Conheça exercícios de fisioterapia para idoso com dificuldade de andar. Evite quedas e mantenha a autonomia funcional. Conheça ainda sugestões de fisioterapia em vídeo.
Conteúdo
ToggleA importância da fisioterapia para idoso com dificuldade de andar
A fisioterapia é importante para a prevenção de quedas, recuperação da agilidade, força e equilíbrio, principalmente nos idosos que já tem algum tipo de limitação para a locomoção. Estes problemas geralmente são causados ou agravados por doenças, ou após uma queda e/ou fratura.
Os exercícios fisioterapêuticos são sempre úteis para a preservação e reabilitação da força muscular e coordenação motora.
Alguns exercícios são comumente indicados como tai-chi-chuan, alongamentos diários, exercícios passivos e ativos, caminhada rápida e musculação. Os exercícios na água (hidroterapia) também são muito recomendados, pois oferecem os benefícios de qualquer atividade, mas sem sobrecarregar os músculos e articulações.
Além de ofertar tais atividades para promoção da saúde, o fisioterapeuta também exerce função fundamental na segurança do idoso e prevenção de acidentes e lesões.
Para isso lançamos mão de orientações aos familiares e cuidadores diretos, além de recomendações de instalações de dispositivos de segurança para auxiliar na locomoção, durante o banho e uso do vaso sanitário, como as conhecidas barras de apoio.
Fisioterapia funcional para idosos
É importante citar a importância da fisioterapia funcional para idosos. Em se tratando da terceira idade, mesmo atividades simples como levantar para ir ao banheiro, ou pegar um copo de água, podem ser consideradas como auxílio relevante na manutenção da capacidade funcional.
A fisioterapia para idoso com dificuldade de andar deve, nos limites das capacidades e da segurança de cada indivíduo, trabalhar a pessoa assistida visando a manutenção de suas funcionalidades, por mais simples que pareçam. Confira este relato:
A fisioterapia funcional para idosos, que pode compreender mesmo atividades cotidianas como caminhar dentro de casa e erguer objetivos simples, é, portanto, uma ótima ferramenta que não deve ser negligenciada por cuidadores e familiares.
Fisioterapia para ajudar no equilíbrio em idosos
Exercícios de fisioterapia para idoso com dificuldade de andar podem ajudar bastante no equilíbrio, e assim na qualidade de vida do idoso.
Confira exemplos de exercícios nesse vídeo preparado pela equipe da Dra. Fabiane de Castro Vaz, especialista da clínica 3id Prevenção e Reabilitação Geriátrica.
A seguir, a Dra. Fabiane responde algumas dúvidas de nossos leitores sobre a fisioterapia para idoso com dificuldade de andar.
Fisioterapia com idosos
Acvida: Quais são os principais problemas dos idosos que deambulam (caminham) mas apresentam risco de queda? Em que a fisioterapia com idosos se concentra nestes casos?
Dra. Fabiane: Risco de quedas deve sempre ser sinal de alerta para todos os envolvidos com o idoso. Justamente porque ao apresentarem uma queda há um risco maior de fratura, devido à fragilidade óssea, e das complicações decorrentes desta.
Idosos apresentam uma produção maior de osteoclastos ao invés de osteoblastos, que são os responsáveis no processo de produção de cálcio, ou seja, é há uma perda esperada de massa mineral óssea.
Por conseguinte, além da fragilidade óssea, a consolidação é mais lenta, o que os mantém mais tempo acamados, com maior perda de massa muscular, devido a imobilidade.
Todo esse quadro leva o idoso há uma queda de função importante, porque perde força muscular, perde capacidade cardiorrespiratória, perde mobilidade, agilidade e se torna um idoso inseguro, dependente para as suas atividades diárias.
Trabalho de prevenção de quedas, análise do risco de cair, análise de uma casa segura, avaliação das estratégias de equilíbrio, treino de equilíbrio, tudo isso, faz parte de um grande trabalho do fisioterapeuta com o idoso quando estamos falando de quedas.
Prevenção de queda ao idoso
As quedas em idosos são um risco constantes, e um dos maiores fatores de risco para mortes evitáveis de idosos em todo o mundo. Por isso mesmo, a Dra. Fabiane preparou, juntamente com sua equipe, um guia para prevenção de quedas que foca não apenas na pessoa assistida, mas no ambiente onde vive.
Guia de prevenção de quedas em idosos: como viver em equilíbrio
Clique aqui para baixar o material completo.
Fisioterapia para idoso com dificuldade de andar: melhorando o sentar e levantar
A qualquer momento da semana, os exercícios a seguir (fisioterapia para idoso com dificuldade de andar) podem ser encaixados numa rotina a ser executada pelo cuidador, seja este um familiar ou profissional contratado, ajudando a manter a autonomia e diminuir a possibilidade de quedas.
Mais força nas pernas = menos idosos com dificuldade de andar e menos quedas.
Serão necessários:
- Um sofá ou outro assento de sua preferência (com a base estável);
- Um bastão (pode ser vassoura ou outro);
- Um peso;
- Duas caneleiras de 1kg;
- Discos coloridos (pode ser qualquer outro material como panos, lenços, ou o que preferir).
Faça a execução como no vídeo a seguir.
Alternativamente, a dinâmica do exercício pode ser alterada para a seguinte:
- Com o idoso no assento, espalhe os objetos na casa;
- Dê comandos de direita e esquerda ou cores, para o idoso se situar e pegar os objetos espalhados;
- Solicite sentar e levantar a cada vez que pegar um objeto.
São atividade muito funcionais, que incluem força, mobilidade, ajuste antecipatório e até um cardio!
Fisioterapia para idosos que não podem sair de casa
Gostou de saber mais sobre exercícios de fisioterapia para idoso com dificuldade de andar?
Então você vai gostar de conhecer a clínica 3id Prevenção e Reabilitação Geriátrica, que atende também em domicílio e pode ser contatada por:
Telefone: (61) 3349-7250
E-mail: clique para enviar
Endereço eletrônico (site): www.3id.com.br
Respostas de 7
A minha avó tá com dificuldade de se locomover
Qual vai ser tratamento na área da fisioterapia
Olá, muito obrigado por acompanhar o Blog da Acvida. As orientações que fazemos tem caráter geral, ou seja, não substituem uma avaliação personalizada de um profissional competente.
Olá, minha mãe caiu muitas vezes e com isso ela colocou na cabeça que não vai mais andar. Devido o tempo ela perdeu massa muscular e agora marcamos fisioterapia e com ajuda ela consegue ficar em pé. Mas se desespera quando falam q ela está em pé sozinha. Seria bom um psicólogo para ajudar ela? Pois acredito que seja mais emocional.
Sem dúvida um psicólogo será importante. Além dele, converse com seu fisioterapeuta sobre o uso do andador: trará mais segurança para ela, especialmente durante a reabilitação.
Minha mãe a 3 anos não anda , perdeu a perna do joelho pra baixo e nunca tentou andar será que ela com ajuda de fisioterapia consegue voltar ?
Onde consigo uma clínica especializada no RJ ?
Endereço por favor…
Olá, iremos entrar em contato com você pelo privado.
Tenho 85 anos e dificuldade em andar como também tenho falta de equilíbrio Sou de SP. Capital