Acompanhe nossas dicas para o cuidador de idoso ser reconhecido por suas habilidades, e assim alcançar estabilidade e sucesso profissional.
Leia mais:
Conheça as vantagens de ter um cuidador de idosos 3 vezes por semana
Velhice não é doença: cuide do idoso dependente como gostaria de ser cuidado
Como tratar a pele do idoso em casos de ressecamento e outros problemas comuns
Conteúdo
ToggleDicas para o cuidador de idoso
De modo geral, a maioria das pessoas designadas para cuidar de um idoso se concentram nas necessidades emocionais, físicas e culturais. E para isso, deve ter habilidades específicas.
Por este motivo, apresentamos 3 dicas para o cuidador de idoso se destacar no ambiente profissional pensando não apenas no que sabe fazer, mas em como fazê-lo.
Curso de especialização para cuidadores de idosos
Para oferecer a si mesmo uma melhor oportunidade de trabalho, o cuidador precisa ser bem treinado. Para isso, ter uma formação profissional adequada é essencial.
Conheça os requisitos mínimos de um curso de formação de cuidadores aqui.
Cuidado a pacientes enfermos
Os empregadores estão procurando cuidadores que estejam preparados para cuidar de indivíduos doentes. Entre as doenças cada vez mais comuns está a doença de Alzheimer, e pode ser um desafio lidar com essa situação demencial.
A doença de Alzheimer é um distúrbio progressivo do cérebro que leva a problemas de memória, linguagem, função mental e habilidades espaciais.
No início, os idosos podem manifestar sinais de agressividade, ansiedade e depressão. O cuidado com a higiene e nutrição do idoso também são coisas que o cuidador precisará ficar atento. Mesmo tarefas simples podem se tornar em um desafio.
Não basta treinamento, é necessário se importar com quem se cuida, muitas vezes colocando-se no lugar no enfermo para entender como ele gostaria de ser cuidado.
Inteligência emocional para desenvolver o seu trabalho
Os cuidadores devem estar cientes que, para garantir a qualidade dos cuidados que prestam, o seu estado de espírito deve ser controlado e não deve interferir no serviço nem na família que o recebe.
Por isso, é muito importante que os cuidadores prestem atenção aos seguintes pontos:
- Manter a compostura para tratar os problemas da família e do indivíduo doente, sem deixar as necessidades médicas de lado;
- Muita paciência e saber respeitar as limitações de cada idoso e suas (aparentes) contradições: lembre-se que um idoso com demência não sabe o que faz;
- Tolerância, pois em alguns casos os idosos podem desenvolver comportamentos agressivos (lembre-se da máxima: nada pessoal…);
- Gentileza: saber utilizar palavras cordiais e manter um tom de voz respeitoso sempre;
- Senso de observação para conseguir identificar dificuldades e limitações do idoso, além de reconhecer sinais de piora do quadro clínico para comunicação imediata à família;
- Compreensão para reconhecer momentos de dificuldade do idoso e conseguir oferecer o auxílio necessário.
Dicas comportamentais
Além das habilidades profissionais, o cuidador deve se manter atento à sua postura.
Para entender melhor o comentário de nosso fundador e nossas dicas para o cuidador de idoso, recomendamos conhecer os 10 mandamentos do cuidador de idosos, diretrizes fundamentais para qualquer profissional desenvolver seu trabalho com atenção e qualidade.
Se gostou de nossas dicas para o cuidador de idoso, e se precisar de ajuda para encontrar cuidadores profissionais, a Acvida Cuidadores está aqui para te auxiliar. Cuidamos de tudo para você aproveitar mais o seu tempo com quem você ama .
Respostas de 2
Gostei muito do conteúdo de vcs parabéns
Muito boa a dicas e preparação para um cuidador cuidar e ser cuidado…muito obrigada