O uso de celulares para idosos
O uso de celulares para idosos e como isso pode ser bom
27 de fevereiro de 2019
Importância da atividade física
A Importância da atividade física na vida do idoso
2 de abril de 2019
Exibir tudo

O Uso de fraldas geriátricas. Como usa-las e porque usá-las

fraldas geriatricas

O uso de fraldas geriátricas é corriqueiro nos idosos que sofrem com problemas urinários ou que tem limitações de mobilidade. Apesar de contribuir para o bem-estar e higiene da pessoa com idade avançada, esse tipo de produto também pode causar alguns transtornos.

Leia também:

O que é e como tratar a infecção urinária em idosos?

Como colocar fraldas geriátricas em idosos?

Como funciona o sistema Urinário do idoso

Quais são os riscos da desidratação em idosos

De acordo com pesquisas realizadas pela Universidade Federal Fluminense, os idosos que utilizam as fraldas com frequência estão mais propensos a desenvolver infecções e doenças de pele, por exemplo.

Diante dessa dualidade, desenvolvemos este post como forma de esclarecer não só o motivo de usar as fraldas em idosos, como também os seus principais benefícios e malefícios. Confira:

Uso de fraldas em idosos

De maneira geral, as fraldas em idosos devem ser usadas como forma de absorver o fluxo urinário ou fecal. Elas são uma excelente alternativa para aquelas pessoas que sofrem com problemas de incontinência urinária ou tem sérios problemas de mobilidade.

No entanto, é preciso analisar quando o uso desse tipo de acessório é a única alternativa, sobretudo porque ele também pode causar alguns malefícios aos idosos. Não é à toa que os profissionais orientam que as fraldas sejam indicadas aos pacientes somente depois de uma análise sistemática da condição de saúde do idoso.

Fraldas geriátricas: Principais benefícios

Agora que você sabe para quem são indicadas e como devem ser usadas as fraldas geriátricas, chegou o momento de descobrir quais são os reais benefícios que elas podem oferecer ao idoso. Isto é, quando usadas após a indicação de um especialista e a avaliação do idoso:

Melhora higiene pessoal

Sem dúvida, uma das principais vantagens de usar fraldas em idosos é que elas contribuem para a melhora da higiene pessoal deles. Afinal, com o uso desse acessório, você pode ter mais controle sobre o odor e até mesmo absorção de fezes e urina.

Isso faz com que os idosos fiquem mais confortáveis e protegidos durante todo o dia. Por isso, é tão importante que sejam usadas fraldas no tamanho adequado para cada pessoa.

Evita o surgimento de assaduras

O uso correto de fralda geriátricas também é capaz de evitar o surgimento de assaduras, sobretudo devido a boa absorção que ela tem. Ao deixar a pele do idoso sempre seca, ela diminui drasticamente as chances do surgimento de assaduras.

Além disso, os idosos poderão se sentir confortáveis durante todo o dia, ainda mais quando eles têm uma rotina mais agitada e precisam sair para consultas, por exemplo.

Malefícios do uso das fraldas em idosos

Conforme indicado logo acima, o uso regular de fraldas em idosos também pode trazer alguns malefícios. Uma prova disso foram os estudos realizados pela Universidade Federal Fluminense, feita por meio de uma análise de pessoas idosas durante internação hospitalar.

Nela, dois malefícios ganharam destaque, são eles:

Fralda geriátricas causa dermatites

As dermatites provocadas pela incontinência são consideradas como as principais complicações causadas pelas fraldas. Isso ocorre porque a urina e as fezes causam grande irritação na pele do idoso, assim como a umidade e o calor na região da pele que tem o contato direto com a fralda.

Por isso, caso o uso da fralda seja uma indicação, é preciso evitar um contato prolongado da fralda molhada com a pele do usuário. Essa é a melhor maneira de evitar a irritação, ulceração e desconfortos na área.

Estimula a infecção urinária

Isso mesmo, o uso contínuo das fraldas em idosos também pode estimular a infecção urinária. Nesses casos, são identificadas alterações nas vias urinárias devido a presença de bactérias na própria urina dos usuários das fraldas.

Esse problema também pode ser estimulado devido a má higiene íntima ou o autocuidado aos idosos. É nesse contexto que surge a necessidade não só de iniciar o tratamento adequado, como também evitar que a fralda suja fique muito tempo em contato com a pele do idoso.

Como é possível perceber ao longo deste post, o uso da fralda geriátricas precisa ser avaliado com atenção. Afinal, apesar de ser algo indispensável em determinadas ocasiões, é necessário ter cuidado para que ela não provoque danos ao idoso.

Para evitar que isso aconteça, a higiene regular e eficaz se torna crucial. Isso porque, quanto menor for o tempo que o idoso passa com a fralda molhada ou suja, menores são as chances dele ter problemas com ela.

Adriano Colodette Machado
Adriano Colodette Machado
Fundei a Acvida em 2012 após uma necessidade familiar. Por mais de doze anos, minha avó paterna, Dona Benedita, precisou de acompanhamento por cuidadores. Nossa família encontrou todo tipo de dificuldade para atendê-la: pequenos furtos, profissionais pouco qualificados, até maus tratos. Não foi fácil. Mas contornamos os problemas e conseguimos oferecer a ela todo o carinho e conforto que merecia. Percebi uma demanda reprimida por serviços profissionalizados, e com minha experiência em negócios (desde 2003) criei a Acvida. No Blogdocuidado vou compartilhar essa bagagem com nossos leitores. Espero que gostem ;-)

7 Comments

  1. Claudineia disse:

    Maravilhoso! Amo essas dicas !

  2. Ivanilde disse:

    Estou amando esse blog! É muito útil para mim. Parabens! ACVIDA

  3. Boa notícia, não deixe de compartilhar suas impressões conosco. Um abraço.

  4. Afsantos disse:

    Eu fui Operado de Cancer na Prosta, Algum tempo estou Usando Vários tipos de Fraldas, das melhores Marcas , mais não resolve o meu problema , porque elas não segura a urina, que sai nas bordas, delas, sempre estou passando por alguns vexame de ficar com os Xortes, Ensopados de Urinas, agora estou necessitando fazer umas Fisioterapias, estou indo no meu Medico, saber de resultados de Alguns Exames que eu fiz por solicitação dele, nós não tocamos deste assunto sobre urinação minha constantemente meu, será que eu comentar com ele sobre este meu problema ele poderá me indicar uso destas Fraldas, se ele indicar, onde eu posso Comprar aqui em Brasilia/df?

  5. Noemia disse:

    Boa tarde!
    Meu pai sofreu um AVC a 20 anos e a 5 sofreu uma queda e acabou ficando na cadeira de rodas.
    No ano de 2019 ele teve um problema com hemorroidas e nos foi orientado a usar fraldas, enfim agora no final de 2020 ele está com uma forte infecção urinária proveniente de uma bactéria fecal

    Gostaria de saber se existe alguma fralda masculina que evite o contato do xixi com as fezes
    Grata

    • Adriano Colodette Machado disse:

      Noêmia, a incidência de infecções urinárias aumenta com o uso de fraldas e diminuiu com uma higiene adequada na região do pênis. Em breve teremos novidades sobre o tema, até lá recomenda a leitura de nossos artigos sobre INFECÇÃO URINÁRIA e sobre o SISTEMA URINÁRIO DO IDOSO. Espero que ajude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preciso de um Cuidador