Aprender como colocar fraldas em idosos pode ser importante no cuidado com o paciente acamado, afinal ninguém deseja que a pessoa assistida sofra com assaduras capazes de deixar a pele inflamada, que favoreçam micoses (fungos) ou outros problemas decorrentes do uso contínuo de fraldas.
Sendo assim, é importante ter em mente os cuidados básicos que devem ser tomados para colocar a fralda corretamente e principalmente os cuidados que devem ser tomados com a pele do idoso. Confira mais detalhes ao longo do texto.
Leia também:
O Uso de fraldas geriátricas. Como usa-las e porque usá-las
O que é e como tratar a infecção urinária em idosos?
Como funciona o sistema Urinário do idoso
Quais são os riscos da desidratação em idosos
Conteúdo
ToggleComo colocar fralda geriátrica em idosos
Certamente uma das maiores dúvidas de cuidadores e familiares é justamente como colocar fraldas em idosos, porque geralmente a pessoa está acamada ou tem muitas limitações de movimento.
Lembrando que esse procedimento deve ser feito com toda atenção, privacidade e respeito, sempre destacando e explicando ao idoso cada etapa que está sendo realizada.
Além de entender como colocar fraldas em idosos, é importante ter um cuidado maior com a pele, visto que pessoas que possuem incontinência urinária possuem risco de desenvolver as “assaduras” ou ainda a própria dermatite associada à incontinência.
A importância da escolha da fralda mais adequada, bem como a sua adequada colocação, são fatores essenciais para controlar vazamentos e proporcionar maior conforto à pessoa assistida (idoso). Abaixo, seguem os motivos que mais geram vazamentos em fraldas geriátricas:
- fralda mal colocada;
- fralda pequena;
- fralda pouco absorvente;
- pessoa com períodos de desorientação;
- poucas trocas de fralda durante o dia;
- maior ingestão de líquidos;
- alguns medicamentos;
- algumas doenças.
Como colocar a fralda para não vazar?
Para entender como colocar fraldas em idosos e não deixar que a mesma vaze, é importante tomar cuidado para que não esteja nem folgada ou apertada. Acompanhe a seguir.
Mudar a fralda do idoso passo a passo
Devemos vigiar de 3 em 3 horas para ver se tem urina ou fezes. Além do conforto e o cuidado para prevenir as assaduras, lembre-se que a sensação que uma fralda suja causa é desagradável e pode levar o idoso a quadros de agressividade e desorientação.
Acompanhe 8 passos para uma mudança de fraldas segura e assertiva.
Passo 1 – Prepare o material antes de trocar a fralda
- 2 pares de luvas de procedimentos;
- 1 saco plástico (para descarte da fralda);
- algodão ou esponjas descartáveis;
- recipiente com água (morna de preferência);
- sabonete;
- creme emoliente (para hidratação e proteção da pele);
Passo 2 – Remoção da fralda usada
Para remover a fralda deve-se lavar as mãos, colocar as luvas, descolar as travas (velcros), virar a pessoa de lado e retirar a fralda.
Passo 3 – Higiene
Depois de retirada a fralda, retire o excesso de excrementos com o algodão e proceda à lavagem da pele com água e sabonete.
Lembre-se que os movimentos são sempre feitos de frente para trás para prevenir infecções urinárias (particularmente em mulheres).
Passo 4 – Descartar a fralda suja
Depois de retirar a fralda suja, deve-se colocá-la num saco, retirar as luvas e fechar o saco. Este passo é importante para evitar o mau odor.
A retirada das luvas retirada deve respeitar o procedimento a seguir.
Ao final, as mãos devem ser lavadas novamente.
Passo 5 – Aplicação do creme
No final da higiene pode-se aplicar o creme emoliente para hidratação e proteção da pele.
Passo 6 – Preparar a nova fralda
Depois de calçar outras luvas, deve-se abrir a fralda nova, esticá-la bem para que as abas internas se elevem, e dobrá-la de forma a passar por baixo do corpo.
Passo 7 – Colocação da nova fralda
Com a pessoa de lado, colocamos a fralda alinhada ao tronco e à cintura. Vira-se a pessoa, passa-se a fralda entre as virilhas e fixa-se as abas na parte da frente, confira a figura:
Passo 8 – Posicionar o idoso
Depois da fralda trocada, certifique-se de deixar o idoso sempre de na posição em que ele(a) considere mais confortável. Realize a mudança de decúbito a cada duas horas no caso de acamados e cadeirantes.
Qual a melhor fralda geriátrica noturna?
A melhor fralda geriátrica noturna é aquela que se destaca por possuir uma alta capacidade de absorção, deixando a pele seca por mais tempo sem gerar alergias, custando valores adequados ao bolso da família.
Uma dica: ofereça muita água durante o dia, mas diminua a oferta gradativamente a partir do início da noite para evitar que grandes volumes de urina favoreçam vazamentos.
Como conseguir fraldas Geriátricas gratuitas pelo SUS?
Procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência, pois os procedimentos para o pedido e a qualificação do pedido podem variar por cidade, região e estado.
Uma resposta
Já usei quase todas as fraldas do mercado e posso garantir que aquele “Adesivo” que vem nas fraldas não gruda, e desfavorece completamente o uso do produto.
É dinheiro jogado fora.