Cuidador de idosos faz faxina?

Muitas famílias e cuidadores têm dúvidas sobre se o cuidador de idosos faz faxina, sobre se tal atividade faz parte do rol de tarefas dos profissionais do cuidado. Essa dúvida, inclusive, é ponto de atrito comum entre empregados e empregadores.

Hoje, no Blogdocuidado, vamos esclarecer este tema polêmico.

Cuidador de idosos faz faxina?

Antes de responder à pergunta, vamos entender os diferentes perfis de cuidadores.

O sucesso no cuidado ao idoso, e da tranquilidade da família, passa por escolher o perfil adequado de profissional. Uma escolha errada pode frustrar expectativas e gerar atritos.

Primeiro, defina por que precisa de um cuidador. Pode não parecer, mas muita gente primeiro contrata e só depois se pergunta sobre quais funções irá delegar ao cuidador.

Cuidador de idosos

O que, afinal, faz um cuidador de idosos? Em linhas gerais, 

o cuidador deve fazer pela pessoa assistida tudo o que ela própria faria, não fossem as limitações inerentes à sua condição de saúde.

O cuidador de idosos será responsável por garantir as atividades de vida diárias, por prestar cuidados paliativos e por reportar a evolução do quadro do idoso aos responsáveis, através de ferramentas como o Diário do Cuidador.

Tipos de cuidadores de idosos

Pensar no perfil desejado do cuidador ajuda a definir as atividades que serão executadas, em especial para um profissional com tão amplo espectro de atuação.

Acompanhante de idosos e empregados domésticos

cuidadores domiciliares com perfil acompanhante (antigamente chamados de “dama de companhia”) e cuidadores com perfil doméstico (geralmente empregadas domésticas com um treinamentos específicos) que, em termos gerais, atendem assistidos com pouca ou nenhuma complexidade.

Nestes casos, é comum, enquanto não atende a pessoa assistida, ao cuidador de idosos fazer faxina.

Enfermeiro para cuidar de idosos

Um cuidador de idosos com formação em enfermagem (nível técnico ou superior) pode ser necessário caso o idoso seja mais debilitado, ou com demandas de saúde mais específicas, como no cuidado a feridas extensas.

Cuidador

A maioria dos profissionais cuidadores, porém, fará um pouco de tudo, exceto o que for vedado por lei como medicamentos injetáveis, que só podem ser aplicados por profissionais de enfermagem.

O cuidador que se posicione entre o doméstico e a enfermagem tende a ser mais versátil para as demandas diárias da maioria das famílias.

O que o cuidador de idosos não pode fazer?

Definido o perfil do profissional, podemos pensar nas atividades que serão delegados a ele ou ela.

Trabalhos que não são funções do cuidador de idosos

Para entender melhor o que cuidadores, via de regra, não executam numa residência, sugerimos a leitura de nosso artigo 5 Funções que o cuidador de idosos não faz (não deve fazer).

O Cuidador de Idosos pode fazer faxina ou limpar casa?

Nosso vídeo “tarefas domésticas e o cuidador de idosos” pode esclarecer essa dúvida:

Cuidador não passa café para visita

Vale reforçar que as atividades do cuidador de idosos, como o próprio nome diz, se restringem à pessoa assistida por ele.

Idosos

O idoso deve ser o alvo dos cuidados, pois o objetivo da presença de um cuidador é, sem dúvida, o próprio idoso.

Familiar dos idosos

A afirmação anterior, apesar de parecer óbvia, é comumente desrespeitada pelas famílias, que, por comodidade ou desconhecimento, pedem com frequência aos cuidadores para dar atenção aos demais moradores da casa.

Com os argumento como “vovô dorme muito e ele/ela cuidador(a) fica bastante à toa”, não é incomum que o profissional seja requisitado para atividades além daquelas do idoso, o que não é correto, e inclusive pode gerar riscos.

Tarefas domésticas

Embora o cuidador não seja um empregado doméstico nos serviços gerais, muitas tarefas domésticas, quando mal executadas, impactam diretamente na qualidade dos cuidados prestados.

Por isso, o Diário do Cuidador da Acvida traz um modelo de cronograma das tarefas domésticas para ser discutido e preenchido após uma conversa entre familiares, cuidadores e demais empregados da casa. 

Reforçamos: o cuidador SÓ É RESPONSÁVEL por atividades relacionadas ao idoso assistido.

Seguem exemplos do planejamento das atividades domésticas de uma residência:

As imagens acima foram retiradas do Diário do Cuidador da Acvida. Confira mais detalhes sobre o Diário no vídeo abaixo ou em nosso canal do Youtube.

https://youtu.be/atC5YWbnA2Q

Perguntas frequentes 

Quais são as tarefas que fazem parte da rotina do cuidador?

Para entender melhor isso, sugerimos a leitura do artigo Funções de uma cuidadora de idosos trabalhando em domicílio.

Quais são as tarefas ou funções do cuidador de idosos?

Leia ainda o artigo Atribuições do cuidador de idosos: o que o profissional pode (ou não) fazer na residência.

O que o cuidador não pode fazer?

Para entender melhor isso, sugerimos a leitura do artigo Funções do cuidador domiciliar de idosos: 5 atividades proibidas

Qual o valor de uma diária de uma cuidadora de idosos?

Se precisar de um orçamento, acesse a página quero um cuidador.

Como deve ser a roupa de um cuidador de idoso?

O uso de uniformes, embora não seja obrigatório, é recomendável. Luvas de procedimentos, por sua vez, são obrigatórias ao lidar com a higiene pessoal do paciente, como na troca de fraldas ou banhos. Jalecos e toucas de cabelos desejáveis.

Cuidador: converse com seu empregador sobre os demais itens, como as máscaras faciais.

Quantos idosos um cuidador pode cuidar?

Não há limite legal. Em uma residência é usual o cuidado a até 2-3 pacientes, desde que sejam acordadas as atividades com a família, e que seja fisicamente possível, ou seja, que o cuidador não precise estar em 2 lugares ao mesmo tempo, como no caso de dois idosos que deambulam (caminham) e que tenham ambos risco iminente de queda. 

Em lares de idosos, cada cuidador irá atender ainda mais pacientes dentro dos limites legalmente estabelecidos e do plano de cuidados.

Qual é a função de um cuidador?

Em linhas gerais: fazer pela pessoa assistida (o idoso) tudo o que ela própria faria, no que tange ao autocuidado, não fossem as limitações inerentes à sua condição de saúde. 

O que uma cuidadora precisa saber?

Antes de iniciar as atividades, é preciso que o profissional tenha um bom curso de formação de cuidadores

Qual a diferença entre cuidadora e doméstica?

Pensando em um cuidador com perfil doméstico, as atividades de ambos, muitas vezes, são bastante parecidas. A diferença principal é o foco: enquanto a empregada doméstica tem como foco o cuidado da casa, e eventualmente dos familiares que ali residem, o foco do cuidador é o idoso apenas.

Some-se a isso o fato de que não há exigência de treinamentos mínimos para domésticas, e que há cursos para cuidadores, e assim teremos delineado o campo de atuação de cada profissional.