O uso de fraldas geriátricas: como usá-las e porque usá-las

O uso de fraldas geriátricas é corriqueiro nos idosos que sofrem com problemas urinários ou que tem limitações de mobilidade. Apesar de contribuir para o bem-estar e higiene da pessoa com idade avançada e/ou dependente, esse tipo de produto também pode causar alguns transtornos se usados incorretamente. Saiba mais no Blogdocuidado.

Leia também:

O que é e como tratar a infecção urinária em idosos?

Como colocar fraldas geriátricas em idosos?

Como funciona o sistema Urinário do idoso

Quais são os riscos da desidratação em idosos

De acordo com pesquisas realizadas pela Universidade Federal Fluminense, os idosos que utilizam as fraldas com frequência estão mais propensos a desenvolver infecções e doenças de pele, por exemplo.

Diante dessa dualidade, desenvolvemos este artigo como forma de esclarecer não só o motivo de usar as fraldas em idosos, como também os seus principais benefícios e malefícios. Confira.

Uso de fraldas em idosos

De maneira geral, as fraldas em idosos devem ser usadas como forma de absorver o fluxo urinário ou fecal. Elas são uma excelente alternativa para aquelas pessoas que sofrem com problemas de incontinência urinária ou tem sérios problemas de mobilidade.

No entanto, é preciso analisar quando o uso desse tipo de acessório é a única alternativa, sobretudo porque ele também pode causar alguns malefícios aos idosos. Não é à toa que os profissionais orientam que as fraldas sejam indicadas aos pacientes somente depois de uma análise sistemática da condição de saúde do idoso.

Pode ser cômodo ao cuidador deixar o idoso de fralda a maior parte do tempo, afinal, ele (o cuidador) terá menos trabalho com idas e vindas ao banheiro. Mas é função do cuidador estimular a autonomia e a independência da pessoa assistida, e neste sentido deve-se avaliar constantemente a condição do idoso junto à equipe de saúde, por exemplo, respondendo às seguintes perguntas:

  • Como o uso de fraldas pode ser positivo para o idoso?
  • Caso seja positivo, em quais situações e turnos (diurno/noturno) o será?
  • O idoso se tornou menos autônomo em função do uso recorrente de fraldas?
  • Já houve casos de infecções ou problemas de pele na região da pélvis?

O simples caminhar provido por uma ida ao banheiro, para uma pessoa mais debilitada, pode ser um ótimo exercício. Assim, fica claro que o uso de fraldas geriátricas não deve servir de desculpa ou impecílio para que o idoso não possa se exercitar e manter sua independência.

Vamos avaliar melhor os prós e os contras.

Fraldas geriátricas: principais benefícios

Após avaliar para quem são indicadas e como devem ser usadas as fraldas geriátricas, chegou o momento de descobrir quais são os reais benefícios que elas podem oferecer ao idoso. Isto é, quando usadas após a indicação de um especialista e a avaliação pertinente.

Melhora da higiene pessoal

Sem dúvidas, uma das principais vantagens de usar fraldas em idosos é que elas contribuem para a melhora da higiene pessoal deles. Afinal, com o uso desse acessório, você pode ter mais controle sobre o odor e até mesmo absorção de fezes e urina.

Isso faz com que os idosos fiquem mais confortáveis e protegidos durante todo o dia. Por isso, é tão importante que sejam usadas fraldas geriátricas de qualidade e no tamanho adequado para cada pessoa.

Evita o surgimento de assaduras

O uso correto de fraldas geriátricas também é capaz de evitar o surgimento das dermatites associadas à incontinência (DAI) ou “assaduras”, sobretudo devido a boa absorção que o acessório proporciona. Ao deixar a pele do idoso sempre seca, se a troca for realizada no prazo certo ou imediatamente após se defecar, as fraldas diminuem drasticamente as chances do surgimento de assaduras.

Além disso, os idosos poderão se sentir confortáveis durante todo o dia, ainda mais quando eles têm uma rotina mais agitada e precisam sair para consultas, por exemplo.

Malefícios do uso das fraldas em idosos

Dois malefícios ganham destaque quando as fraldas são utilizadas incorretamente, acompanhe.

Fralda geriátricas causa dermatites

As dermatites (assaduras) são consideradas como as principais complicações causadas pelas fraldas, e são associadas ao tempo excessivo de permanência com uma única fralda. Isso ocorre porque a urina e as fezes causam grande irritação na pele do idoso, assim como a umidade e o calor na região da pele que tem contato direto com a fralda.

Por isso, caso o uso da fralda seja uma indicação, é preciso evitar um contato prolongado da fralda com a pele do usuário, trocando-as adequadamente.

Estimula a infecção urinária

O uso contínuo e incorreto das fraldas geriátricas também pode estimular a infecção urinária. Nesses casos, são identificadas alterações nas vias urinárias devido a presença de bactérias na própria urina dos usuários.

Esse problema também pode ser estimulado devido a má higiene íntima ou o autocuidado inadequado dos idosos.

Prós e contras das fraldas geriátricas

Como é possível perceber ao longo deste artigo, o uso da fralda geriátricas precisa ser avaliado com atenção. Afinal, apesar de ser algo indispensável em determinadas ocasiões, é necessário ter cuidado para que elas não tragam problemas ao idoso.

Para evitar que isso aconteça, a higiene regular e eficaz se torna crucial. Isso porque, quanto menor for o tempo que o idoso passa com a fralda molhada ou suja, menores são as chances de complicações.