O cuidador certo para sua família

O IBGE realizou projeções de que o número de pessoas acima dos 60 anos de idade tende a quadruplicar até a década de 2060. Fato é que ambos os estudos apontam para o aumento da longevidade e, com isso, também devemos nos dedicar a proporcionar uma melhor qualidade de vida para a terceira idade e para isso saiba como contratar o cuidador certo para sua família.

Entre as décadas de 1980 e de 2010, a população brasileira vivenciou um aumento na expectativa de vida muito significativo. Segundo dados do PNUD, foram pelo menos 17,9%, passando de pouco mais de 62 anos de idade para quase 74.

Leia também:

Saúde do idoso: pergunte ao especialista

Autonomia do idoso

3 dicas para o idoso enfrentar o clima seco do inverno no Brasil

Dor nas costas do idoso

Idosos podem enfrentar diversas limitações impostas pelos danos do tempo. São coisas básicas como cuidar da alimentação, da higiene pessoal, das vestimentas, dos horários dos medicamentos, entre outras. Nesse contexto, muitas famílias têm contado com o apoio dos cuidadores de idosos para melhorar o bem-estar dos vovôs e vovós.

A grande dúvida é: como escolher o cuidador certo para sua família? Bem, hoje nós daremos dicas práticas para que a sua seleção seja a melhor possível. Vamos lá?!

Formação do cuidador de idosos

Durante muitos anos, a profissão de cuidador de idosos não foi regulamentada. Hoje em dia, ela é reconhecida e tem preceitos básicos definidos pela legislação. O Senado aprovou esse projeto de lei em 2012 sob o número 284/11, após encaminhamento da Câmara dos Deputados.

Curso do cuidador de idosos

De acordo com o documento, o cuidador de idosos deve ser uma pessoa acima dos 18 anos de idade. Quanto à formação, ela deve ter ao menos o ensino fundamental completo e, principalmente, o certificado de curso de cuidador.

É recomendado pela lei que o curso tenha ao menos 160 horas de aula e que ele seja proporcionado por instituições que possuem credenciamento no Ministério da Educação. Essas normatizações são sugeridas, no entanto sabemos que nem todo profissional do ramo é compatível com elas.

Por isso, quando estiver procurando pelo cuidador certo para sua família, seja criterioso. Prefira sempre contar com o suporte de empresas que reúnem profissionais competentes e que estejam em constante formação e preparo para prestar um atendimento adequado.

Perfil de cuidador de idosos ideal

Além da formação técnica, o cuidador certo para sua família precisa ter a aptidão para o trato com a terceira idade no dia a dia. É fundamental que as peculiaridades pertinentes a cada família e paciente sejam respeitadas.

Conhecer patologias frequentes, cuidados básicos de higiene e atitudes preventivas para garantir o bem estar da pessoa idosa é imprescindível. Contudo, ser um cuidador amável, responsável, tolerante, empático e atencioso é tão importante quanto.

Como escolher o cuidador certo para sua família

Na busca pelo cuidador certo para sua família, vale a pena se dedicar à realização de uma entrevista prévia. Além, é claro, de buscar por referências sobre os cursos que ele realizou e sobre o trabalho desempenhado com outras famílias.

Esse momento é oportuno, inclusive, para dar detalhes sobre questões importantes no que diz respeito à individualidade do idoso. Se necessário, organize em uma lista as atividades que você espera que ele desempenhe, bem como o grau de dependência do paciente e cuidados especiais a serem considerados.

Basicamente, esse momento serve para o alinhamento de expectativas de ambas as partes. O próprio cuidador de idosos provavelmente também terá questionamentos a fazer para a família para que seu trabalho seja eficiente.

Informações sobre o cuidador

  • Referências de outras famílias ou empresas em que ele tenha trabalhado;
  • A compatibilidade das habilidades do candidato com as demandas que você observa para a sua família, especialmente sobre a alimentação, a higiene, a interação com outros idosos, a administração de medicamentos, as atividades motoras, entre outras;
  • Como será o compartilhamento de tarefas e responsabilidades com outras pessoas da família;
  • Os hábitos de cumprimentos dos horários e assiduidade;
  • E todos os demais aspectos que achar pertinente.

Converse com a ACVIDA Cuidadores

A ACVIDA Cuidadores reúne somente profissionais qualificados, dentre os quais certamente estará o cuidador certo para sua família. A seleção dos candidatos é extremamente criteriosa e garante que os trabalhos desempenhados pelo cuidador serão de qualidade.

Agende uma visita, será um prazer atendê-lo!

Gostou desse artigo? Compartilhe em suas redes sociais.