Veja 17 casos de conflitos no trabalho doméstico, incluindo o trabalho de cuidadores de idosos. Saiba como empregados e empregadores podem se organizar para evitar.
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Uso de celular
Apesar de geralmente o uso não ser proibido pelos patrões, ninguém aprecia um funcionário que fala com frequência ao celular durante o serviço. Além do mais, acidentes podem acontecer devido à atenção dividida entre os afazeres e a conversa ao telefone. O melhor mesmo é manter o telefone no silencioso e, se não puder evitar a ligação, falar apenas o estritamente necessário.
Atenção: o uso excessivo ou não autorizado do celular é uma das maiores fontes de conflitos no trabalho doméstico.
Atrasos
Uma família inteira pode se atrasar ou perder compromissos por conta do atraso da empregada doméstica. Mesmo quando justificados os motivos do atraso, a família que depende do serviço é prejudicada. Greves de transportes públicos e engarrafamentos por diversos motivos justificam um atraso, mas não abonam a falta.
Nesse caso, o melhor é ficar atento e antecipar tais situações e sair mais cedo de casa, programar caronas ou, se a antecipação não for possível, compensar o atraso conforme a necessidade do empregador.
Faltas
São muito desagradáveis, pois atrapalham a rotina de quem depende do serviço de um funcionário no dia a dia. De acordo com a legislação trabalhista, atestados de comparecimento, que são fornecidos em consultas eletivas, são sujeitos a compensação de horário.
Sendo assim, se uma funcionária foi a uma consulta no período da manhã, deve voltar ao trabalho logo em seguida, apresentando o atestado de comparecimento para comprovação de sua ausência e programar com seu patrão outro período para compensação das horas não trabalhadas.
O único motivo que abona o período de trabalho é a falta por incapacidade funcional devido a um problema de saúde. Esse motivo deve ser comprovado por atestado médico, que precisa apresentar a causa da ausência do trabalhador (problema de saúde), o período de afastamento para recuperação e retorno às atividades laborais.
Outros exemplos de afastamentos legais do emprego são licença maternidade, paternidade, para assistência a pessoa da família (filho menor ou incapaz), por motivo de falecimento do familiar de primeiro grau e casamento.
Nesses casos, os dias não trabalhados não serão descontados e não merecerão compensação, desde que comprovados por documentos oficiais (atestado médico, certidão de casamento, óbito, nascimento, etc.).
Falar alto no ambiente de trabalho
Como já foi mencionado anteriormente, o lar é um reduto onde os moradores esperam encontrar paz e tranquilidade para descanso e lazer. Uma relação equilibrada entre residentes e empregados pode ser abalada por incompatibilidade de temperamentos e, muitas vezes, isso inclui o tom de voz alto, que perturba os componentes da família.
Deve-se prestar atenção e se policiar para não se exceder no volume da voz e não gerar conflitos no trabalho. Há pessoas que têm essa dificuldade, mas conseguem controlar o tom da voz e se adaptar a um modo mais comedido de se expressar. Ficar atento a esse detalhe antes que ele chegue ao ponto de causar insatisfação no serviço é uma atitude inteligente de pessoas que exageram naturalmente ao usar a voz.
Mexer nos pertences dos moradores
Pode ser motivo de intenso atrito na residência, sobretudo em caso de desorganização ou perda de papéis importantes (documentos, contas, cartas), ou até mesmo a mudança de lugar de um objeto.
Somente a dona da casa e os membros da família têm autonomia para decidir sobre a mudança de qualquer coisa dentro da casa. Ao limpar os cômodos e móveis, deixe sempre os objetos no mesmo lugar que estavam. Em caso de dúvidas sobre o descarte de algum objeto que parece ser inutilizado, pergunte diretamente ao proprietário.
Intrometer-se em assuntos de família
Essa é uma atitude considerada desagradável pela maioria das pessoas, capaz de gerar conflitos no trabalho que a família pode mesmo nem querer reportar ao empregado. Mesmo quando a relação entre empregados e patrões é longa, o funcionário deve evitar dar opiniões sobre o que não lhe diz respeito.
Entretanto, algumas pessoas gostam de ser ouvidas e apreciam a interação com uma pessoa próxima, pois, em alguns casos, os empregados ficam mais tempo junto dos membros de uma família do que os próprios parentes, como uma funcionária doméstica cuidadora de um idoso na residência, cujo serviço inclui a interação com o assistido.
Contudo, o funcionário deve ter atenção para não desagradar uma pessoa desejosa de atenção e ao mesmo tempo não ser indiscreto.
Pedir a mesma instrução muitas vezes
De modo geral, precisamos ter contato com uma instrução mais de uma vez para assimilarmos uma tarefa mais complexa ou para conseguirmos realizar numerosas tarefas ao mesmo tempo.
Boas alternativas são os registros das atividades ou instruções por ambas as partes: do requisitante e da funcionária. Isso evita que nos esqueçamos de tarefas ou de etapas importantes que possam impactar na efetividade do serviço e na satisfação dos patrões.
Deixar lembretes em locais de fácil visualização ou programar o relógio ou telefone para despertar são alternativas que podem auxiliar no dia a dia quando se tem várias obrigações no trabalho e se recebe mais incumbências fora da rotina comum. Por exemplo, quando uma funcionária precisa cuidar dos serviços de limpeza e organização habituais e sua patroa solicita que ela busque as roupas na lavanderia, entregue uma correspondência no correio e solicite a troca do gás de cozinha, os lembretes serão apropriados para completar todas as tarefas.
Fica muito fácil esquecer alguma coisa em meio a um dia de muito trabalho e, por isso, o uso de estratégias para ajudar a se lembrar de atividades pouco usuais pode salvar o cumprimento das obrigações do dia.
Não cumprir as ordens
Deixar de fazer alguma tarefa solicitada ou fazê-la pela metade são atitudes que desanimam qualquer empregador, pois dão a impressão de displicência, desatenção e irresponsabilidade.
Evite julgar se a tarefa é ou não prioritária, desnecessária ou pouco urgente. Caso você tenha uma ideia melhor para resolver uma determinada demanda, discuta com a pessoa que solicitou a ordem, sugira, pergunte, mas nunca deixe de fazê-la. Agir assim irá sempre ocasionar conflitos no trabalho.
Algumas frases são comuns a pessoas que são negligentes, descuidadas e omissas, como: “não vi”, “não sei” e “achei que era assim”.
Falta de comunicação
Toda pessoa que contrata um funcionário doméstico espera ter em casa um parceiro. A contratante não consegue ou não deseja realizar as tarefas domésticas e, por isso, não mantém controle sobre os produtos e outros objetos que possibilitam que esse trabalho aconteça.
Exemplo: o fato de o funcionário não ter limpado o banheiro porque o detergente havia acabado não é justificável, pois o funcionário poderia e deveria ter alertado o patrão sobre a falta do produto a tempo de fazer a reposição. É obrigação do funcionário antecipar a falta de qualquer item necessário para a execução de seus serviços, como produtos de limpeza, alimentos e até equipamentos de proteção individual (EPIs).
Mudanças de acordos
A comunicação é uma ferramenta primordial em qualquer relação de trabalho. Acordos geralmente são definidos no início da contratação, mas mudanças podem ocorrer no meio do caminho.
Às vezes alguma necessidade muda, alguma tarefa passa a ter algum complicador… Seja o que for que ocorra para mudar uma regra anteriormente imposta, a melhor saída é o diálogo.
Não há nada pior do que ter a impressão de que o funcionário anda relapso e cabe ao trabalhador deixar claras as limitações e dificuldades que impactam nas atividades a serem desenvolvidas.
Se um dia está mais cheio que os demais e limita o cumprimento de todas as tarefas no tempo previsto, pode haver um remanejamento de atividades para os outros dias sem prejudicar as necessidades da família.
Seja claro com seu patrão e sugira alternativas para evitar conflitos no trabalho. Ele vai perceber que você está interessado em resolver os problemas e não se escondendo atrás das dificuldades.
Pedir adiantamento/aumento de salário
Esses pedidos são muito inconvenientes quando estão fora do período previsto. Mesmo que o patrão nunca reclame e sempre ceda à solicitação de um funcionário, pode ter certeza que essa atitude não é agradável.
De maneira geral, todos nós organizamos contas e despesas para pagamento mensal, otimizando o tempo de permanência em bancos e agendando transferências, pois ninguém gosta de ser surpreso por uma conta extra no mês sem aviso prévio.
Mesmo que esteja dentro do valor do ordenado mensal, causa transtorno fazer vários repasses. Ninguém pode se responsabilizar pelo seu descontrole financeiro a não ser você mesmo. Atenha-se a esta regra e não gere conflitos no trabalho facilmente evitáveis.
Falta de iniciativa
É um consenso que a comunicação é fundamental para uma relação de trabalho saudável. Tirar dúvidas é sempre importante e demonstra interesse pelo serviço. Entretanto, a falta de tomada de decisão também pode sobrecarregar quem espera uma solução para seus problemas.
Por exemplo, uma funcionária que deixa de passar as roupas no dia combinado por não as ter encontrado. Ela pode ligar para a patroa para perguntar, procurar em armários e outros locais prováveis ou, simplesmente, deixar a tarefa de lado e dizer que não a fez porque as roupas não estavam à mão.
O fato é que uma pessoa que demonstra iniciativa e pró-atividade cativa a confiança, a segurança e a satisfação do patrão.
Funcionário que não cumpre suas atividades
Como já foi apresentado anteriormente, perceber um funcionário medíocre, que só faz o básico ou que realiza as tarefas domésticas com descuido é muito frustrante. O mínimo que o contratante espera é que o funcionário cumpra com suas obrigações. Deixar de fazer as atividades inerentes ao cargo sem uma justificativa plausível ou de forma frequente é o mesmo que dizer ao patrão que deseja ser substituído na primeira oportunidade que houver.
Incapacidade de trabalhar em equipe
O morador busca tranquilidade quando retorna a sua residência, principalmente após um dia atribulado no trabalho. Chegar a casa e se deparar com desarmonia e atritos entre empregados não é nada agradável.
Normalmente, a contratação de mais de um funcionário visa contar com mais mão de obra para trazer e manter a ordem e o conforto na casa. Fofocas e intrigas entre funcionários só prejudicam o rendimento do serviço e a harmonia entre trabalhadores e moradores.
Além de conseguir separar as questões pessoais de profissionais, o funcionário deve ter espírito de equipe, cooperação e bom senso para manter a relação com os colegas a mais harmoniosa e produtiva possível.
Funcionário mal humorado
Não basta apenas desempenhar a tarefa no tempo estipulado: trabalhar a amabilidade e a cortesia também promove a satisfação dos moradores. O funcionário que receber as pessoas com um sorriso, palavras amáveis e boa educação será apreciado em qualquer circunstância e transmitirá uma imagem profissional.
Funcionário: sorria para diminuir conflitos no trabalho com os patrões e outros empregados.
Funcionário que não cozinha de acordo o que o empregador gosta
Uma das responsabilidades mais importantes dos funcionários domésticos é a função de lidar com a alimentação da família. Geralmente, o horário das refeições é uma das poucas ocasiões que os moradores têm para se reunir e uma refeição gostosa e bem preparada complementa o prazer desse momento em família.
Normalmente, os hábitos alimentares são compartilhados entre os membros de uma família, ou seja, eles têm os mesmos gostos para pratos, preparos, tipos de alimentos e temperos. Isso não precisa representar um problema, a menos que os hábitos alimentares sejam incompatíveis entre aquele que prepara e aquele que consome a comida.
Alguns exemplos podem representar desacordos na questão do costume alimentar, como no caso de uma família vegetariana, que tenha costumes mais saudáveis para o preparo de alimentos e preferência por determinados temperos.
O funcionário deve sempre ter em mente que o gosto da família está em primeiro lugar, adequando suas preferências e respeitando a maneira de preparo apreciada pela família que está sendo atendida.
Calçados abertos
Alguns empregadores de profissionais domésticos não interferem na apresentação pessoal de seus funcionários, desde que seja respeitada a discrição e a adequação mínima para a execução dos serviços. Chinelos e sandálias não são adequados para um ambiente profissional e ainda podem atrapalhar o desempenho das funções.
De maneira geral, um funcionário vestido adequadamente não desagrada a ninguém. Além disso, vestimenta e calçados adequados reduzem o risco de acidentes em serviço, portanto, não se perde nada em usar o vestuário apropriado.
Conflitos no trabalho recorrentes
Mesmo se uma situação particular não puder ser identificada, pessoas conflituosas tendem a gerar estresse nas relações pessoais. A função do empregado doméstico (cuidadores inclusive) é gerar harmonia, por isso qualquer funcionário deve se perguntar: a família fica melhor COM ou SEM minha presença?
Se a resposta for SEM, repense que atitudes devem ser trabalhadas para melhorar isso.
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Respostas de 2
Agora escreve sobre coisas que o patrão não devem fazer .
Olá Julia, achamos que isso artigo possa lhe interessar https://acvida.com.br/cuidadores/funcoes-que-o-cuidador-de-idosos-nao-faz/