Entenda o que é mais importante no cuidado a idosos, sejam eles dependentes, ou mesmo os independentes, através de um caso real em vídeo.
Conteúdo
ToggleAtenção destinada ao idoso
Ao cuidar de pessoas na terceira idade, muitas vezes nos deparamos com uma dúvida: o que é mais importante no cuidado a idosos e pessoas dependentes?
Pois bem, antes de tratar este tema, vou começar com uma pergunta: você gosta de música? Eu nunca havia tido contato com instrumentos musicais até comprar uma gaita. Logo, resolvi fazer algumas aulas.
Com muito esforço consegui tocar aquela sequência breve de 3-4 musiquinhas repetitivas, quase infantis, de notas longas e sem graça que soavam como um “martírio sonoro” para as pessoas próximas.
Exceto para minha avó, para quem o som harmônico daquele pequeno e frio instrumento soava como um concerto particular.
Foi tocando minha gaita que eu descobri algo inusitado sobre o cuidado a idosos.
Confira essa história no vídeo abaixo:
Cuidado a idosos
O cuidado a idosos prestado por um verdadeiro cuidador, profissional ou não, deve se pautar na felicidade de quem é cuidado: isso é o mais importante.
Conteúdo curto, mas que inspira uma profunda reflexão em todos aqueles que lidam com idosos dependentes.
Perguntas frequentes
Abaixo respondemos perguntas encaminhadas por nossos leitores.
Quais são os melhores exercícios para idosos manterem-se ativos?
Que tal começar com este treino para melhorar o equilíbrio do idoso?
Como garantir a segurança dos idosos em casa?
Além dos exercícios sugeridos acima, sugerimos também entender como uma arquitetura pensada para o idoso pode aumentar a segurança da casa.
Quais são os sinais de demência e como lidar com eles em idosos?
Para entender melhor o tema, considere a leitura do artigo Demência em idosos: o que familiares e cuidadores devem saber sobre o problema e confira o vídeo O que fazer com idoso com Alzheimer.