Benefícios do pilates para idosos
Benefícios do Pilates para idosos
29 de setembro de 2020
tremor nas mãos do idoso
Conheça a causa de tremor nas mãos do idoso
30 de setembro de 2020
Exibir tudo

Como colocar fraldas em idosos?

Como colocar fraldas em idosos

Aprender como colocar fraldas em idosos pode ser importante no cuidado com o paciente acamado, afinal ninguém deseja que a pessoa assistida sofra com assaduras capazes de deixar a pele inflamada, que favoreçam micoses (fungos) ou outros problemas decorrentes do uso contínuo de fraldas.

Sendo assim, é importante ter em mente os cuidados básicos que devem ser tomados para colocar a fralda corretamente e principalmente os cuidados que devem ser tomados com a pele do idoso. Confira mais detalhes ao longo do texto.

Leia também:

O Uso de fraldas geriátricas. Como usa-las e porque usá-las

O que é e como tratar a infecção urinária em idosos?

Como funciona o sistema Urinário do idoso

Quais são os riscos da desidratação em idosos

Como colocar fralda geriátrica em idosos 

Certamente uma das maiores dúvidas de cuidadores e familiares é justamente como colocar fraldas em idosos, porque geralmente a pessoa está acamada ou tem muitas limitações de movimento. 

Lembrando que esse procedimento deve ser feito com toda atenção, privacidade e respeito, sempre destacando e explicando ao idoso cada etapa que está sendo realizada. 

Além de entender como colocar fraldas em idosos, é importante ter um cuidado maior com a pele, visto que pessoas que possuem incontinência urinária possuem risco de desenvolver as “assaduras” ou ainda a própria dermatite associada à incontinência.

A importância da escolha da fralda mais adequada, bem como a sua adequada colocação, são fatores essenciais para controlar vazamentos e proporcionar maior conforto à pessoa assistida (idoso). Abaixo, seguem os motivos que mais geram vazamentos em fraldas geriátricas:

  • fralda mal colocada;
  • fralda pequena;
  • fralda pouco absorvente;
  • pessoa com períodos de desorientação;
  • poucas trocas de fralda durante o dia;
  • maior ingestão de líquidos;
  • alguns medicamentos;
  • algumas doenças.

Como colocar a fralda para não vazar? 

Para entender como colocar fraldas em idosos e não deixar que a mesma vaze, é importante tomar cuidado para que não esteja nem folgada ou apertada. Acompanhe a seguir.

Mudar a fralda do idoso passo a passo

Devemos vigiar de 3 em 3 horas para ver se tem urina ou fezes. Além do conforto e o cuidado para prevenir as assaduras, lembre-se que a sensação que uma fralda suja causa é desagradável e pode levar o idoso a quadros de agressividade e desorientação.

Acompanhe 8 passos para uma mudança de fraldas segura e assertiva.

Passo 1 – Prepare o material antes de trocar a fralda

  • 2 pares de luvas de procedimentos;
  • 1 saco plástico (para descarte da fralda);
  • algodão ou esponjas descartáveis;
  • recipiente com água (morna de preferência);
  • sabonete;
  • creme emoliente (para hidratação e proteção da pele);

Passo 2 – Remoção da fralda usada

Para remover a fralda deve-se lavar as mãos, colocar as luvas, descolar as travas (velcros), virar a pessoa de lado e retirar a fralda.

Passo 3 – Higiene

Depois de retirada a fralda, retire o excesso de excrementos com o algodão e proceda à lavagem da pele com água e sabonete.

Lembre-se que os movimentos são sempre feitos de frente para trás para prevenir infecções urinárias (particularmente em mulheres).

Passo 4 – Descartar a fralda suja

Depois de retirar a fralda suja, deve-se colocá-la num saco, retirar as luvas e fechar o saco. Este passo é importante para evitar o mau odor.

A retirada das luvas retirada deve respeitar o procedimento a seguir.

Ao final, as mãos devem ser lavadas novamente.

Passo 5 – Aplicação do creme

No final da higiene pode-se aplicar o creme emoliente para hidratação e proteção da pele.

Passo 6 – Preparar a nova fralda

Depois de calçar outras luvas, deve-se abrir a fralda nova, esticá-la bem para que as abas internas se elevem, e dobrá-la de forma a passar por baixo do corpo.

Passo 7 – Colocação da nova fralda

Com a pessoa de lado, colocamos a fralda alinhada ao tronco e à cintura. Vira-se a pessoa, passa-se a fralda entre as virilhas e fixa-se as abas na parte da frente, confira a figura:

Passo 8 – Posicionar o idoso

Depois da fralda trocada, certifique-se de deixar o idoso sempre de na posição em que ele(a) considere mais confortável. Realize a mudança de decúbito a cada duas horas no caso de acamados e cadeirantes.

Qual a melhor fralda geriátrica noturna? 

A melhor fralda geriátrica noturna é aquela que se destaca por possuir uma alta capacidade de absorção, deixando a pele seca por mais tempo sem gerar alergias, custando valores adequados ao bolso da família.

Uma dica: ofereça muita água durante o dia, mas diminua a oferta gradativamente a partir do início da noite para evitar que grandes volumes de urina favoreçam vazamentos.

Como conseguir fraldas Geriátricas gratuitas pelo SUS?

Procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência, pois os procedimentos para o pedido e a qualificação do pedido podem variar por cidade, região e estado.

Editorial Acvida
Editorial Acvida
O Editorial da Acvida Cuidadores é feito por nossa equipe de conteúdo, que inclui especialistas em cuidados paliativos, em administração de equipes de cuidadores e jornalistas. Seu objetivo é trazer informações relevantes a todos os envolvidos no trato das pessoas incapacitadas de realizar o autocuidado. Reuniremos artigos médicos e científicos, publicações jornalísticas relevantes, recomendações e entrevistas com especialistas, relatos de pessoas que passaram pela experiência de cuidar de um ente querido, enfim, tudo o que possa ajudar nossos leitores a trazer qualidade de vida para idosos, familiares e cuidadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *