Como colocar fraldas em idosos
Como colocar fraldas em idosos?
29 de setembro de 2020
Profissional de Saude
O cuidador de idosos é um profissional de saúde?
1 de outubro de 2020
Exibir tudo

Conheça a causa de tremor nas mãos do idoso

tremor nas mãos do idoso

O tremor nas mãos do idoso pode ter vários motivos, embora a maioria das pessoas associe comumente à doença de Parkinson. Mas pode haver várias causas, incluindo problemas psicológicos, abuso de álcool e até tumores cerebrais. Saiba mais aqui.

Leia também:

Quais são as doenças mais comuns na terceira idade?

Exercícios de fisioterapia para idosos

Como o cuidador pode ajudar no tratamento de pessoas com Mal de Parkinson?

Entendendo a demência no idoso (para familiares e cuidadores)

ABECI: Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos (conheça e apoie)

Tremor psicológico

Uma causa comum do tremor nas mãos do idoso é o transtorno de ansiedade, que tende a aparecer em momentos de estresse ou em situações que a pessoa se sente pressionada. Situações de ansiedade crônica podem indicar problemas psicológicos que exigem tratamento

É função do cuidador oferecer conforto psicológico ao idoso, e comunicar à família se perceber algo que possa abalar o equilíbrio psicológico da pessoa assistida.

Tremor psicogênico 

É o caso da síndrome do pânico, por exemplo, que faz a pessoa sentir tremores, taquicardia, falta de ar, entre outros sintomas. Ocorre durante períodos de estresse agudo.

Tremor essencial 

O tremor essencial (TE) é frequentemente diagnosticado (incorretamente) como a própria doença de Parkinson. Condição comum, chega a afetar uma a cada cinco pessoas com idade acima de 65 anos.

O tremor essencial é um distúrbio capaz de afetar as mãos, a dicção, as pernas e a cabeça do paciente. Não é uma doença fatal, entretanto pode gerar alterações significativas nas condições de vida da pessoa afetada. 

Pessoas que sofrem de tremor essencial, com frequência, podem perder a capacidade de desempenhar tarefas simples como ir ao trabalho ou dirigir. De todos os diferentes tipos de tremor existentes, o tremor essencial é o mais comum. 

É caracterizado por um tremor nas mãos do idoso, rítmico, que acaba ocorrendo durante um movimento voluntário ou quando se tenta manter o membro estático numa posição temporária. É comumente diagnosticado, de forma incorreta como Mal de Parkinson, o que pode dificultar o tratamento. 

Tremor causado pela doença de Parkinson 

O Mal de Parkinson é uma doença degenerativa, que age de forma progressiva em áreas específicas do cérebro. Geralmente é caracterizada principalmente pelo tremor dos músculos mesmo em repouso, mais conhecido como tremor de repouso.

Além do tremor nas mãos do idoso, alguns outros sintomas podem ser observados, entre eles: rigidez muscular, lentidão de movimentos voluntários e dificuldade de se manter equilibrado(a). É importante citar que nem todo parkinsoniano será acometido de tremores em todas as fases da doença.

Com o tempo, a cognição (capacidade de raciocinar) do doente torna-se comprometida, levando a quadros de demência. 

Tremor devido a um acidente vascular cerebral (AVC) ou esclerose múltipla 

O tremor nas mãos do idoso, devido a esclerose múltipla, é bastante comum. É descrito por neurologistas como um dos sintomas característicos para diagnóstico da enfermidade, quando acompanhado de outros tais como a fala arrastada (dentre outros mais específicos). 

Já o tremor devido a um acidente vascular cerebral (AVC) acaba sendo resultante de lesões no cerebelo, a parte do cérebro responsável pelo equilíbrio e pela coordenação. 

Tremor devido a doenças hereditárias envolvendo o cerebelo 

Sobre este tipo de tremor, é importante citar que ocorre durante um movimento intencional, tal como estender a mão para pegar um objeto. Muitas vezes a pessoa acaba errando o objeto por conta do tremor, o que pode ocasionar que o tremor piore ao se chegar perto do objeto alvo. São tremores mais lentos e largos.

Orientação médicas sobre tremores nas mãos do idoso

O tremor constante dos membros superiores pode ser incapacitante, prejudicando seriamente diversas as atividades de vida diárias, além da autoestima do idoso. 

Este artigo tem caráter informativo, não diagnóstico. Consulte seu médico caso identifique tremores persistentes.

Editorial Acvida
Editorial Acvida
O Editorial da Acvida Cuidadores é feito por nossa equipe de conteúdo, que inclui especialistas em cuidados paliativos, em administração de equipes de cuidadores e jornalistas. Seu objetivo é trazer informações relevantes a todos os envolvidos no trato das pessoas incapacitadas de realizar o autocuidado. Reuniremos artigos médicos e científicos, publicações jornalísticas relevantes, recomendações e entrevistas com especialistas, relatos de pessoas que passaram pela experiência de cuidar de um ente querido, enfim, tudo o que possa ajudar nossos leitores a trazer qualidade de vida para idosos, familiares e cuidadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preciso de um Cuidador