Livro para idoso: confira essa sugestão imperdível

Ter um bom livro para idoso, daqueles que despertam a curiosidade e o interesse pela história, daqueles que prendem o leitor, pode ser mais do que um passatempo. Pode ser o que faltava para criar laços entre cuidadores ou familiares (que leem) e um ente querido que já não poderia fazer a leitura sozinho.

Cristais do Planalto, volume 1 da trilogia Latitude 15, foi escrito por Adriano Machado, fundador da Acvida cuidadores. Um livro magnético, capaz de agradar gente de várias idades, inclusive os mais experientes.

O livro é um page turner (uma página puxa a outra): dá vontade de virar a página e saber o que vem pela frente!

Sandra Espilotro, São Paulo-SP (ex-diretora da Globo Livros e da Ediouro/Nova Fronteira)

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=2r5r7xFTF_g

Idosos lendo

A idade traz desafios, muitos deles relacionados às dificuldades da pessoa se conectar com o mundo e com os demais seres humanos. Hoje em dia, identificar um idoso lendo em casa, ou em qualquer local, pode ser difícil.

É, o tempo passa; e esse passar cobra seu preço. Os alimentos já não tem o mesmo sabor, o tato perde sensibilidade, o corpo perde força e vitalidade, a audição já não capta os detalhes ou sequer permite estabelecer uma conversa. A visão, muitas vezes, é insuficiente mesmo para uma leitura breve.

Tudo isso contribui para o isolamento social, e deste advém uma série de doenças, destacadamente a depressão.

Livro para idoso ler

Ter um bom livro para idoso ler, daqueles que geram interesse e prendem a atenção, pode ser o que faltava para o idoso criar laços com o cuidador, que vai ler para (ou com) a pessoa assistida.

O convívio social é um aliado contra a depressão, e fazer o cuidador ler com o idoso é reconhecidamente uma ótima forma de estimular a criação de laços sociais.

Cristais do Planalto é impressionante: algumas páginas e me envolvi na trama por completo. Li por horas a fio e, quando me dei conta, não era mais possível parar de ler.

Maria Oliveira, 70 anos, Brasília-DF

Alguns dos elementos da narrativa que vão captar a atenção dos idosos:

  • O contexto do sonho de Dom Bosco, santo que visualizou a construção de Brasília na década de 80 do século XIX, e dos imigrantes italianos que povoaram as Américas;
  • A Missão Cruls, que dez anos depois saiu do Rio de Janeiro para demarcar o futuro Distrito Federal, capitaneada pelo belga naturalizado brasileiro Luiz Cruls, em meio ao conturbado período de troca do Brasil Império pelo Brasil República;
  • A saga de Juscelino Kubitschek para materializar a capital até o controverso evento de sua morte;
  • A teoria que associa Brasília com uma antiga capital egípcia;
  • Mais acontecimentos marcantes do século XX que foram contemporâneos ou relacionados à construção do atual Distrito Federal.

Se você gosta uma boa perseguição policial, de histórias que citam a História, de rever acontecimentos marcantes do século XX, ou se aprecia enredos em que a ficção se torna quase indissociável da realidade, ou simplesmente se busca um motivo para ficar mais tempo com quem você ama, esse é o livro certo.

Leitura para idosos

Apresentamos o primeiro livro de ficção de Ax Colt, pseudônimo com que Adriano Machado (fundador da Acvida) assina a trilogia Latitude 15.

Mistério, suspense, ficção, misticismo, policial, romance, história, esoterismo. A classificação dos livros da trilogia Latitude 15 pode ser difícil, mas o efeito magnético no leitor é sempre o mesmo. E livro bom é assim, não é?

Confira o pano de fundo da trama.

 

 

Histórias para idosos

Egito, lar da civilização mais fascinante e misteriosa da Terra.

Sua cultura legou ao mundo monumentos e referências – pirâmides, hieróglifos, ciência, um sem fim de preciosas obras de arte – e uma magia ocultista. Da capital deste mundo antigo, Tebas, o poder irradiou por séculos. Até que uma nebulosa profecia, cumprida por um enigmático faraó, transferiu a capital para o centro do país.

O poder migrou então para a cidade de Akhetaton, ou como ficou conhecida no século XX: Brasília.

Um ritual milenar no coração do Brasil, dois assassinatos, símbolos arcaicos. Estes são os pontos de partida desta história eletrizante que transporta o leitor pelo berço de grandes culturas ocidentais – Egito e Grécia – e seus mistérios fascinantes.

Saiba como a capital do Brasil, Patrimônio Cultural da Humanidade, conta muito mais do que sua breve história registra.

Ciência, magia, misticismo, crime, poder: o escritor Ax Colt desvenda os segredos dos Cristais do Planalto nesta narrativa magnética e surpreendente.

Contos para idosos

Confira os destaques da trilogia Latitude 15:

  • Narrativas de perder o fôlego!
  • Paisagens espetaculares!
  • A capital do Brasil como você nunca viu!
  • História ou ficção? Leia e tire suas conclusões!
  • Autor especialista em egiptologia: ele estudou e esteve mesmo no Egito!

Conheça as 7 profecias que envolvem a construção da capital de todos os brasileiros!

Mais detalhes no site pessoal do autor de Cristais do Planalto.

Cristais do Planalto, um “livro para idoso” que vai agradar pessoas de todas as idades:

Que final foi esse: não acredito que acabou assim! Essa última parte foi realmente surpreendente, estou morta de curiosidade para ler o volume 2!

Nathália Carvalho, Recife-PE