Conheça os benefícios da ozonioterapia para HIV, outras infecções virais, feridas e mais

Saiba mais sobre a ozonioterapia para HIV e para outras infecções virais, bem como para doenças autoimunes, e mais. A terapêutica com o ozônio tem a finalidade de tratar (de forma coadjuvante) várias doenças agudas ou crônicas.

Seus benefícios se estendem à saúde como um todo quando controla processos inflamatórios, estresse oxidativo, processos infecciosos e promove regeneração tecidual.

Leia também:

O papel da família no cuidado ao idoso com demência

Hipertensão sistólica isolada: 2 detalhes que cuidadores de idosos e familiares precisam saber

Felicidade e liberdade: como estes conceitos podem ser buscados no dia a dia dos cuidadores de idosos e seus assistidos

Conheça a Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos e seu trabalho em prol da terceira idade

Doenças virais

Saiba como a ozonioterapia pode contribuir para tratar, sempre de forma coadjuvante, processos infecciosos ocasionados por vírus e outros micro-organismos patogênicos.

Hepatites virais

No tratamento da hepatite infecciosa, o efeito principal é alcançado devido à propriedade antiviral do ozônio. A inativação dos vírus resulta da atividade oxidativa destruindo os receptores dos micro-organismos, e impedindo-os de penetrar na célula hospedeira com efeito deletério ao seu RNA.

Covid-19

O ozônio presenta um grande potencial de agir nas diferentes etapas da doença COVID-19, atuando nos desequilíbrios observados por diminuir a carga viral, melhorando a hipoxemia, atenuando a síndrome de resposta inflamatória exacerbada, atenuando os efeitos isquêmicos do aumento da formação de trombos, e favorecendo a reparação tecidual após os múltiplos danos orgânicos estabelecidos.

Ozonioterapia para HIV

Com a ozonioterapia para HIV foram relatadas evidências de oxidação parcial dos receptores de vírus que os tornam incapazes de se ligar às células sanguíneas. Além disso, foi revelada a inibição da enzima transcriptase reversa, responsável pela reprodução do vírus da Aids.

Doenças autoimunes

O ozônio tem sido considerado um agente indutor de citocinas ideal: sua eficácia imunizante permite sua aplicação não apenas nas deficiências, mas também em doenças autoimunes com resultados surpreendentes.

Outros benefícios do ozônio

A ozonioterapia pode oferecer ainda mais benefícios aos pacientes. Confira.

Feridas de origem vascular, diabéticas e queimaduras

O ozônio atuação na regeneração tecidual devido à sua capacidade de desinfecção. Também promove a melhora do suprimento sanguíneo, com consequente aumento da oxigenação e nutrição local.

Há pesquisas que referem a eficácia da terapia com ozônio na redução do tempo médio de cicatrização de úlceras em pés diabéticos, redução de chances de infecção e de amputações de membros inferiores.

Dores articulares e musculares decorrentes de inflamações

O ozônio atua nas patologias que provocam intensa reação inflamatória. Ele auxilia reduzindo os sinais inflamatórios, sobretudo a dor. Na musculatura esquelética, em especial naqueles músculos com dores relacionadas ao acúmulo de ácido lático e redução de pH, é especialmente eficaz.

Uma pesquisa recente mostrou que pacientes com fibromialgia tratados com ozonioterapia tiveram melhora de sintomas com um detalhe importante: o tratamento se mostrou efetivo sem efeitos colaterais significativos.

No campo da ortopedia e traumatologia, há estudos evidenciado que a terapia com ozônio pode reduzir entre 70-80% a necessidade de cirurgias ortopédicas em hérnias de disco. Um estudo apontou que o uso de infiltração de ozônio
intradiscal resultou em menor necessidade de nova cirurgia e menor tempo de hospitalização.

Condições e doenças de idosos & doenças degenerativas

Doenças degenerativas constituem um importante problema médico, de origem desconhecida e ainda sem cura. São doenças que causam muita debilidade, que afetam pessoas de todas as idades e impactam profundamente suas vidas e as de suas famílias.

Provocam degeneração progressiva e/ou morte dos neurônios, e podem afetar os movimentos (ataxia) e prejudicar o funcionamento do cérebro, podendo levar à demência (como no mal de Alzheimer ou Parkinson) e ao óbito.

O objetivo principal da ozonioterapia nesses casos é reduzir o estresse oxidativo que está diretamente relacionado a destruição tecidual e ao processo inflamatório, presentes nas condições degenerativas.

Para saber mais sobre os benefícios da ozonioterapia para todas as idades, acesse o Instagram da Enfermeira Camila Izabela (@dra.camilaizamachado).


Gostou de saber sobre a ozonioterapia para HIV e para outras patologias e condições? Leia ainda:

10 benefícios da Ozonioterapia para idosos

O que é Ozonioterapia e como pode ajudar os idosos?

Conheça os benefícios da ozonioterapia para câncer e outras doenças