É possível convencer o idoso resistente a aceitar um cuidador? Confira no Blogdocuidado.
Leia também:
Cuidados paliativos em idosos: 4 dúvidas comuns de familiares e cuidadores
Cuidados com a saúde mental dos idosos, cuidadores e seus familiares
Quanto custa uma cuidadora por dia? Leia se precisa contratar!
Conheça a Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos
Conteúdo
ToggleIdoso resistente ao cuidado
É comum que os familiares do paciente que precisa de assistência diária e cuidados especiais se queixem sobre como a pessoa é resistente aos cuidadores.
O cuidador de idosos é um profissional qualificado para lidar com essa resistência cotidiana, mas uma das maiores dificuldades é quando a família decide contratar e introduzir o cuidador “à força” na rotina do idoso.
Trazemos algumas dicas para superar o problema de forma mais tranquila, confira.
Tenha empatia e converse com o idoso
Se o idoso resistente for lúcido, vale a pena chamá-lo para uma conversa para pontuar os riscos a que ele(a) está submetido(a) na ausência de uma pessoa que possa ajudar em suas atividades de vida diária.
Utilize argumentos baseados nos benefícios do cuidador de idosos
Terror não é uma opção: nunca utilize afirmações aterrorizantes como “Você vai morrer se cair mais uma vez” ou “Quer ficar numa cama para o resto da vida?”
Respeite a opinião e a experiência do idoso resistente, e coloque-se no lugar dele(a) na hora de construir os argumentos de convencimento focando nos benefícios: “Você nunca mais vai ficar sozinho”, “Você terá alguém para conversar o tempo todo” e “Não perca mais nenhum evento com seus amigos”.
Procure profissionais qualificados e apresente o cuidador aos poucos
Apresentar o cuidador como sendo indicação de alguém de confiança do idoso, ou como um “primo distante”, pode ser alternativa para o idoso resistente com demência, em que argumentos racionais não funcionam.
Também é boa prática começar com cuidadores menos dias e horas na semana, e aumentar a medida que a família se sentir confortável com a presença do profissional.
DICA ACVIDA: Independentemente da qualidade da seleção, recomenda-se o uso de câmeras de vídeo para monitorar o cotidiano dos cuidados.
Esteja presente mas procure não interferir muito
A presença do cuidador de idosos não exime a família de participar, mas os familiares devem dar autonomia para o profissional executar suas atividades. Lembre-se: o cuidador trabalha como definido por um responsável direto, e a rotina deve ser cobrada formalmente através de recursos como o Diário do Cuidador de Idosos da Acvida.
O cuidado ao idoso resistente fica muito mais previsível (e sem tropeços como erros na oferta da medicação) com o diário.
O cuidador de idosos ajuda toda a família
Ter um braço amigo, a presença do cuidador de idosos, para ajudar no cotidiano é o que falta para muitas famílias curtirem a presença de seu ente querido, sem deixar que as tarefas do dia a dia seja um fardo pesado demais para se carregar.
A Acvida faz recrutamento e seleção segura de cuidadores de idosos, oferece profissionais terceirizados, ou mesmo acompanha o cotidiano de seus clientes que já tenham cuidadores particulares para garantir sua missão: trazer CONFORTO E SEGURANÇA PARA A FAMÍLIA: confira.
Uma resposta
Gostei muito das informações
Trabalho como cuidadora há 20 anos