • Ele quer te irritar por algum motivo sentimental;
  • Ele está desenvolvendo um quadro demencial;
  • A medicação que utiliza causa efeitos colaterais indesejados;
  • Ele não consegue expressar seus desejos/vontades próprias;
  • Ele quer chamar ou ter sua atenção;
  • Ele quer ser notado no ambiente;
  • Ele está irritado, contrariado com algo e você não sabe o quê;
  • Ele quer uma coisa e você não consegue compreender o que é;
  • Ele está com dificuldades auditivas;
  • Ele está cansado e não consegue dormir;
  • Ele está em confusão mental;
  • Ele está desenvolvendo um quadro depressivo ou… está com depressão.

(Fonte: A Terceira Idade)

Algumas dessas causas podem exigir intervenção médica, por isso mesmo é altamente recomendável o acompanhamento de um médico geriatra.

Como cuidar de idosos teimosos

Pequenas atitudes do dia a dia podem fazer toda a diferença ao lidar com um idoso teimoso. Confira as dicas de nossos especialistas.

Demonstre empatia

A empatia é a habilidade que uma pessoa tem em se colocar no lugar do outro, procurando entender os motivos que o levam a ter determinados comportamentos.

Demonstrar a empatia é uma das características fundamentais de um cuidador de idosos porque é preciso entender que o idoso está passando por um momento de fragilidade, tanto físico quanto mental, e compreender o motivo de sua resistência.

Idoso teimoso

Se não houver motivo racional para a resistência do idoso teimoso, tente quebrar esta com um sorriso, com uma atitude animada, ou simplesmente se colocando ao lado do teimoso.

Respeitar os 10 mandamentos do cuidador, um conjunto de boas práticas que norteiam o trabalho do profissional, também auxilia bastante.

Promova atividades em conjunto

Uma forma de tornar a vida da pessoa idosa teimosa mais agradável e reduzir os momentos de resistência é propor algumas atividades em conjunto para que ela se sinta envolvida e motivada.

Idosos

Exercício físicos, fazer desenhos e jogos, buscar atividades para manter os idosos ativos, ou simplesmente sentar ao lado dele ou dela enquanto assiste televisão podem ser alternativas. Mas atenção: nada deve ser forçado.

Lá em cima pega mais sol, é melhor para as plantas!”

Decretou dona Isabel (nome fictício) aos filhos, que pediam a ela para não mais subir no telhado para cuidar de sua horta suspensa, ao invés disso focando no cuidado à horta que havia no jardim térreo (onde o risco de queda era mínimo).

Preserve a sua autonomia

Algo que reconhecidamente prejudica a relação entre o cuidador de idosos e a pessoa assistida são ordens imperativas, ou seja, o cuidador ficar tentando ditar coisas que o paciente deve ou não fazer.

Por isso, para evitar a teimosia, estimule a autonomia para tudo o que ele/ela não tenha limitações. Isso não significa que se deve deixá-lo fazer o que quiser, mas sim, cuidar do seu bem-estar, auxiliando-o nas atividades em que ele tiver mais dificuldade.

Por exemplo, se o idoso gosta de cozinhar, não se deve tolher isso, mas sim permitir que o faça evitando que manuseie objetos com os quais possa se machucar, como facas e panelas pesadas.

Evite entrar em discussões

A principal dica neste caso é: não tente competir com o idoso teimoso. Ao invés de questionar, ouça. Ao invés de discutir, entenda suas posições. Ao invés de fechar a cara, sorria.

Procure ouvir e demonstrar que compreende a opinião do idoso, coloque-se de forma assertiva e apresente provas do que pretende, mas sem ser autoritário. Procure ser amigo da pessoa assistida, não entre em conflitos desnecessários. Se possível, deixe ele ou ela se expressar e explicar seu ponto de vista: mesmo que não faça sentido aos demais, falar funciona como uma terapia.

Como dar remédio para idoso teimoso?

Confira algumas dicas da fisioterapeuta e especialista no trato a idosos dependentes Aline Macedo, gerente de escalas da Acvida Cuidadores unidade Asa Norte:

  • Se o medicamento for líquido, se não houver indicação médica em contrário, tente misturar em outros líquidos para disfarçar o sabor, de preferência servindo em colheres ou em pequenas doses;
  • Se o medicamento for em comprimidos, se não houver indicação médica em contrário, tente triturar e misturar junto à comida, e de preferência servir nas primeiras garfadas;
  • No caso de comprimidos não triturados, certifique-se que o idoso não cuspiu ou deixou sob a língua (para evitar engasgos).

Eu faço o que eu quiser na minha casa!

Afirmou seu Manoel (nome fictício) à filha, que pedia a ele para não mais se levantar do sofá sem chamar a cuidadora, após o idoso retornar do hospital com o supercílio suturado em função de uma queda.

Como diminuir a teimosia do idoso

Confira mais dicas que podem ajudar no dia a dia do idoso teimoso:

  • Reavalie junto ao geriatra a medicação (tipo, doses, frequência…);
  • Sempre que possível, esclareça para o idoso a importância do que você está oferecendo, a fim de garantir-lhe mais bem estar;
  • Valorize os pequenos sucessos demonstrados pelo idoso, devolvendo, assim, uma energia saudável pela sua autoestima e uma relação mais harmoniosa;
  • Evite falar demais para que nem um dos dois (você e o idoso) fiquem com dor de cabeça, o que pode ser muito ruim (além de facilitar os riscos para AVC, ataque cardíaco ou falta de ar);
  • Ceda primeiro e deixe o idoso refletindo ou se acalmando por um tempo. Evite remorsos ou chateações por pouco;
  • Evite oferecer algo para comer ou beber caso o idoso esteja com raiva (pois ele pode engasgar);
  • Evite ter objetos em mãos (tanto nas suas quanto nas do idoso) enquanto os “esbarrões” acontecem entre vocês;
  • Não fale que ele está errado ou que ele é teimoso, evite se desgastar pois a personalidade envelhecida tende a se tornar rígida, ainda mais caso não tenha existido preparo prévio para “se envelhecer” (as gerações mais antigas nem pensavam nisso);
  • Evite discutir com um idoso com dificuldade de equilíbrio, se ele estiver de pé. Uma queda é fácil de acontecer devido o limiar de atenção que baixa em momentos de tensão.

(Fonte: A Terceira Idade)


Tem um idoso teimoso em caso e precisa de ajuda profissional? Conte com a Acvida Cuidadores de Idosos.