Quanto custa um cuidador de idosos? Conheça os 6 itens que definem o preço!

Quanto custa um cuidador de idosos domiciliar? Aprenda a calcular no artigo de hoje do Blogdocuidado.

Leia também:

Não contrate um cuidador de idosos antes de ler isso

Existe seguro saúde que cobre faltas de cuidador de idosos 24h/dia? Leia e surpreenda-se!

Preciso de um cuidador de idosos urgente: leia se for o caso de sua família

Quanto custa um cuidador

Hoje, compartilho uma carta que enviei a todos os nossos clientes após o último aumento no salário mínimo, o que levou muitos a pensar quanto custa um cuidador.


“Amigos clientes, tomo a liberdade de me dirigir desta maneira porque considero o trabalho da Acvida, acima de tudo, como uma parceria. Uma parceria que, através dos cuidados paliativos oferecidos por nossos colaboradores, busca trazer aos idosos a melhor qualidade de vida que suas condições permitem.

Neste sentido, faço questão de entregar meu telefone pessoal a cada um dos clientes, que tem liberdade para me procurar sempre que acharem necessário.

Gosto de pensar não apenas no cuidado ao idoso, mas também no conforto e segurança que trazemos a cada uma das pessoas com quem lidamos. Isto inclui o compromisso de cobrar valores justos pelos serviços que prestamos, que possam remunerar nossos esforços dentro das possibilidades das família.

A cada primeiro de janeiro, me deparo com a inglória (mas necessária) tarefa de reajustar nossos contratos em função do aumento compulsório do salário mínimo. Ao longo das primeiras semanas de cada ano me vejo em infindáveis reuniões, debato sobre extensas planilhas, me perco em conjecturas sobre como controlar os gastos com um único objetivo: minimizar o impacto no bolso de nossos clientes.

A cada índice de inflação liberado (INPC, IPCA, IGP-M…), aumenta minha impressão de que nenhum deles, de fato, representa a minha realidade e a de meus amigos. Exatamente por isto, a Acvida JAMAIS executou a cláusula de reajuste de seus contratos expressamente como prevista:

Cláusula XX – Os valores contratados serão reajustados de forma a manter o equilíbrio econômico deste contrato nas seguintes situações: Quando houver alterações legais e/ou sindicais que alterem os cálculos trabalhistas, tributários ou previdenciários do CONTRATADO; se, durante a vigência deste contrato, forem criados novos tributos ou modificadas as alíquotas dos vigentes; se houver reajuste nas tarifas de transporte coletivo, ou se comprovadamente, as despesas com transporte dos funcionários/cuidadores forem aumentadas em função de alterações nas escalas ou substituição dos profissionais; após 12 meses, ainda, o contrato poderá ser reajustado pelo IGP-M ou outro índice que represente a inflação do período anterior.

A dureza dos termos jurídicos é simplesmente fria demais para uma relação entre amigos. Se dependesse apenas de mim, faria nossos contratos como antigamente: o fio de meu bigode como garantia.

Assim, pensando no idoso e em sua família, nos cuidadores que dependem do trabalho para seu próprio sustento, e na continuidade da Acvida como iniciativa que beneficia todo o ecossistema do cuidado (hoje somos orgulhosamente o maior portal sobre o cuidado a idosos dependentes do Brasil), fizemos e refizemos exaustivos cálculos (individualmente) antes de apresentar qualquer necessidade de reajuste.

Necessidade esta que precisa se embasar em números, mas também em compreensão e parceria.

É importante salientar que, de todos os itens que compõe nossa formação de preços, apenas nossa Margem de Contribuição para despesas operacionais (item MC que detalho abaixo) depende diretamente de nós, confira.

Os 6 itens que definem o preço, quanto custa um cuidador terceirizado 24h/dia

  1. 48,90% do valor de cada contrato corresponde aos contracheques dos cuidadores (salário-mínimo mais direitos previstos na legislação trabalhistas como horas extras, adicional noturno, hora noturna reduzida em relação à diurna, parcela do descanso ou repouso semanal remunerado sobre os direitos);
  2. 4,96% corresponde ao transporte mensal dos cuidadores;
  3. 1,5 % corresponde a provisão para faltas e atestados médicos;
  4. 21,58% corresponde a encargos legais (FGTS, férias e coberturas, décimo terceiro salário);
  5. 9,63% é a MC (administração do contrato);
  6. 13,42% são impostos diretos (Ex: Simples).

Fomos obrigados a diminuir nossa MC seguidamente nos últimos anos, ou seja, aumentamos nossa eficiência para poupar o bolso de nossos clientes.

Todas os demais itens tem preços e alíquotas controlados pela legislação ou são regulados pelo governo/mercado. Isto significa que são os mesmos para qualquer prestador de serviços que siga a legislação trabalhista e tributária, a única forma de garantir segurança jurídica e tranquilidade para a família.

Apesar dos números se justificarem, sabemos que manter um cuidador de idosos é algo significante para o orçamento das famílias.

Por isto, além de nossos serviços de terceirização (onde a Acvida contrata e se responsabiliza por toda a parte trabalhista), oferecemos alternativas como nosso plano de Supervisão.

  • SV (Supervisão): a Acvida recruta, seleciona, capacita, substitui e cobre faltas de cuidadores se forma segura com seu plantão 24h/dia, acompanha os cuidados com sua equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, oferece monitoramento da residência por câmeras, oferece cadeiras de rodas/banho, faz a contabilidade dos cuidadores (gerando contracheques e inclusive executando pagamentos).

Neste caso, a família é o contratante legal (quem assina a carteira) e nós oferecemos todo o suporte para que não tenham que se preocupar com a parte burocrática. Esta opção oferece redução de custos de 10% a 25% em relação ao contrato de terceirização.

Em nome da equipe Acvida, agradeço mais uma vez pela confiança. Se houver algo mais que possamos fazer para a sua família, por favor nos comunique. Se o pedido estiver dentro de nosso alcance, considere-o atendido.


Os valores apresentados indicam, percentualmente, quanto custa um cuidador terceirizado 24h/dia. Para saber valores de salários e para calcular as despesas mensais das famílias com cuidadores (R$) em outros formatos de escala, entre em contato com nossa equipe de atendimento.

Preço não deve ser o único parâmetro para se entender quanto custa um cuidador

Muita gente procura cuidadores como se todos os profissionais fossem iguais, o que facilitaria uma comparação simples através da internet. Mas acontece que os profissionais (e as situações que estes irão encontrar no dia a dia) são distintas e únicas. Acompanhe.

Preço é uma coisa, valor é outra bem diferente

O preço (quanto custa um cuidador) é calculado como explicado acima, mas para entender o valor é necessário considerar cada situação individualmente.

As pessoas são únicas, assim como suas necessidades.

Adriano Machado, fundador da Acvida

Qualquer serviço de cuidadores de idosos deve ser personalizado, de outra forma não vai funcionar.

Apesar disso, a frase “quanto custa um cuidador de idosos” é uma das mais ouvidas aqui na Acvida. Muita gente procura cuidadores como se todos os profissionais fossem iguais, mas não são. Na verdade, são bem diferentes.

Alguns dos pontos de que devem ser observados ao se procurar um cuidador de idosos:

  • Em quais dias e horários os serviços serão necessários?
  • Em qual bairro/cidade serão prestados?
  • Com as duas informações acima, é possível pensar se o sistema de transporte público é capaz de trazer/levar o profissional com segurança e no tempo corretos;
  • Qual o perfil desejado do profissional (mais doméstico, acompanhante ou de enfermagem), e quais atividades devem ser executadas diariamente?

Cuidador de idosos não é produto de prateleira ou commodity (produtos padronizados cujo canal de venda é indiferente).

Qualquer familiar que busque tais serviços deve dispor de um tempo mínimo para conversar com o prestador dos serviços, seja um cuidador individual, seja uma empresa, para entender se aquela pessoa ou instituição está alinhada com suas necessidades.

O mesmo profissional cuidador pode ser perfeito na casa do vizinho, mas um desastre na sua casa. As expectativas e costumes serão sempre diferentes, e com elas o sucesso do serviço.

Se você contratar um cuidador que não atenda suas expectativas, vai sempre pagar o preço (R$) dos serviços prestados, mas nem sempre vai perceber o valor (o benefício) que isto deveria ter trazido. É o famoso “barato que pode sair caro”.

Se precisar de ajudar para encontrar cuidadores profissionais, capazes de aportar valor e resolver a situação de sua família, conte com a Acvida.

Leia ainda: se o assunto “quanto custa um cuidador” lhe interessou, talvez estes também interessem.

Conheça as perguntas mais frequentes no site da Acvida

Quem cuida de parente idoso ou com deficiência pode receber benefício em dinheiro?

Conheça a Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos