5 dicas para melhorar a segurança doméstica do idoso

Segurança doméstica: se o seu ente querido mora ou fica sozinho em casa, ele pode estar menos seguro do que você imagina. Criamos uma lista de dicas para melhorar a segurança doméstica para garantir que seu idoso esteja protegido em seu lar.

Dicas para melhorar a segurança doméstica

O potencial de perigo aumenta quando uma pessoa é idosa. Seu ente querido deve se sentir seguro em casa, mas à medida que ele ou ela envelhece, muitas coisas cotidianas podem se tornar ameaças potenciais à sua segurança. É essencial verificar a casa com olhos criteriosos!

Confira nossa lista de dicas de segurança doméstica para idosos, a fim de minimizar quaisquer perigos potenciais e garantir que seu ente querido fique seguro em casa.

10 mandamentos do cuidador de idosos

Se você tem cuidadores, conheça e exija o cumprimento dos 10 mandamentos dos cuidadores de idosos.

Câmeras para residências

Para garantir que as únicas pessoas que entram na casa de seu ente querido sejam aquelas que deveriam estar lá, um sistema de monitoramento por câmeras é um investimento essencial.

Se você possui cuidadores de idosos em casa, as câmeras são um item indispensável na segurança doméstica. Saiba mais nos artigos:

Monitoramento do cuidador de idosos por câmeras de vídeo: tudo o que sua família precisa saber

Acompanhe seus cuidadores de idosos com câmeras e evite maus tratos aos idosos

7 motivos para manter câmeras de monitoramento em casas onde trabalham cuidadores de idosos

Números de emergência

No caso de um acidente e seu ente querido precisar entrar em contato com alguém para obter ajuda, é uma boa ideia ter uma lista de números de emergência ao lado do telefone.

No calor do momento, eles podem esquecer um número de telefone e, portanto, anotá-lo pode ser uma grande ajuda. Alguns números importantes a ter são contatos de emergência, como familiares e amigos, e o consultório do médico, além do plano de saúde e do serviço de remoção hospitalar, se for o caso.

Quer organizar os números de emergência e a rotina do idoso? Conheça o Diário do Cuidador da Acvida:

Alterações de segurança na casa

Certifique-se de que sua casa seja segura. Modificações domésticas para idosos podem ser necessárias, especialmente se eles estiverem em uma cadeira de rodas ou com risco de queda aumentado.

Algumas adaptações que podem ser de grande ajuda na segurança doméstica são:

  • Deixar uma assento à prova d’água ou cadeira de banho no chuveiro;
  • Instalar tiras antiderrapantes no banheiro;
  • Pensar em portas e corredores mais largos;
  • Deixar os controles e interruptores acessíveis desde a cama (mesmo quando deitado);
  • Instalar corrimãos nos corredores.

Algumas coisas para se livrar:

  • Tapetes de banho emborrachados;
  • Trincos nas portas dos quartos e banheiros;
  • Cabos elétricos soltos e desordem pelo chão.

Andadores para idosos

Se o seu ente querido precisar de ajuda para caminhar, seja com bengala, andador ou cadeira de rodas, certifique-se de que o auxiliar de caminhada esteja sempre por perto para minimizar o risco de quedas.

Além disso, peça-lhes que guardem uma lanterna ou o celular perto de sua cama, para que possam ver para onde estão indo à noite. Neste contexto, luzes de balizamento (perto do piso) também podem ser úteis.


Segurança doméstica: depois de seguir essas dicas, a casa do seu idoso deve ser um lugar muito mais seguro para ele morar. Se você fez todo o possível para tornar a casa deles mais segura e eles ainda parecem estar lutando para morar sozinhos, considere contratar um cuidador de idosos.