Cuidador de idosos particular: 10 coisas que você precisa saber antes de contratar (não contrate antes de ler!)

Não contrate um cuidador de idosos particular, ou uma empresa que presta serviços de cuidadores de idosos, antes de ler o artigo de hoje do Blogdocuidado. Não coloque a segurança de sua família em risco.

Conteúdo

Cuidador de idosos particular

Muita gente que procura a Acvida inicia o contato conosco com a seguinte pergunta:

Quanto custa um cuidador de idosos particular?

Como contratar cuidador de idosos

É como se o profissional do cuidado, ou as empresas que prestam tais serviços, fossem todas iguais, como se fossem commodities. Mas o que são commodities, afinal?

Em economia, commodities correspondem a produtos básicos que não se diferenciam – independente de quem as produziu ou de sua origem –, sendo seu preço uniformemente determinado pela oferta e procura. Obviamente, não é o caso de um serviço especializado e prestado sob medida para as necessidades particulares de cada família.

Tudo sobre cuidador de idosos

O cuidador de idosos particular não é um produto de prateleira, ou seja, cuidadores não são todos iguais. Assim, não basta escolher apenas pelo preço. O preço é relevante, claro, mas não deve ser o único parâmetro a ser considerado.

Afinal, como a família pode escolher um profissional que será o apoio tão necessário de seu ente querido?

Cuidador de idosos

A resposta é: através do conhecimento.

Por isso criei esse artigo com 10 coisas que sua família precisa saber ANTES de contratar um cuidador. Conhecimento é a chave do processo capaz de trazer conforto e segurança para o idoso e sua família. Compartilho a experiência de minha família para ajudar a sua.

Leia antes de contratar um cuidador de idosos particular ou através de uma empresa

Para quem não me conhece, vou me apresentar e falar um pouco de como cheguei até aqui.

Sou Adriano Machado, fundador da empresa de cuidador de idosos Acvida. Por mais de doze anos, minha avó, Dona Benedita (que viveu até os 101 anos!), necessitou de acompanhamento de profissionais.

Cuidadores

Nossa família encontrou diversas dificuldade para atendê-la, desde a seleção e qualificação dos cuidadores, até faltas constantes e maus tratos (infelizmente).

Apesar do amor e da paciência, os filhos e netos acabaram estressados. Foi da pior forma possível que descobrimos que especificar as demandas para um cuidador de idosos particular pode ser difícil, pois cada família tem necessidades únicas.

Saiba o que você precisa conhecer para evitar as armadilhas que eu caí.

Preciso de um cuidador de idosos urgente

Antes de procurar um cuidador de idosos em domicílio, faça-se a seguinte pergunta:

O que, afinal, faz um cuidador de idosos?

Esta é uma questão que parece óbvia à primeira vista, mas cuja resposta não é tão trivial quanto parece, mesmo porque a profissão do cuidador não é regulamentada, o que traz muita interpretação do que é ou não é função de quem acompanha a terceira idade.

Nossa resposta:

“O profissional deve fazer pela pessoa assistida tudo o que a própria pessoa faria, no que tange ao autocuidado, não fossem as limitações impostas por sua condição de saúde.”

Em termos técnicos: cuidados paliativos.

Cuidador de idosos em domicílio

Em termos cotidianos: trazemos a seguir os 10 passos que toda família que tem idosos dependentes vai passar para contratar com sucesso cuidados domiciliares.

  1. Manter o idoso em casa ou em um Lar de Idosos?
  2. Defina o perfil desejado do cuidador de idosos;
  3. Para quais tarefas precisa de cuidadores de idosos;
  4. Em quais dias e horários precisa de um cuidador de idosos;
  5. Estabeleça uma rotina;
  6. Como fazer a seleção segura do cuidador de idosos particular;
  7. Modelos de contratação (parte trabalhista);
  8. Planeje ter câmeras de monitoramento por vídeo na residência;
  9. Acompanhe as atividades do cuidador de idosos;
  10. Respeite o tempo para quem cuida: o cuidador precisa de folgas.

Vamos tratar cada um destes a seguir.

Cuidador de idosos em casa

A primeira questão é: Manter o idoso em casa ou em um Lar de Idosos?

Defina onde o idoso irá receber os cuidados de que necessita. Neste caso, a opinião da pessoa a ser assistida (o idoso) deve ser considerada sempre que ele ou ela for lúcido.

Idosos

Culturalmente, o brasileiro tende a preferir envelhecer em sua própria residência.

Por isso, sempre que recursos estão disponíveis, e em conformidade com as melhores práticas, é recomendável que se mantenha o idoso em seu próprio lar ao invés de uma ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos, ou Lares de Idosos) ou em residências de terceiros (como filhos).

Qualquer que seja o local de residência do idoso, um cuidador poderá (e muitas vezes deverá) acompanhá-lo.

Perfil do cuidador de idosos

Definido onde o idoso ficará, o próximo ponto a se pensar é definir o perfil desejado dos profissionais, que deve ser estritamente ligado às tarefas que os cuidadores irão executar.

Quem precisa de um cuidador de idosos

Além de pensar “quem precisa”, é importante delimitar as tarefas que serão demandadas. Mas o que, afinal, faz um cuidador de idosos em casa?

O que faz um cuidador de idosos

Em linhas gerais, o cuidador de idosos será responsável por garantir as atividades de vida diárias, por prestar cuidados paliativos, e por reportar a evolução do quadro do idoso (mais detalhes na ferramenta do Diário do Cuidador de Idosos que apresentaremos à frente).

Pensar no perfil desejado ajuda a definir as atividades que serão executadas, em especial para um profissional com tão amplo espectro de atuação.

O que é ser um cuidador de idosos

Ser um profissional do cuidado é ser o braço que falta para o idoso e sua família: um “braço direito”. Detalho abaixo as demandas mais comuns nas residências com pessoas dependentes, e a partir dessas demandas as habilidades requeridas, os perfis mais comumente encontrados de cuidadores para a terceira idade.

Habilidades de um cuidador de idosos

Acompanhante de idosos e empregados domésticos

cuidadores domiciliares com perfil acompanhante (antigamente chamados de “dama de companhia”) e cuidadores com perfil doméstico (geralmente empregadas domésticas com um treinamento breve). Em termos gerais, ambos atendem assistidos com pouca ou nenhuma complexidade.

Enfermeiro para cuidar de idoso particular

Um cuidador de idosos com formação em enfermagem (nível técnico ou superior) pode ser necessário caso o idoso seja mais debilitado, ou com demandas de saúde mais específicas, como para cuidar de feridas extensas.

Tipos de cuidadores de idosos

A maioria dos profissionais cuidadores, porém, fará um pouco de tudo, exceto o que for vedado por lei, como aplicar medicamentos injetáveis, que só podem ser ministrados por profissionais de enfermagem.

O cuidador que se posicione entre o doméstico e a enfermagem tende a ser mais versátil para as demandas diárias da maioria das famílias.

Tarefas do cuidador de idosos particular

O perfil define o tipo de atividades que o cuidador irá executar, mas não detalha as próprias atividades, tampouco as rotinas para assegurar sua correta execução. Para quais tarefas você precisa do profissional?

Rotinas do cuidador de idosos particular

Ter um cuidador de idosos particular é uma coisa, gerir a qualidade de vida de seu ente querido é outra. Pessoas dependentes, especialmente aquelas com demências, devem ter uma rotina previsível a ser executada por seus cuidadores.

Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO – código 5162 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), acompanhantes de idosos e afins “cuidam… a partir de objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida.”

Isso indica a necessidade do familiar, ou de um profissional de saúde, determinar o que o cuidador irá fazer a partir de um plano de cuidados formal que traz detalhadamente as tarefas.

Como gerenciar o cuidador de idosos

Para assegurar que a rotina esteja formalmente definida e seja cumprida, a melhor ferramenta é o Diário do Cuidador de Idosos da Acvida, disponível inclusive em versão gratuita. Confira no vídeo abaixo.

Cuidador de idosos pode dirigir?

Não é vedado ao cuidador de idosos dirigir um automóvel familiar, ou usar o seu particular para o idoso (desde que devidamente remunerado).

Porém, em função dos riscos e responsabilidades legais associadas, incluindo a responsabilidade patronal sobre eventuais acidentes e indenizações, a maioria das famílias prefere não correr o risco de dar a direção ao cuidador.

Uma alternativa são os serviços de aplicativos de transporte, cada vez mais comuns, que permitem chamar táxis, motoristas particulares e até fazer compras, evitando tais riscos.

Da mesma forma, uma simples ida à padaria pode gerar problemas legais se o cuidador se acidentar ao atravessar a rua. Ou se deixar o idoso cair, quando deveria estar a seu lado.

Por estes motivos, recomenda-se manter o cuidador estritamente ao lado do idoso a maior parte do tempo.

Quando contratar cuidador de idosos particular

Definido o perfil do profissional, suas rotinas e atividades, é hora de pensar quando os serviços de cuidadores serão necessários. Em quais dias e horários preciso de ajuda?

  • De segunda à sexta em horário comercial, para permitir à família trabalhar?
  • Todas as noites, para permitir à família descansar?
  • Aos finais de semana, quando a empregada doméstica estará de folga?
  • 24h7 (vinte e quatro horas por dia 7 dias por semana) para casos mais críticos?

Esta definição, que caminha junto à rotina, permite passar ao próximo ponto de nossa lista.

Como selecionar um cuidador de idosos particular

É altamente recomendável que a família acompanhe a seleção mesmo se optar por contratar uma empresa. Afinal, estamos falando da segurança de uma pessoa dependente e de sua família NO SEIO do lar.

A seleção e recrutamento dos profissionais exige:

  • Encontrar pessoas de confiança;
  • Garantir que tenham as habilidades necessárias;
  • Acompanhar os cuidados para se certificar que atendam diariamente às necessidades do idoso;
  • Fazer tudo isso dentro do orçamento familiar;
  • Prestar contas (em caso de curatela judicial);

Esta etapa é crucial, pois sem mão de obra qualificada, será impossível prestar um cuidado adequado.

Entrevista de seleção do cuidador de idosos

Para guiar uma entrevista de seleção segura de cuidadores, recomendamos a leitura de nosso artigo entrevista de seleção de cuidadores.

Como se tornar cuidador

O que é preciso para ser um cuidador de idosos

Na ausência da regulamentação da profissão, recomendamos (como parâmetros básicos para a habilitação de um profissional cuidador) o seguinte:

  • Idade mínima de 18 anos (recomendável acima de 24 anos);
  • Possuir ensino médio (cursando ou completo);
  • Ter bons antecedentes criminais (comprovados através de documentos tipo Nada Consta na polícia e Justiça Estadual e Federal);
  • Ter aptidão física e mental;
  • Experiência comprovada de no mínimo 3 meses (inclusive em estágios e trabalhos voluntários em casas de repouso, para permitir aos recém formados ingressar no mercado);
Curso de cuidador

Ainda é necessário ao candidato possuir curso de cuidador de idosos com pelo menos 80 horas (incluindo o estágio prático), ou formação na área da enfermagem (preferencialmente curso técnico em enfermagem).

Como contratar um cuidador de idosos particular

Ao estabelecer as jornadas de trabalho dos cuidadores, surgem dúvidas sobre escalas, carga horária, obrigações trabalhistas, dentre outras como:

  • Preenchimento da folha de ponto;
  • Geração (apuração) de contracheques com horas extras, adicional noturno, hora noturna reduzida, adicional referente ao DSR (descanso semanal remunerado), dentre outras obrigações legais (para funcionários registrados);
  • Utilização de contratos de trabalho adequados para evitar problemas com a legislação trabalhista (para cuidadores MEI e plantonistas).

Modelos de contratação

Para esclarecer todas estas dúvidas, o ideal é contar com uma equipe especializada.

Vídeo monitoramento dos idosos (câmeras)

Outro ponto que toca a segurança é a utilização de câmeras de vídeo para o monitoramento dos cuidadores e da terceira idade.

O videomonitoramento é um ótimo recurso não apenas para acompanhar remotamente o que acontece na residência do idoso, mas também para ajudar a prevenir problemas.

Mesmo se sua família optar por não colocar um sistema de câmeras completamente funcional, considere o uso de câmeras falsas. Sua simples presença ajuda a inibir condutas indesejáveis.

Agência de cuidador de idosos

Uma agência especializada, como a Acvida, fornece, na maioria de seus planos, câmeras de monitoramento por vídeo sem custo adicional (consulte condições).

Acompanhe as atividades do cuidador de idosos

As câmeras oferecem segurança à família pois fazem o registro do que ocorre, permitindo a gravação das imagens. Mas quando nos referimos às atividades, queremos dizer que os familiares devem participar do processo do cuidado.

A presença do cuidador não exime a presença a da família, tampouco dispensa o afeto que apenas os filhos e netos podem oferecer.

Deixe os profissionais cuidarem da parte mais trabalhosa do cotidiano, como trocar fraldas e garantir a oferta de refeições, para que você possa desfrutar da presença de seu ente querido sem apertos.

Respeite as folgas do cuidador de idosos particular e também do familiar

Ninguém vai cuidar de outrem (outra pessoa) sem antes cuidar de si mesmo. Respeite o tempo de quem cuida, o cuidador precisa de folgas.

Saúde

Não sem motivo, a legislação trabalhista prevê intervalos intrajornada (a popular hora do almoço) e interjornada (tempo de descanso entre jornadas consecutivas ou entre um dia de trabalho e outro) mínimos para garantir a saúde dos trabalhadores, assim como férias compulsórias e irretratáveis (direito o qual não se pode abrir mão).

Idosos

Em nosso artigo “Os impactos do Alzheimer para além dos doentes (nos familiares e cuidadores de idosos)”, trouxemos estatísticas e casos tanto de cuidadores familiares quanto de profissionais que apresentaram problemas de saúde em função de desrespeitar o próprio corpo e suas necessidades.

Cuide de seus cuidadores

Não é possível pensar em qualidade de vida para o idoso sem antes pensar na qualidade de vida do cuidador.

Precisa de ajuda para encontrar um cuidador de idosos particular?

Se precisar de ajudar para cuidar daquele(a) que você ama, conte com a Acvida Cuidadores. Podemos auxiliar sua família basicamente de duas maneiras.

Empresa de cuidador de idosos

Fazendo a supervisão dos cuidadores: a Acvida recruta, seleciona, capacita, substitui e cobre faltas de cuidadores com seu plantão 24h/dia, acompanha os cuidados com uma equipa multidisciplinar, oferece monitoramento por câmeras, oferece cadeiras de rodas/banho, faz a contabilidade (inclusive executando pagamentos).

Nesse caso, a família é o contratante legal e nós oferecemos todo o suporte: cuidamos de toda a parte trabalhista e burocrática para você.

Terceirizando cuidadores: tem as mesmas características do plano acima, com a praticidade dos cuidadores serem contratados pela Acvida (nossa empresa é o contratante legal).

6 motivos para contratar cuidadores de idosos profissionais

  • Aqui você fala com o dono: em todas as unidades Acvida os proprietários estão disponíveis para tratar pessoalmente com os clientes, solicite seu contato;
  • Temos muitos clientes satisfeitos: confira um pouco do que eles falam de nosso trabalho (mais em depoimentos);
Depoimentos satisfeitos ACVIDA
  • Plantão 24h/dia exclusivo para clientes: de dia ou de noite, finais de semana ou feriados, cliente Acvida nunca fica sem um cuidador qualificado para acompanhar seu ente querido. Conte conosco em emergências e em qualquer momento que precisar;
  • Seleção criteriosa de cuidadores: em média, de cada 20 candidatos entrevistados, apenas um é aprovado;
  • Cadeiras de rodas e cadeiras de banho grátis: na maioria dos planos, oferecemos estes e outros equipamentos aos nossos clientes sem cobrar mais por isto;
  • Acvida é uma empresa premiada: a Acvida Cuidadores de Idosos ganhou o prêmio MPE Brasil do Sebrae/DF e da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) nas categorias Serviços de Saúde e Responsabilidade Social, o que atesta nosso compromisso com a qualidade do atendimento e o respeito à pessoa humana.

Se precisa de ajuda para encontrar um cuidador de idosos particular, conte com a empresa de cuidador de idosos Acvida.


Como é ser um cuidador de idosos

Se você não deseja contratar, mas sim se tornar um profissional do cuidado, saiba mais sobre os requisitos para acompanhar uma pessoa dependente. Apresentamos a seguir algumas dúvidas bastante comuns.

Cursos para cuidador de idosos

Um bom curso é essencial para a carreira do futuro cuidador. É na formação adequada que se criam as bases sólidas para um cuidado adequado, e consequentemente para a segurança financeira do profissional.

Quantas horas trabalha um cuidador de idosos

A resposta mais adequada é: depende. Alguns trabalham em horário comercial, outros em escalas de revezamento como a conhecida 12×36 (12 horas de trabalho contínuo por 36 horas de descanso), além de outros formatos.

Cuidador

Nosso departamento pessoal especializado por ajudar a entender o melhor forma de jornada/escala para cada caso.


Perguntas frequentes

Respondidas pela equipe de especialistas da Acvida:

Como contratar um cuidador de idosos?

Os cuidadores podem ser contratados terceirizados ou diretamente pela família, seja como plantonistas (MEI) ou com a carteira assinada.

Como registrar cuidador de idosos?

No sistema eSocial do Governo Federal, sugerimos efetuar o registro como empregados domésticos nos serviços gerais ou como cuidador de idosos, a depender das atividades a serem desenvolvidas.

O que é um cuidador de idosos? Qual a função do cuidador de idosos? O que o cuidador faz?

Citamos acima e repetimos a seguir que, segundo a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO – código 5162 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), acompanhantes de idosos e afins “cuidam… a partir de objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida.”

Quanto custa uma cuidadora de idosos?

O custo final vai depender de uma série de fatores, tais como: frequência (dias e horários) do atendimento, qualificação da profissional, modalidade de contratação (se como plantonista ou registrada), dentre outros fatores.

Quanto ganha um cuidador de idosos

Na dúvida, consulte nosso serviço de contador.

O que o cuidador de idoso não pode fazer?

Via de regra, o cuidador não cuida da casa (serviços gerais) nem de demandas de familiares do idoso.

Como deve ser a roupa de um cuidador de idoso? Como é o uniforme do profissional?

O uso de uniforme não é obrigatório, embora seja recomendável, assim como o uso de toucas ou de amarras para manter o cabelo preso. Máscaras faciais são desejáveis no trato direto e próximo com o idoso, e luvas de procedimento obrigatórias ao lidar com fluidos e excrementos como na troca de fraldas.

Qual o salário do cuidador de idoso? Quanto ganha um cuidador de idosos?

O profissional do cuidado, quando registrado com a carteira assinada, não pode receber menos do que o salário mínimo nacional, ou o estadual (em estados que o aplicam como SP, PR, SC e RS), pago como salário hora ou como salário mensal. No caso de diaristas, plantonistas ou MEI (autônomos ou Micro Empreendedor Individual), não há regra geral, mas podem haver regras sindicais locais específicas (consulte).