Já ouviu falar em idoso frágil? Como tratar a fraqueza em idosos? Fisioterapia pode ajudar (e muito!)

Idoso frágil: o que é? Como evitar a condição? O conceito de fraqueza em idosos refere-se a um estado biológico que diminui a reserva e a resistência do corpo até o limite em que atividades simples se tornem impraticáveis, por exemplo, o respirar e o caminhar.

Entenda como um programa adequado de exercícios pode combater de forma eficaz o problema.

O que é um idoso frágil?

O termo idoso frágil, no jargão médico, é associado à pessoas com limitações sistêmicas como fraqueza muscular, baixa imunidade, e outros problemas que limitam o corpo a responder de forma eficiente às condições ambientais

Tecnicamente: o conceito de fraqueza em idosos refere-se a um estado biológico que diminui a reserva e a resistência do corpo a estressores externos.

Isso significa que pequenos eventos de saúde podem levar a quedas significativas na capacidade funcional do idoso, potencializando os riscos de hospitalização e de outras complicações.

Quais são os sintomas e características de um idoso frágil?

A fragilidade é frequentemente associada a vários sintomas e características, incluindo: fadiga, diminuição da energia, perda de peso involuntária, lentidão ao se mover, diminuição da força muscular, e limitações cognitivas.

Fragilidade em idosos

A fragilidade se manifesta em várias dimensões. Isso pode envolver questões físicas, psicológicas e sociais. Em termos físicos, observa-se uma diminuição da massa muscular e óssea, levando à fraqueza.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 300x600-Acvida-Fisioterapeuta-especializado.jpg

Idoso com fraqueza

Idosos com fraqueza podem se sentir cansados rapidamente e podem ter dificuldade em realizar atividades diárias simples, mesmo o caminhar e até o respirar.

Fragilidade sistêmica

O termo “sistêmica” refere-se ao fato de que a fragilidade não é restrita a um sistema específico do corpo, mas pode afetar vários órgãos e funções, aumentando o grau de dependência do indivíduo e limitando sua independência mesmo para atividades cotidianas como: se vestir, se higienizar, comer, se deslocar mesmo em trajetos curtos e conhecidos.

Idoso fragilizado

Trata-se do idoso que já apresenta sinais claros de fragilidade, com maior risco de complicações e necessidade de cuidados especiais. Ele ou ela tende a ficar mais recluso, por vezes com vergonha da condição, o que apenas diminui a movimentação e piora o quadro.

Nestes casos, prevenir é sempre melhor do que remediar: fisioterapia neles o quanto antes!

Como saber se um idoso é frágil?

Eventos de saúde tem se mostrado recorrentes? Coisas simples do dia-a-dia estão se tornando difíceis? Está difícil de controlar a perda de peso?

Estes sinais podem ser indicativo de um idoso frágil com fraqueza sistêmica.

Saúde frágil

Em tais casos, um simples resfriado pode se transformar em uma condição mais grave, ou a recuperação de uma lesão pode ser mais lenta do que o esperado.

Fragilidade

A fragilidade é avaliada por meio de testes clínicos, testes laboratoriais, avaliação da marcha, força de preensão e questionários. Um médico ou fisioterapeuta são os profissionais adequados para o diagnóstico.

Idoso com fraqueza nas pernas

A fraqueza nas pernas pode levar a quedas, diminuição da mobilidade e perda de independência, aumentando significativamente o risco de quedas e os problemas associados a estas, inclusive a morte decorrente das lesões pós queda.

Pernas fracas

Perguntas frequentes

Abaixo nossos especialistas respondem as perguntas encaminhadas pelos leitores.

Quais são as causas da fraqueza em idosos?

A fraqueza pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo: sedentarismo, má nutrição, doenças neuromusculares, depressão (indiretamente), e uso de certos medicamentos.

Como tratar a fraqueza em idosos?

O tratamento envolve exercícios de fortalecimento, fisioterapia, suplementação alimentar e, em alguns casos, medicamentos.

Como ajudar um idoso frágil a melhorar sua qualidade de vida?

Primariamente, engaje-o em um programa de fisioterapia e de acompanhamento médico nutricional.

Secundariamente, promova um ambiente seguro, incentive atividades sociais e ofereça assistência psicológica.

Quais doenças podem causar fraqueza em idosos?

Condições como diabetes, hipotireoidismo, anemia, doenças cardíacas e neuromusculares podem causar fraqueza em idosos.

Quais são os cuidados e medidas preventivas para um idoso frágil?

Reforçamos aqui a dica da fisioterapia com um profissional especializado em idosos.

Quais exercícios e cuidados podem ajudar a combater a fraqueza em idosos?

Exercícios de resistência e equilíbrio podem contribuir bem, como estes: